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Central de Vendas de WhatsApp: como montar e organizar sua central

Nesse artigo, você irá conhecer algumas dicas valiosas sobre o gerenciamento de uma central de vendas de WhatsApp e como montar e organizar sua central e sua equipe de vendas.

Com o advento de diversos canais de comunicação, e um crescimento vertiginoso durante o isolamento social, várias empresas foram obrigadas a migrar sua equipe ou suas equipes de vendas para o digital.

Essa migração trouxe diversos desafios para as empresas. Sejam elas pequenas, médias ou grandes. O tão falado canal único de comunicação ou omnichannel às vezes deixa de ser uma facilidade para ser um tormento e de difícil gerenciamento.

Nesse contexto, o Meets se encaixou como uma luva em muitas empresas que estavam à procura de uma ferramenta que pudesse atender a essa demanda nesse novo padrão.

Como filosofia, acompanhamos de perto nosso cliente em processo de implantação. Para nós, é de extrema importância esse acompanhamento. Afinal, o sucesso seu é nosso sucesso.

Esse acompanhamento nos permitiu identificar várias situações cruciais para que sua central de vendas de WhatsApp seja a mais eficiente e possa gerar mais resultados para sua empresa.

Esses detalhes foram incorporados à nossa solução de CRM que hoje temos.

Antes de falar dessas situações é preciso entender como seus leads/clientes chegam e como são conduzidas pelas diversas soluções.

A grande maioria das soluções de central de atendimento via WhatsApp ou central de vendas de WhatsApp estão baseadas em uma solução de registro e acompanhamento das mensagens sem foco específico na geração e acompanhamento da oportunidade gerada.

Esse é um detalhe muitas vezes esquecido por quem escolhe uma dessa solução.

E qual a razão disso?

As centrais de atendimento e vendas de WhatsApp foram criadas com foco na gestão de mensagens e não na gestão da oportunidade.

No nosso caso, já tínhamos uma solução de CRM que já atendia uma base de clientes com eficiência dentro de um modelo ágil e de fácil compreensão.

A evolução do próprio sistema foi se tornar um hub de leads para nossos clientes. De onde lá você pode ter a visão 360 graus de todos os seus leads e não somente do WhatsApp.

Essa evolução trouxe, nos últimos anos, várias integrações e conexões com diversos canais de entradas de leads.

E nesse sentido, a integração com o WhatsApp era o caminho natural que devíamos seguir. Não somente por ser a maior ferramenta de comunicação atualmente no Brasil, mas porque nossa filosofia sempre foi e será a de estar aberto a novas possibilidades de gerar negócios para nossos clientes.

Com foco nisso, o Meets evoluiu de apenas um CRM inteligente para uma central de leads (hub de leads) moderna e ágil.

Hoje podemos dizer que somos o primeiro CRM do mercado que tem uma central de vendas de WhatsApp já integrada dentro dele.

E isso faz toda a diferença na sua gestão de leads.

Agora imagine a seguinte situação:

Você hoje tem 10 números de WhatsApp descentralizados e com pessoas diferentes.

Procura no mercado e decide implantar uma central de vendas. Existem mais de 50 empresas que oferecem este serviço hoje na internet.

Seus números são hipoteticamente os seguintes:

10 números/vendedores.

15 novos contatos por dia por vendedor.

4.500 novos contatos mês e 54.000 ano.

A pergunta então é:

Como gerir e acompanhar essa quantidade de informações de forma organizada e consistente ao longo do tempo?

O que eu sinceramente posso lhe dizer é que você deve utilizar um CRM. Mas como acoplar sua central de vendas de WhatsApp ou atendimento de WhatsApp a um CRM?

Essa solução hoje, quando escrevo esse artigo, é possível apenas com o Meets CRM e o Meets Atend a solução de integração nossa.

Muitas ferramentas tentaram adicionar um CRM dentro da central de vendas do WhatsApp, mas é muito diferente de você ter um CRM como essência e ter uma central de vendas de WhatsApp. 

É algo como se fosse construir sua casa começando pelo telhado.

Agora que você compreendeu a diferença das soluções, vamos para algumas situações bem específicas que gostaria de abordar.

Quando você tem uma equipe de vendas, é muito difícil ter um padrão de vendas organizado se você não tiver um fluxo bem definido.

Isso pode acontecer com pequenas empresas com apenas 2 vendedores e imagine com uma empresa com 10, 15 e 20 vendedores.

Cada vendedor estabelece seu fluxo e seu ritmo. Como você consegue medir o desempenho deles no final de cada período?

No Meets você consegue fazer isso.

Você trabalha com metas de vendas? E metas de atendimento? E metas de conversão?

Essas metas são individuais? Por equipe? Por filial?

 Isso não é problema para o Meets. Você consegue estabelecer um fluxo de trabalho, funil de vendas e funil de atendimento e acompanhar de sua equipe de vendas o desempenho por produto e por período.

Depois que seu lead entra na central de vendas do WhatsApp e sua equipe de vendas faz o atendimento, a oportunidade é criada. 

Admitamos que esse potencial cliente/lead não deverá comprar de imediato. O que fazer?

Dentro do Meets você poderá inserir esse potencial cliente dentro de um funil de vendas ou funil de recuperação de cliente e fazer o acompanhamento dele durante um período que você acredite ser necessário.

Após esse período de acompanhamento, todo o histórico desse cliente estará disponível para você.

Inclusive, você poderá enviar um e-mail, ou mesmo ligar, ou enviar um SMS de dentro do Meets.

Ou seja, sua equipe de vendas poderá utilizar não apenas o WhatsApp pela central de vendas do WhatsApp, mas poderá enviar um e-mail já com o modelo de proposta organizado dentro do sistema ou mandar pelo WhatsApp e cópia por e-mail.

Alguns pontos importantes que sugerimos no dia a dia de seu negócio e que é importante você estar atento:

  • Verifique a necessidade ou não de implantar um pré-atendimento via bot (robô). Se isso for necessário, consulte nossa equipe que temos essa solução também. Isso pode agilizar, mas também pode afastar seus clientes.
  • A distribuição de leads de forma automática é algo que temos dentro do Meets, mas avalie a necessidade de utilizar. Sugerimos que, antes de implantar, faça o teste sem a distribuição automática de leads.
  • Utilize os funis com as múltiplas possibilidades de atividades. Utilize mais de 01 funil se desejar. 
  • Estabeleça metas atingíveis de atendimento, vendas e conversão.
  • Monte um fluxo de vendas antes e verifique a cada 15 dias se está indo bem esse fluxo. Ajuste se necessário.
  • Organize as tags/status antes de começar. No Meets é muito fácil você selecionar e pesquisar por tags. Isso irá te ajudar muito no seu trabalho.

E agora? Pronto para implantar sua central de vendas de WhatsApp?

Comece usando a conta teste por 07 dias corridos de teste para conhecer a ferramenta e solicite junto à nossa equipe uma demonstração e liberação de sua integração com o WhatsApp.

Não esqueça de integrar na sua central com o Messenger e outras ferramentas com as quais o Meets já se conecta.

 Afinal, dentro do Meets você irá perceber que poderá manter sua estrutura de vendas organizada em tempo real e vender por diversos canais e não somente pelo WhatsApp. 

Qualquer dúvida que você tenha em montar sua central de vendas de WhatsApp, fale com nossa equipe que está preparada para poder te atender no que você precisar. Nos envie uma mensagem por aqui que responderemos.

Não perca mais tempo, clique aqui e comece agora mesmo com a Meets Tecnologia!

Central de Vendas de WhatsApp

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5 COMMENTS

  1. […] Agora que você sabe como estruturar seu departamento de vendas para atingir este tipo de resultado, não se esqueça de procurar por soluções que podem ajudá-lo nesse sentido, como por exemplo usar um sistema de CRM profissional para construir seu funil de vendas, acompanhar e documentar todo o processo do começo ao fim. Melhor ainda se você tem um CRM com uma central de atendimento de Whatsapp […]

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