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Rotina de vendas: 15 dicas para criar a sua

Rotina de vendas: 15 dicas para criar a sua


Se você a sua empresa não tem processos organizados e não consegue otimizar o trabalho dos vendedores, está na hora de pensar em criar uma rotina de vendas para que possa gerenciar suas atividades com eficiência e possa planejar de forma mais assertiva.

Afinal, mesmo que você tenha o suporte de sistemas de automação de vendas e já empregue técnicas de vendas em suas negociações, isso não é o suficiente caso você não seja capaz de organizar tarefas, contatos e otimizar como você mesmo executa os processos de vendas.

Para ajudá-lo, nesse artigo apresentamos as principais dicas para que você tenha uma excelente rotina de vendas em sua empresa e consiga, na prática, melhorar os resultados de sua equipe de vendas.

1. Estruture seu funil de vendas

O primeiro passo para que você tenha uma rotina de vendas bem estruturada é organizar o funil de vendas e delimitar cada etapa de seus processos.

Um funil de vendas existe para que você possa qualificar prospects e leads e determinar exatamente quais ações devem ser tomadas para que possa levá-los do topo do funil – relacionado à prospecção e reconhecimento do problema – ao fundo do funil – onde poderá concretizar uma venda.

Para que possa construir um funil de vendas, você deve primeiramente mapear a jornada do cliente. Coloque-se no lugar de seus consumidores e identifique exatamente o que eles precisam fazer desde o primeiro contato até a compra e como serão abordados no pós-venda.

A partir do mapeamento, crie então etapas e objetivos que sua equipe de vendas deve seguir e atingir. Essas etapas servem como um roteiro que seus próprios vendedores podem usar para guiar clientes até a concretização da venda.

Além do funil de vendas, crie também um funil de marketing e um funil de customer success para que possa otimizar sua captação de prospects e leads e também a sua retenção de clientes.

2. Crie metas individuais e para equipes

Trabalhar com metas claras e realistas é realmente importante, pois ajudam a oferecer uma visão clara de quais são os objetivos que a empresa deseja alcançar dentro de determinado período de tempo.

Para melhorar a produtividade de sua equipe, crie tanto metas coletivas quanto individuais. Isso permite que cada vendedor consiga visualizar claramente como seu trabalho impacta os resultados da equipe como um todo e faz com que a equipe se motive a seguir a rotina de vendas para que possam cumprir todas as metas.

Mas lembre-se, como mencionado anteriormente, é importante que suas metas façam sentido e sejam, de fato, alcançáveis por sua equipe. Além disso, a sua empresa deve estar pronta para oferecer suporte para que a equipe de vendas possa atingi-las.

3. Otimize seu ambiente de trabalho

Não há como sua equipe se manter organizada e seguir uma rotina de vendas se a sua empresa não oferece um ambiente de trabalho saudável e um clima organizacional positivo.

Como você sabe, profissionais motivados geram resultados significativamente melhores que colaboradores desmotivados e, a maior parte dos aspectos relacionados à motivação das equipes de vendas são de responsabilidade da empresa e seus gestores.

Além de metas realistas e claras, certifique-se também de empregar ações direcionadas à potencializar a produtividade e motivar seus vendedores, como:

  • Gerencie conflitos de forma construtiva;
  • Peça feedback dos colaboradores;
  • Reconheça o sucesso das equipes e de indivíduos;
  • Não sobrecarregue seus vendedores;

E claro, coloque uma atenção especial à integração de novos colaboradores às suas equipes para que os mesmos consigam começar a gerar resultados no menor intervalo de tempo possível.

4. Potencialize o trabalho de seus vendedores

Garantir que suas equipes de vendas tenham acesso aos recursos e ferramentas necessários para empenhar suas atividades de forma eficiente é crucial para que possam se manter na rotina de vendas estabelecida para a sua empresa.

Para isso, invista em:

  • Ferramentas de comunicação interna profissionais – não fique preso ao WhatsApp;
  • Garantir acesso à informação e facilitar o acesso aos dados relevantes para o desempenho das atividades dos vendedores;
  • Centralizar informações de clientes e facilitar o acompanhamento de atividades através de um CRM;
  • Usar soluções de automação em vendas para automatizar atividades repetitivas e permitir que vendedores foquem no que é importante para dar andamento às negociações.

Para entender a importância de usar soluções projetadas para melhorar o desempenho de seus colaboradores, basta comparar a eficiência de um vendedor que deve realizar operações manuais e acompanhar seus resultados no Excel à um vendedor que pode rastrear todas as suas comunicações em um funil de vendas bem estruturado em um CRM profissional, como o Meets, por exemplo.

5. Faça treinamentos de vendas

Oferecer capacitação para seus colaboradores é uma das melhores formas de potencializar seus resultados sem que seja necessário pensar em contratar mais ou substituir quem já faz parte da empresa.

Não há como esperar que a sua equipe se adapte à grandes alterações de processos internos ou que estejam prontos para usar novas ferramentas e recursos sem oferecer um treinamento focado em como direcionar todos os esforços e soluções disponíveis para vender mais.

Ofereça um treinamento de vendas sempre que:

  • Implementar novas políticas organizacionais que afetam o trabalho os vendedores;
  • Precisar se preparar para eventos ou datas comemorativas que envolvem um maior fluxo de clientes;
  • Contratar novos funcionários;
  • Alterar processos de vendas ou empregar novas ferramentas ou sistemas;

Dessa forma, poderá agilizar o período de adaptação às mudanças e mitigar o impacto das mesmas em seus resultados.

Disciplina é a palavra chave para que uma rotina de vendas seja seguida por todos os integrantes de sua equipe e, para que esse objetivo seja atingido, é necessário investir em treinamento e capacitação.

6. Otimize seus canais de comunicação

Não há como criar uma rotina de vendas eficiente sem levar em consideração quais canais de comunicação você já usa para conectar-se à clientes, entregar campanhas de marketing e realizar acompanhamentos.

Afinal, o atendimento ao cliente é um dos pilares de vendas e, para que seus próprios consumidores fiquem satisfeitos, será necessário investir em otimizar os canais de atendimento disponibilizados por seu negócio para que possa melhorar seu tempo de resposta, fazer pesquisas de satisfação e trabalhar para fidelizar clientes.

Se hoje você só atende clientes no ambiente físico, por e-mail e telefone, pode estar perdendo oportunidades disponíveis por exemplo nas redes sociais, ou até mesmo por oferecer um chat online diretamente no site da sua empresa, com vendedores disponíveis para fechar negócios online de dentro da sua página.

7. Defina suas ações de pós-venda

Para que possa fidelizar clientes e melhorar a sua retenção, é necessário investir no acompanhamento e certificar-se que ações de Follow Up façam parte da rotina de vendas de suas equipes.

Uma venda não acaba no momento que o pedido for fechado e, por isso, é importante estabelecer etapas e atividades relacionadas em atingir o sucesso do cliente, ou seja, certificar-se que a experiência de compra do cliente seja completa e que ele realmente está satisfeito com o produto ou serviço adquirido.

Além disso, especialmente para empresas B2B (Business to Business) e que oferecem SaaS (Software as a Service), certifique-se que seus clientes estão realmente sabendo usar todos os recursos e funcionalidades disponíveis em suas soluções ou produtos e faça um acompanhamento mais próximo para mostrar como seus produtos, serviços ou sistemas estão impactando os resultados dos clientes.

8. Incorpore o marketing à sua rotina de vendas

Sua equipe de marketing e vendas devem trabalhar em conjunto para que possam atingir os resultados esperados. Portanto, sempre que investir em ações de marketing, certifique-se que a equipe de vendas está preparada para incorporá-la à rotina de vendas.

Seja através de promoções, parcerias, eventos ou outros métodos de divulgar sua marca e produtos, é importante certificar-se que sua equipe está pronta para atender qualquer aumento na demanda e esteja ciente de todos os fatores relacionados às promoções e campanhas de marketing ativas a todo momento.

Caso contrário, vendedores podem ser pegos de surpresa e precisarão abandonar a rotina de vendas para se adaptar às ações de marketing.

Dica bônus: Gerencie as atividades da equipe de vendas com um CRM e otimize sua rotina de vendas

Por fim, não se esqueça que, com um sistema de CRM, você pode facilmente gerenciar todas as atividades de sua equipe de vendas, criar um funil de vendas com etapas bem definidas, rastrear os contatos com clientes e centralizar seu processo de vendas para que sua equipe tenha uma referência clara de como deve seguir a rotina de vendas.

Dessa forma, recomendamos que considere experimentar o Meets e conhecer todos os recursos projetados para otimizar o desempenho de seus vendedores e facilitar o acompanhamento de métricas e resultados através de relatórios detalhados.

Economize tempo ao não precisar fazer tudo manualmente através de planilhas de Excel ou em diferentes plataformas. Ao invés disso, centralize as informações e gerencie o relacionamento com os clientes de forma disciplinada, agende contatos, defina quais são as próximas etapas de uma negociação e não perca mais clientes.

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