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Porque uma central de vendas por WhatsApp é importante para uma empresa?

 Porque uma central de vendas por WhatsApp é importante para uma empresa?

Central vendas por whatsapp ? O WhatsApp é conhecido atualmente por seu incrível potencial de facilitar a comunicação. A plataforma, que hoje é utilizada por cerca de 120 milhões de brasileiros e instalado em 99% dos celulares nacionais, é importante também para o crescimento de muitas empresas e a expansão de fronteiras para além da tecnologia. A relevância do aplicativo para a deliberação de vendas e exposição de produtos é crucial para a alavancada de empresas de médio e pequeno porte.

Diante do exposto, é notório analisar os impactos nas receitas de empresas que utilizam a ferramenta como uma central de vendas. Uma pesquisa realizada em março de 2020, através do grupo Sercom, revelou que cerca de 51% da população tem preferência pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor de empresas por chat, 41% escolhe o WhatsApp e em endereço eletrônico, 47%. O uso do telefone e chamadas vem se tornando menos usual e decaindo na colocação de preferência chegando a 43%. Do mesmo modo, ele permite ganhos nos setores de produtividade e escala, dado que um vendedor pode dar atenção a um cliente enquanto aguarda a resposta de outro, algo que não é possível via telefone. O estudo só reitera o quanto a plataforma é bem quista pela maioria dos usuários e como ela pode melhorar o contato e fidelizar ainda mais o consumidor.

 Como é possível conseguir bons resultados através do aplicativo?

A partir da incorporação do programa na empresa, através do WhatsApp Business, é apresentado de imediato uma forma de abordar a persona, por uma mensagem automática que inicia o atendimento e setoriza melhor focando no objetivo final. Por intermédio de um link aplicado em outras redes sociais da marca como o Instagram e outros , o cliente consegue de forma rápida o número da companhia, entrando em contato por mensagens que facilitará a comunicabilidade.

Por meio do software empresarial, como o Meets , métricas e taxas podem ser analisadas a respeito do recebimento, abertura da mensagem e visualização dos status, o que é necessário para reconhecer o engajamento e enxergar as bases de desenvolvimento da sua corporação, observando a qualidade da intercomunicação e a forma de gerenciamento comercial ligado ao App.

WhatsApp e conexões. Foto: Reprodução/Pixabay.com

Dicas para vender pelo WhatsApp -central vendas por whatsapp

A primeira dica está ligada a integração do seu CRM ao aplicativo. CRM é uma sigla utilizada para Customer Relationship Management e se refere ao conjunto de estratégias, práticas e tecnologias focadas no relacionamento com o usuário. O termo, conhecido no português como Gestão de Relacionamento com o Cliente, foca em uma nova experiência para o consumidor, facilitando também a utilização de informações para gerar leads, contas e oportunidades de vendas. O WhatsApp entra nesse momento como forma essencial de integrar o controle de negociações, acompanhar métricas e obtê-lo como um canal para venda funcional. Através dessa conexão do CRM com o canal, é obtido um aumento de 45% na satisfação dos clientes nos períodos de pré-venda, venda e pós-venda, fidelizando o usuário e aumentando a receita de faturamento.

Ademais, é necessário pontuar a importância das métricas para o canal. Métricas de marketing são indicadores que medem os resultados das ações e campanhas atrelados aos canais de marketing, auxiliando o aprimoramento de estratégias, identificando o ROI (Retorno Sobre o Investimento) e oferecendo assistência para a tomada de decisões e investimentos. É importante desde o início definir essas métricas para validar sempre à produtividade da equipe comercial. É usual avaliar os ganhos com tempo de resposta, duração da negociação e a duração de cada etapa de venda. 

Outrossim, é válido destacar a forma de treinamento da equipe para lidar com o canal. Toda plataforma, tem suas formas peculiaridades e é necessário um time comercial para lidar bem com eles. Utilizando a ferramenta, de forma escrita e objetiva, é recomendado ter atenção ao tom que as mensagens são passadas e a clareza das informações. É preciso sempre, respeitar o horário do cliente e não mandar diversas mensagens de forma repetidas ou mecanizadas, visto que, a função do App é facilitar e veicular uma comunicação mais natural e não tão incômodas quanto as recebidas por telefone. As mensagens também devem respeitar a proximidade e intimidade com o cliente, sabendo separar as áreas profissionais e pessoais. Tudo isso deve ser apresentado a equipe em materiais de treinamento para habituar a essa nova forma de abordar e conduzir as negociações.

Pandemia e crescimento de vendas pelo WhatsApp

O programa de envio e recebimento de mensagens já era popularmente conhecido e administrado por diversas empresas antes da pandemia do novo coronavírus em 2020. Durante o período pandêmico, as vendas pelo aplicativo foram intensamente aceleradas, segundo uma pesquisa realizada recentemente, houve um crescimento médio de 142% no tráfego de informações entre empresas e consumidores, com destaque nos mercados de comércio (que cresceu cerca de 246%) e de serviços (mostrou uma alta de 136%). A adoção de novos comunicadores online, principalmente com o uso do WhatsApp, não regressará a escala de momentos anteriores a pandemia, pois, segundo alguns estudos, nenhum mercado que demostrou crescimento de tráfego e de público voltou a patamares setoriais negativos. 

A partir daí, muitas empresas começaram a se desobrigarem e desconectarem de sites ou e-commerces para aderir a um aplicativo mais rápido, barato e seguro para os consumidores e empresas. Diante dessas perspectivas, o software que já era muito bem adotado por quase 100% dos donos de smartphones, tornou-se o canal de comunicação perfeito para contato com o cliente. A possibilidade de criar e desenvolver conversas imediatas em horário adequado, trouxe ao consumidor digital (4.0) uma tendência de relações mais instantâneas diante da interação com o vendedor ou até mesmo com a máquina. O aumento de transmissão na capacidade de envio de links e mídias, permitiu o enriquecimento e aprimoramento de apresentação de produtos e serviços destinados à venda. Indubitavelmente, implantando um atendimento mais automatizado gera também processos de ganho para a escala no apoio as vendas. Oferecer ao cliente, rapidez, credibilidade, recebimento mais humanizado e mais próximo são táticas que desenvolvem ainda mais a promessa de aumento de resultados nas empresas.

whatsapp bussiness api

Gráfico que demostra uma comparação do uso de aplicativos de troca de mensagens no Brasil, México e Argentina ao longo dos seis anos. (fonte: emarketer)

O Brasil mostra o maior crescimento e, agora no início de 2020, possui mais de 100 milhões de usuários.

Foto: Reprodução/Takenet.com

Mas afinal, o WhatsApp vale mesmo para o crescimento da minha empresa no comércio eletrônico?

Segundo uma pesquisa obtida pelo Exame, cerca de 83% dos consumidores brasileiros utilizam o aplicativo para comprar produtos. Estabelecer na empresa o uso da plataforma, só trará benefícios para o aumento nas vendas e a criação de contatos duradouros, que apresentam uma maior fidelização do cliente, além do envio de diversos conteúdos que ajudem no seu lead.

O consumidor terá um contato mais personalizado com a marca, além de conseguir sanar dúvidas e propor sugestões. A marcação de conversas utilizando etiquetas coloridas é necessária para categorizar as mensagens e organizar melhor o sistema.

Além disso, a plataforma disponibiliza os relatórios de dados sobre as conversas com os clientes e traz um botão para iniciar no recebimento de mensagens, através de anúncios em outros aplicativos. Isso facilita ainda mais o contato do consumidor com a marca e atribui ainda mais facilmente a persona. O software ainda garante que o conteúdo conversado entre a empresa e o comprador seja criptografado, tornando um ambiente seguro para ambas as partes. Ele se encontra disponível para lojas de varejo e alimentação, serviços de gás e água, atendimento ao usuário e melhoria no contato com fornecedores.

 A ferramenta sempre se mostra muito bem elogiada quando é adicionada a empresas. Uma nova maneira de se comunicar e se adequar aos padrões modernos e tecnológicos, geram mais tráfego e reconhecimento de melhoria e evolução pelo consumidor. Investir em novos serviços que quebram os tradicionais, aumenta a capacidade de vendas e delibera mais facilmente métricas e personas.

Aplicar tempo e treinamento para que os colaboradores possam aprender a utilizar novas ferramentas traz segurança e estabilidade de entrar em um novo momento com ainda mais confiança em um mercado arreigado de incertezas. Definir de maneira clara as estratégias e soluções para refinamento dos serviços é uma alavancada no perfil social e profissional da empresa, ligando de forma facilitada o CRM de acordo com necessidades estabelecidas previamente e agregando ainda mais na dinâmica de identificação de usuários, confiança e reciprocidade, se tratando de forma ainda mais objetiva no alcance de consumidores.

Aqui no Meets, conseguimos impulsionar seu CRM. Em grandes empresas, por exemplo, que recebem 100 mensagens por dia, fica cada vez mais difícil administrar tantos leads de forma organizada e ordenada. Isso faz com que seu negócio perca perspectivas de futuras negociações. Faça um teste gratuito na nossa empresa e conheça o melhor e mais atualizado CRM.

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