Central de Vendas de Whatsapp: como montar e organizar sua central.

central de vendas com whatsapp

Central de Vendas de Whatsapp: como montar e organizar sua central.

Nesse artigo você irá conhecer algumas dicas valiosas sobre o gerenciamento de uma central de vendas de whatsapp e como montar e organizar sua central e sua equipe de vendas.

Com o advento de diversos canais de comunicação, e um crescimento vertiginoso durante o isolamento social , várias empresas foram obrigadas a migrar sua equipe ou suas equipe de vendas para o digital.

Essa migração trouxe diversos desafios para as empresas. Sejam elas pequenas, médias ou grandes. O tão falado canal único de comunicação ou omnichannel  as vezes deixa de se uma facilidade para ser um tormento e de difícil gerenciamento.

Nesse contexto , o Meets se encaixou como uma luva em muitas empresas que estavam a procura de uma ferramenta que pudesse atender a essa demanda nesse novo normal.

Como filosofia acompanhamos de perto nosso clientes que estão em processo de implantação. Para nós é de extrema importância esse acompanhamento. Afinal o sucesso seu é nosso sucesso.

Esse acompanhamento nos permitiu identificar várias situações que são cruciais para que sua central de vendas de whatsapp seja a mais eficiente e possa gerar mais resultados para sua empresa.

Esses detalhes foram incorporados a nossa solução de CRM que hoje temos .

Antes de falar dessas situações é preciso entender como suas leads/clientes chegam e como são conduzidas pelas diversas soluções.

A grande maioria das soluções de central de atendimento via whatsapp ou central de vendas de whatsapp estão baseadas em uma solução de registro e acompanhamento das mensagens sem foco específico na geração e acompanhamento da oportunidade gerada.

Esse é um detalhe muitas vezes esquecidos por quem escolhe uma dessa soluções.

E qual a razão disso?

As centrais de atendimento e vendas de whatsapp foram criadas com foco na gestão de mensagens e não na gestão da oportunidade.

No nosso caso já tínhamos uma solução de CRM que já atendia uma base de clientes com eficiência dentro de um modelo ágil e de fácil compreensão.

A evolução do próprio sistema foi se tornar um hub de leads para nossos clientes. De onde lá você pode ter a visão 360 graus de todas as suas leads e não apenas do Whatsapp.

Essa evolução trouxe nos últimos anos várias integrações e conexões com diversos canais de entradas de leads.

E nesse sentido a integração com o Whatsapp era o caminho natural que devíamos seguir. Não apenas por ser a maior ferramenta de comunicação atualmente no Brasil, mas porque nossa filosofia sempre foi e será o de estar aberto a novas possibilidades de gerar negócios para nossos clientes.

Com foco nisso o Meets evoluiu de apenas um CRM inteligente para uma central de  leads (hub de leads) moderna e ágil.

Hoje podemos dizer que somos o primeiro CRM do mercado que tem uma central de vendas de whatsapp já integrado dentro dele.

E isso faz toda a diferença na sua gestão de leads.

Agora imagine a seguinte situação:

Você hoje tem 10 números de whatsapp descentralizados e com pessoas diferentes.

Procura no mercado e decide implantar uma central de vendas. Existem mais de 50 empresas que  oferecem este serviço hoje na internet.

Seus números hipoteticamente são os seguintes:

10 números/vendedores

15 novos contatos por dia por vendedor

4500 novos contatos mês e 54.000 ano .


A pergunta então é :


Como gerir e acompanhar essa  quantidade de informações de forma organizada e consistente ao longo do tempo?

O que  eu sinceramente posso lhe dizer é que você deve utilizar um CRM. Mas como acoplar sua central de vendas de whatsapp ou atendimento de whatsapp a um CRM?

Essa solução hoje quando escrevo esse artigo é possível apenas com o Meets CRM e o Meetszap a solução de integração nossa.

Muitas ferramentas tentaram adicionar um CRM dentro da central de vendas de whatsapp, mas é muito diferente de você ter um CRM como essência e ter uma central de vendas de whatsapp . 

É algo  como se fosse construir sua casa começando pelo telhado.

Agora  que você compreendeu a diferença das soluções vamos para algumas situações bem específicas que gostaria de abordar.

Quando você tem uma equipe de vendas é muito difícil ter um padrão de  vendas organizado se você não tiver um fluxo bem definido.

Isso pode acontecer com pequenas empresas com apenas 2 vendedores e imagine com uma empresa com 10 , 15 e 20 vendedores.

Cada vendedor estabelece seu fluxo e seu ritmo. Como você consegue medir  o desempenho deles no final de cada período?

No Meets você consegue fazer isso.

Você trabalha com metas de vendas ? E metas de atendimento? E metas de conversão?

Essa metas são individuais? Por equipe? Por filial?

 Isso não é problema para o Meets. Você consegue estabelecer um fluxo de trabalho, funil de vendas e funil de atendimento e acompanhar de sua equipe de vendas o desempenho por produto e por período.

Depois que sua lead entra na central de vendas de whatsapp e sua equipe de vendas faz o atendimento, a oportunidade é criada. 

Admitamos que esse potencial cliente/lead não deverá comprar de imediato. O que fazer?

Dentro do Meets você poderá inserir esse potencial cliente dentro de um funil de vendas ou funil de recuperação de cliente e fazer o acompanhamento dele durante um período que você acredite ser necessário.

Após esse período de acompanhamento todo o histórico desse cliente estará disponível para você.

Inclusive você poderá enviar um e-mail, ou mesmo ligar ou enviar um sms de dentro do Meets.

Ou seja sua equipe de vendas poderá utilizar não apenas o whatsapp pela central de vendas de whatsapp , mas poderá enviar um email já com o modelo de proposta organizada de dentro do sistema ou mandar pelo whatsapp e cópia por email.

Alguns pontos importantes que sugerimos no dia a dia de seu negócio e que é importante você estar atento:

  • Verifique a necessidade ou não de implantar um pré atendimento via bot ( robô) se isso for necessário consulte nossa equipe que temos essa solução também. Isso pode agilizar mas também pode afastar seus clientes.
  • A distribuição de leads de forma automática é algo que temos dentro do Meets, mas avalie a necessidade de utilizar. Sugerimos que antes de implantar faça o teste sem a distribuição automática de leads
  • Utilize os funis com as múltiplas possibilidades de atividades.Utilize mais de 01 funil se desejar. 
  • Estabeleça metas atingíveis de atendimento, vendas e conversão
  • Monte um fluxo de vendas antes e verifique a cada 15 dias se está indo bem esse fluxo. Ajuste se necessário.
  • Organize as tags/status antes de começar. No Meets é muito fácil você selecionar e pesquisar por tags. Isso irá te ajudar muito no seu trabalho.

E agora ? Pronto para implantar sua central de vendas de whatsapp ?

Comece usando a conta teste por 15 dias e solicite junto a nossa equipe uma demonstração e liberação de sua integração com o Whatsapp.

Não esqueça de integrar na sua central com o Messenger e outras ferramentas que o Meets já se conecta.

 Afinal dentro do Meets você irá perceber que poderá manter sua estrutura de vendas organizada em tempo real e vender por diversos canais e não somente pelo whatsapp. 

Qualquer dúvida que você tenha em montar sua central de vendas de whatsapp fale com nossa equipe que está preparada para poder te atender no que você precisar. Nos envie uma mensagem por aqui que te responderemos

Tavares

Tavares

Deixe seu comentário

Posts Recentes

Sobre nós

O Meets foi concebido para tornar as coisas simples e práticas. Ao permitir que você visualize todo o seu processo de vendas acompanhando as atividades certas a serem realizadas.

Siga-nos

Vídeo Tutorial

Comece com conta GRATUITA!

Nenhum cartão de crédito é necessário.
Ao clicar em “Cadastre-se”, você concorda com a nossa Política de Privacidade