Como construir um plano de vendas ainda para 2020?
Quer ter um ano proveitoso e alcançar suas metas de crescimento? Um plano de vendas pode ser o que você precisa para esse momento pós-Covid.
Toda empresa que se preze está pensando em como construir um plano de vendas para esse momento pós-pandemia.
Afinal, os indicadores já mostram sinais de que alguns dos problemas econômicos enfrentados pelo nosso país e que irão ficar críticos nos próximos meses.
E isso pode ser um ótimo incentivo para o ano pensando em crescimento, deixando tempos de dificuldade para trás.
Mas, o que é preciso fazer para levar nosso negócio ao crescimento e fazer de 2020 um ano não perdido e um ano produtivo?
Embora um bom produto seja essencial para qualquer negócio, um plano de marketing e vendas claro é vital para o crescimento e estabilização de seu negócio.
No momento atual isso é de máxima importância.
Anúncios, mídias sociais, divulgação em massa, divulgação em eventos e outras iniciativas podem até parecer algo útil.
Mas, o que será que isso realmente significa?
Como é possível efetivamente escalar canais de vendas para ajudar o seu negócio a chegar ao crescimento?
Pensando em todas as dúvidas que o final do ciclo de Covid traz ao empresário e gestor comercial, selecionamos algumas dicas e ferramentas para ajudar você a criar um plano de vendas para expandir seus negócios.
#1. Pesquise seus clientes
É impossível construir um plano de marketing e vendas se você não sabe para quem está vendendo.
Embora seja um componente básico de sua estratégia de marketing, muitas organizações não conseguem, de maneira efetiva, definir o seu público-alvo.
Muitas estratégias de vendas de negócios resumem-se em vender tudo para todos.
Como diz um velho ditado, quem vende para qualquer um, não vende para ninguém.
Utilize sua base atual de clientes para conhecer um pouco mais sobre quem são seus potenciais clientes e saiba mais sobre seus hábitos e comportamentos.
Certifique-se de saber definir quem é o seu cliente ideal e depois pesquisar mais sobre ele.
Qual é o tamanho do seu mercado? Quais ferramentas eles usam?
Essas respostas irão ajudar você a entender quais tipos de canais de vendas você pode utilizar para, efetivamente, alcançar os resultados esperados.
#2. Pense em plataformas cruzadas
Uma estratégia de marketing e vendas forte é diversificada.
Isso significa que um plano de marketing não pode ser focado apenas em 1 plataforma.
Sejam anúncios no Google AdWords, panfletagem porta-a-porta, mídias sociais, ou participação em eventos de networking, focar em apenas uma iniciativa pode ser prejudicial.
Você precisa fazer uma lista de canais e iniciativas que permitam ampliar seu alcance para poder atingir os potenciais clientes que espera, e ter sucesso nas vendas.
Nesse momento de pós-Covid, os canais de WhatsApp e atendimento ao público são algo realmente diferenciado para qualquer empresa.
Isso permite que você não apenas teste uma variedade de estratégias e canais, aprendendo o máximo possível, mas também diminui o risco de algo falhar.
Sendo assim, pense em todas as plataformas disponíveis e estabeleça planos que alavanquem uma variedade de canais de divulgação, como anúncios, conferências, divulgação direta e muito mais.
#3. Conheça seus objetivos
Assim como é essencial definir o seu cliente, também é imperativo definir o resultado ideal para o seu plano de marketing e vendas.
Para quem não sabe aonde ir, todos os caminhos levam ao mesmo lugar.
Por isso, saber o que você espera de cada canal de marketing, bem como saber como lidar com leads gerados por plataformas diferentes, é essencial.
Os objetivos podem variar entre as organizações e as etapas de cada empresa e podem levar a caminhos distintos.
Por exemplo, um plano focado no crescimento ou apenas na aquisição de clientes é muito diferente de um focado em testar custos de aquisição em canais.
Você precisa saber qual é o objetivo do seu plano, para conseguir mensurar os objetivos alcançados por todas as suas ações.
Só assim você vai conseguir determinar o sucesso de cada atividade realizada pela sua empresa.
#4. Defina metas
Além de seus objetivos iniciais, certifique-se de definir metas claras baseadas em dados para cada canal ou segmento dentro do seu plano de marketing e vendas. Isso irá fazer seu negócio chegar mais rapidamente ao mercado.
Esses objetivos ou estimativas devem incluir custos e resultados.
Se, por exemplo, você estiver definindo seus planos para anúncios, obtenha dados detalhados e avalie seu orçamento, bem como o custo de conversão esperado para um novo cliente.
Ter metas de orçamento, resultado, alcance, leads, prospects e outros indicadores irão ajudar você a identificar e investir nos canais que permitem um resultado ainda mais qualificado para o seu negócio.
Isso vai ajudar você a planejar o futuro e também entender se já tem sucesso, ou não.
Com efeito, no Meets você consegue definir metas individuais, por equipe, por unidade de negócio, enfim, como você desejar.
#5. Defina indicadores financeiros
Além dos alvos, você também pode definir indicadores financeiros que permitam saber quando optar por determinado canal.
Afinal, você precisa entender, principalmente, quanto cada cliente custou para a sua empresa.
Sabendo disso, pode saber quanto tempo consegue recuperar esse investimento, ou qual é o ciclo de vida necessário de uma relação comercial para ela começar a dar lucro para a sua empresa.
O que você precisa, obviamente, é encontrar o canal com maior retorno sobre investimento, uma vez que ele irá entregar a você os melhores resultados.
Se você estiver testando uma variedade de canais de marketing, você pode notar que, uma vez que seu custo de aquisição de clientes (no Google AdWords, por exemplo) está baixo, você pode investir mais nesse canal.
#6. Avalie constantemente
No final do dia, você identificou seus clientes e construiu um plano baseado em dados para alcançá-lo em vários canais.
Você não pode se tornar complacente. Clientes e mercados (como quase tudo na vida) mudam.
Como resultado, reconheça que seu plano de marketing e vendas não é imutável e esteja disposto a se adaptar a qualquer alteração e atualizá-lo sem aviso prévio.
#7. Utilize múltiplos canais
Atualmente, seus Leads chegam através de diversas fontes de tráfego.
Uma pergunta que sempre faço aos nossos clientes:
Você sabe exatamente quantos leads chegam por dia no seu negócio?
Se você não puder saber exatamente, existe uma falha no seu sistema de gestão de leads.
Atualmente, seus leads chegam de diversas fontes, sejam elas:
- WhatsApp;
- Site;
- Mídias sociais;
- Ligações;
- Da sua própria base; e
- Outras.
As oportunidades de negócios são decorrentes do foco e da atenção que você ou sua equipe de vendas irá dar a esses potenciais clientes.
No Meets temos uma meta diária de captação de leads e conversão. Isso nos dá um norte de como estamos indo. Temos a possibilidade de enxergar no nosso painel em tempo real quantos leads entram por dia, por mês, por ano.
Com isso, conseguimos classificar e distribuir esses leads para nossa equipe de vendas.
Atualmente recebemos cerca de 30% através do chat em nossas páginas e blog, outros 30% chegam através do WhatsApp e mídias sociais. O restante vem através de landing pages ou cadastro no site.
Ou seja, temos os canais de vendas bem equilibrados. Mas o que isso quer dizer?
Neste outro artigo, falo mais sobre isso.
Dependendo do seu tipo de negócio, você enfrentará o mesmo desafio que temos ou provavelmente irá ser muito mais dependente do WhatsApp que outros negócios.
Hoje o Meets oferece uma solução onde é possível você receber diretamente dentro do seu painel as mensagens de WhatsApp, do seu chat ou do Messenger do Facebook.
Você pode preencher aqui se tiver interesse que manteremos contato
Assim, essa central de mensagens possibilita que você possa ter vários atendimentos de forma organizada, mantendo em um só lugar não somente o atendimento, mas toda a conversa e histórico de vendas desse determinado cliente.
Entendemos que hoje é fundamental você ter tudo centralizado e organizado, inclusive com um funil organizado para que sua equipe de vendas e atendimento possam funcionar adequadamente.
Se você está buscando algo neste sentido, não deixe de utilizar o Meets CRM. Nossa visão de negócios tem ajudado muitas empresas nesse momento.
Esteja preparado para colocar o seu plano de vendas para rodar
Se você quer iniciar agora com novos resultados, vai precisar iniciar também com uma nova mentalidade.
Organizar um plano de vendas é uma oportunidade de preparar o terreno agora, para iniciar as atividades em pleno crescimento.
Saber o que é preciso para aumentar suas vendas é o primeiro passo para uma rotina produtiva de vendas.
Para isso, dominar os canais de marketing, conhecer o seu cliente, sua capacidade de investimento e acompanhar tudo de perto é essencial.
Com essas dicas, você terá um plano de marketing e vendas para começar, e novas metas poderão ser atingidas.
Feito isso, tudo que você tem que fazer é colocar o seu plano de vendas em prática e colher novos resultados.
Mãos à obra. Vamos lá?
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