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10 Dicas para aumentar suas vendas

Independente de seu nicho ou área de atuação, aumentar suas vendas tende a ser um dos objetivos primários de empresas que atuam através de quaisquer canais de vendas, como no varejo,indústria e serviços vendendo na internet, entre outros.

Seja para começar a atingir suas metas ou para impulsionar o crescimento de seu negócio, é sempre bom rever conceitos e práticas que podem impactar significativamente suas chances de gerar mais oportunidade se fechar mais negócios.

Para ajudá-lo a atingir seus objetivos, confira algumas de nossas principais dicas para aumentar suas vendas.

1. Aprenda tudo sobre o comportamento de seu público

O primeiro passo para aumentar suas vendas é certificar-se que seu negócio como um todo, ou seja, produtos, serviços, campanhas de marketing, canais de vendas e atendimento são compatíveis com os hábitos e padrões comportamentais de seu público-alvo.

Para exemplificar, se o seu público tem um engajamento muito maior com marcas através do Instagram, pode não fazer sentido investir muito em anúncios no Facebook. Claro, este é apenas uma exemplo superficial sobre como é importante entender o que o seu cliente faz, qual tipo de mídia ele consome, qual tipo de mídia ele não têm potencial de engajar, etc.

Nesse sentido você pode usar o Facebook lead ads ou o Instagram Lead Ads integrado ao Meets para qualificar e gerar oportunidades. 

Portanto, se ainda não o fez, está na hora de definir a buyer persona de seu negócio e alinhar suas ações com as preferências dos clientes.

Inclusive, não deixe de estudar seus concorrentes para entender como e porquê eles vendem mais que você, independentemente de qual é o canal de vendas em questão.

2. Comece a gerenciar seu relacionamento com clientes

Organizar seus processos e gerenciar o relacionamento com clientes de forma eficiente é essencial para aumentar suas vendas. / Freepik.com

Outro fator muito importante e que irá ajudá-lo a aumentar suas vendas é organizar seus processos de vendas e começar a gerenciar o relacionamento com cliente de forma eficiente.

Se hoje você usa uma planilha de Excel para acompanhar os estados de uma negociação, como “orçamento enviado”, “cobrar retorno do cliente”, entre outros exemplos, é importante reconhecer que já existem ferramentas que podem estruturar tudo isso e ajudá-lo a garantir que nunca mais esquecerá de entrar em contato com um cliente ou fazer um acompanhamento.

Um sistema de CRM (Customer Relationship Management, ou gestão de relacionamento com o cliente) é projetado para melhorar o desempenho de sua equipe de vendas e, diferente do que muitos pensam, não é “caro”.

A Meets Tecnologia, por exemplo, oferece um plano completamente gratuito que já te permite acompanhar até 100 oportunidades de clientes e cadastrar 1000 clientes de forma organizada e segmentada em sua base.

Lembre-se que muitas vezes, menos é mais. O foco faz toda a diferença.

3. Construa um funil de vendas

Agora que já falamos sobre a importância de ter processos organizados e como isso pode impactar não apenas suas chances de vendas, mas também a percepção do consumidor em relação ao profissionalismo e seriedade de seu negócio, podemos abranger o funil de vendas.

O funil de vendas é um modelo estratégico que divide as etapas da jornada do cliente desde o primeiro ponto de contato, enquanto ele ainda é denominado apenas um prospect até uma ação que o cadastra como um lead em sua base e, finalmente, o fechamento de uma negociação, que o transforma em um cliente.

Este modelo é dividido em três grandes etapas, onde se deve empregar diferentes estratégias para cada uma delas. Recomendamos que leia nosso artigo que abrange o funil de vendas à fundo.

Como o CRM otimiza seu funil de vendas

Este modelo estratégico é extremamente útil pois te ajuda a qualificar leads e identificá-los em relação às etapas de seus processos de vendas, além de também poder ser acompanhado a partir de um sistema de CRM.

4. Personalize a venda

Vender de forma personalizada faz toda a diferença e é um fator que certamente você deve começar a empregar para aumentar suas vendas.

Nenhum cliente quer se sentir como apenas “mais um” ao conversar com sua equipe de vendas ou acessar a página de seu e-commerce, por exemplo. Portanto, durante uma conversa – certifique-se de avaliar as necessidades, desafios, dores e preferências de cada consumidor, individualmente.

Apenas dessa forma será possível apresentar ofertas, condições e propostas compatíveis com a situação do cliente – o que, consequentemente, aumenta as chances de ele se interessar e querer fechar negócio.

5. Considere aplicar o SPIN Selling

Uma excelente forma de aprender como personalizar a venda é lendo o livro SPIN Selling de Neil Rackham.

Essencialmente, esta metodologia de vendas te ensina a importância de fazer perguntas que ajudam a reconhecer a situação do consumidor e obter informações críticas para que você possa incorporar as dores e desafios de cada cliente na apresentação do produto.

No caso, a ideia não é falar sobre as características técnicas ou especificações do produto ou serviço oferecido, mas sim encontrar formas de alinhá-las à um sentimento do cliente.

Para exemplificar, ao invés de você falar apenas que o smartphone que está oferecendo tem um processador Snapdragon 855 e torcer que o cliente saiba o que isso significa, informe também que este é um processador de última geração, mais veloz e capaz de fazer com que o smartphone consiga executar sem dificuldades aplicativos mais pesados, como jogos (caso isso seja do interesse do cliente).

E claro, além do livro SPIN Selling, não deixe de conferir nossa lista de livros e filmes que todo vendedor deve ler ou assistir para refinar suas habilidades e se inspirar!

6. Empregue técnicas de vendas

Pode parecer óbvio, mas se o objetivo é aumentar suas vendas, você certamente vai querer conhecer algumas técnicas de vendas e atendimento que pode empregar para impulsionar seus resultados.

Para isso, recomendamos que confira na íntegra nosso material que apresenta as principais técnicas e estratégias, como é o caso por exemplo do Upsell e Cross Sell.

O Upsell é uma técnica que tem como objetivo aumentar o valor de seu ticket médio. Ele consiste na apresentação de produtos e alternativas mais caras que aquilo já escolhido pelo cliente.

Porém, é imperativo que qualquer sugestão consiga cobrir todos os requisitos e funcionalidades que o cliente já encontrou em uma solução mais barata, além de apresentar novos benefícios que justificam seu maior preço.

Por outro lado, o Cross Sell é uma estratégia de venda-cruzada que envolve a oferta e apresentação de produtos que sejam diretamente compatíveis com a escolha inicial do consumidor – de forma que possam incrementar a compra ou experiência de uso.

Empresas que fazem cross sell frequentemente bonificam o valor do “pacote” ou “combo” para chamar atenção do cliente e se destacar das propostas oferecidas pela concorrência.

pacotes combo de vendas meets

7. Invista no marketing digital

Independentemente de você utilizar ou não canais de vendas digitais, no mercado de hoje, para aumentar suas vendas em 2020 é muito importante investir em estratégias de marketing digital.

Não fique preso à fazer anúncios apenas em rádios locais, outdoor, panfletos ou mesmo na televisão! Por mais que o consumidor brasileiro ainda acompanhem essas mídias, as redes sociais e canais digitais já fazem parte do seu dia a dia.

Muitos segmentos já usam fortemente  o marketing digital. Mesmo os mais tradicionais já incorporaram as estratégias dentro do seu planejamento. Indústrias, comércio e serviços. Até igrejas já usam diversas estratégias para conseguir e fidelizar mais fiéis.

De acordo com dados apresentados pela Conversion, em 2017, o Google realizou uma pesquisa no mercado nacional que gerou resultados realmente impressionantes: a cada R$ 1,00 (um real) investido em campanhas no Google Ads, o anunciante recebia um retorno de R$ 3,40 a R$ 8,00.

Mas claro, o marketing digital não envolve apenas ações anúncios. Você também deve considerar investir em canais e ações como:

  • E-mail marketing;
  • SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca);
  • Estratégia de marketing de conteúdo (blog, vídeos, conteúdos para seu público);

Entre outras diversas formas de trabalhar o Outbound e Inbound em sua empresa.

8. Você precisa estar no mobile

Outro ponto importantíssimo para que possa aumentar suas vendas em 2020 é imediatamente aderir aos dispositivos móveis (smartphones, tablets, etc) e oferecer canais de atendimento para conversar com seus leads e clientes.

Hoje, é importantíssimo oferecer conveniência e ser capaz de conversar com seus clientes o mais rápido possível, de onde eles estiverem e sem que seja necessário impor custos com ligações.

É exatamente por isso que várias empresas já oferecem chats online profissionais em suas páginas ou lojas virtuais integrados à aplicativos para smartphones, assim como atendem através de apps de mensagens e redes sociais, como o Facebook Messenger, WhatsApp, entre outros.

Se você ainda não conversa com seus clientes em tempo-real através do mobile, certamente está perdendo oportunidades para negócios que estão à frente da sua marca.

9. Faça pesquisas de satisfação

aumentar suas vendas
Se você teve dificuldades em 2019, investir em pesquisas de satisfação pode ser a chave para aumentar suas vendas e melhorar a experiência do cliente. / Freepik.com

Se você não conseguiu bater suas metas em 2019 ou pelo menos teve dificuldades, pode ser a hora de enviar pesquisas de satisfação e solicitar feedback direto de sua base de clientes para identificar o que eles acharam de sua experiência de compra.

Afinal, quem melhor que seus próprios consumidores para relatar e apontar pontos positivos e negativos de seu negócio?

10. Faça pós-venda

Por fim, obviamente não poderíamos deixar de falar do pós-venda. Se você quiser fidelizar e reter clientes em seu negócio, não pode abandoná-los assim que uma negociação for fechada.

Portanto, invista em estratégia e ações de pós-venda que possam ajudá-lo a trazer o cliente de volta para compras futuras. Agende acompanhamentos para lembrar clientes sobre seu programa de fidelidade, entrar em contato para enviar uma avaliação de NPS ou apresentar novas categorias, produtos ou funcionalidades disponíveis, por exemplo.

Esperamos que estas dicas consigam ajudá-lo a aumentar suas vendas, atingir suas metas e impulsionar resultados em 2020. E claro, lembre-se de organizar seus processos e gerenciar o relacionamento utilizando um sistema de CRM profissional e gratuito, como é o caso do Meets.

Se você tem alguma sugestão de pauta ou dúvidas, entre em contato conosco pelo chat e-mail ou qualquer outro canal.

Se você quer saber quais os melhores chats para você implantar na sua estratégia de vendas, não deixa de conferir nosso artigo aqui.

O Meets é o primeiro sistema de CRM integrado a uma central de atendimento omnichannel com chatbot + IA.

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