Como usar o CRM para tomar decisões no seu negócio?
Em um mercado competitivo o qual exige cada vez mais precisão, contar com um CRM para tomar decisões é a solução ideal para as empresas que buscam exercer maior controle e se antecipar às demandas cotidianas e às necessidades dos consumidores.
Para progredir com o seu negócio, é necessário que você, empreendedor, tenha um real e preciso controle sobre as informações da sua empresa.
A partir desse acompanhamento aproximado, você consegue reunir condições de estruturar decisões estratégicas para a sua organização, melhorando, desse modo, o seu desempenho no mercado.
No processo de gestão empresarial, elaborar estratégias para melhorar os resultados de um negócio é um desafio. Nesse gerenciamento, algumas empresas passaram a adotar o uso da tecnologia, mediante o suporte de ferramentas que simplificam o cotidiano da organização e direcionam a execução das tarefas.
Uma dessas tecnologias é o CRM, um sistema que armazena e integra dados sobre clientes, potenciais clientes, negociações, entre outros processos operacionais, os quais apresentam o potencial de reestruturar todo o funcionamento da sua empresa.
Um CRM é uma solução centrada, sobretudo, na gestão do relacionamento com o cliente, sendo um elo entre os diferentes setores de uma corporação. Além disso, com o sistema você tem em mãos informações e métricas sobre o seu negócio, desde produtividade, desempenho do time, ciclo de vendas, comportamento de clientes, até tendências de mercado. É uma variedade de dados de grande valia para serem analisados.
No sistema, você encontra com praticidade e rapidez todos esses indicativos de desempenho da sua empresa para, dessa forma, agir e tomar as decisões com base em fatos concretos.
Investir em uma solução CRM, como o Meets, é uma estratégia diferencial para o seu estabelecimento se destacar no mercado competitivo, na medida em que você, empreendedor, passa a contar com um suporte o qual dará todo o auxílio na tomada de decisões mais assertivas, em todos os segmentos da sua organização, aumentando, assim, a produtividade e, consequentemente, alavancando os resultados.
Quer saber mais como utilizar o CRM para tomar decisões no seu negócio?
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Neste artigo você aprenderá sobre o CRM e quais as vantagens desse sistema para você tomar as melhores decisões na gestão do seu negócio.
Afinal, o que é CRM?
O CRM apresenta um grande potencial para auxiliar o empreendedor na tomada de decisões e na elaboração de estratégias mais assertivas para o progresso da empresa.
Mas, antes de saber como esse suporte auxilia na gestão, você sabe, afinal, o que é um CRM?
Se você ainda não sabe, CRM é uma sigla que representa o termo em inglês “Customer Relationship Management”, que traduzido ao português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Ou seja, como pode ser notado em sua definição, um CRM coloca os clientes no foco de seus processos.
O sistema CRM é uma pedida cada vez mais frequente, sendo utilizado pelas empresas na busca de otimizar e organizar todos os dados e contatos de clientes ou potenciais clientes, além de ser uma estratégia para melhorar a relação com os consumidores.
Para isso, o CRM conta com uma diversidade de ferramentas que possibilitam alcançar tais metas, começando pela centralização de todos os dados no mesmo lugar.
Com esses dados centralizados e com fácil acesso, o empreendedor e toda a sua equipe encontra mais facilidade para tomar decisões frente às demandas do negócio.
Portanto, se você pensa em contar com suporte na sua empresa, saiba que um CRM, como o Meets, vai impactar de modo direto todas as estratégias da sua organização, desde as de marketing, passando pelas estratégias de vendas, até o planejamento mais particular que cabe à equipe de gestão.
Para que serve um CRM?
O principal ponto-chave na funcionalidade de um CRM é a disposição de informações relevantes e necessárias para que a sua empresa atinja os objetivos e metas traçadas, conquiste e fidelize clientes, planeje ações mais efetivas de marketing e vendas e gerencie a equipe e todas as negociações em andamento.
Isso acontece a partir da alimentação por parte da equipe de dados de grande valia em um sistema integrado, o qual pode ser acessado por todos os setores da sua organização.
Com um bom CRM, como o Meets, você encontra todo o suporte necessário para construir um funil de vendas, uma persona para o seu negócio e uma série de estratégias para gestão dos processos de pré-venda, venda e pós-venda.
Com base nessas experiências, a sua empresa fica munida de condições para realizar com excelência algo de grande importância: o atendimento ao público.
Agora que você conhece o que é um CRM, saiba como esse sistema auxilia na tomada de decisões para o seu negócio.
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Como usar o CRM para tomar decisões?
O CRM é a solução ideal para tomar decisões no seu negócio, na medida em que garante condições para você identificar e antecipar às necessidades do mercado e dos consumidores e às demandas internas, para que, desse modo, o atendimento e os demais processos da sua organização sejam eficientes.
Ao contar com o suporte de um bom CRM, a exemplo do Meets, as empresas lançam mão de informações as quais permitem criar um histórico de consumo e delimitar o perfil do consumidor do negócio.
Dessa forma, esses dados são base para a elaboração e execução de estratégias de marketing, vendas e comunicação.
Para o time de vendas, por exemplo, as informações são peça-chave para os vendedores tomarem os melhores caminhos no atendimento, sabendo como abordar e o momento certo de agir.
O CRM auxilia na tomada de decisões não somente por parte do empreendedor, mas por todo o time que compõe a empresa, na medida em que os dados se encontram centralizados e cruzados, permitindo, portanto, a otimização e organização de todos os processos.
O que um CRM oferece para tomada de decisões?
Como vem sendo visto, são múltiplos os benefícios ofertados por um CRM, os quais, mediados pela centralização e organização dos dados, munem a sua empresa na tomada de decisões mais assertivas nos mais diversos segmentos que compõem a sua estrutura organizacional.
Entre os benefícios encontrados com um CRM, a partir dos quais você e o seu time podem tomar decisões mais eficientes, destacam-se:
Funil de vendas estruturado
O funil de vendas é uma estratégia cada vez mais usada nas empresas, possibilitando que você identifique em qual parte do funil seus clientes se encontram para, assim, definir tarefas e estratégias assertivas para a sua equipe.
Com um CRM, esse funil, de modo informatizado, fica mais prático de ser estruturado e gerenciado.
O sistema, como o CRM Meets, permite que você elabore um funil de vendas para acompanhar a jornada dos consumidores, desde o momento de sondagem inicial, quando você está prospectando, até a efetivação da venda.
E como esse funil de vendas auxilia na tomada de decisões?
Com ele, você percebe as diferentes jornadas, como mencionado, constatando em quais momentos ocorreram desistências, por exemplo, ou quais ações precisam ser ajustadas para aumentar o quantitativo de conversões. Tudo isso é base para você direcionar melhor as ações da sua empresa a posteriori.
Quer saber mais sobre funil de vendas? Indicamos a leitura dos nossos conteúdos: “O que é funil de vendas e como acompanhar?” e “Como o CRM otimiza seu funil de vendas?”.
Histórico da relação com os consumidores
Para abordar um cliente de modo mais efetivo, demonstrando conhecimento sobre ele, é relevante saber sobre a sua jornada ao longo do tempo.
Com o Meets CRM, você conta com informações precisas e detalhadas sobre essa jornada, as quais estão armazenadas de modo centralizado e seguro em uma central a qual pode ser acessada pelos diferentes setores da sua empresa a qualquer momento.
Dessa maneira, o seu time está munido de informações necessárias para realizar o contato e implementar ações mais assertivas que atinjam de modo efetivo o consumidor.
Relatórios de métricas
Para a gestão do seu negócio um ponto inicial de grande importância é traçar metas e objetivos.
No entanto, essas metas e objetivos não devem ser apenas estabelecidas e ficar por isso. Deve existir todo um acompanhamento dos resultados para saber se o que foi estipulado, previamente, está sendo alcançado.
Para isso, o CRM auxilia esse acompanhamento, o qual é fundamental para a tomada de decisões sobre o futuro da sua empresa.
O sistema permite a geração de relatórios trazendo indicadores sobre o desempenho da sua organização, o que possibilita uma intervenção mais assertiva nos pontos de ajustes identificados. Para além da análise de indicativos da sua empresa no mercado, os relatórios, ainda, permitem analisar o desempenho da sua equipe, o que, dessa forma, facilita correções e orientações na execução das tarefas.
Com o suporte dessas ferramentas, o seu negócio encontra um campo fértil para prosperar.
Os benefícios mencionados acima são apenas alguns dos mais diversos garantidos pelo suporte em CRM.
Para se aprofundar mais, que tal conhecer mais vantagens do uso de CRM para tomar decisões no seu negócio?
Ficou interessado? Continue conosco!
Vantagens no uso do CRM para tomar decisões na sua empresa
Um suporte de CRM que guarda um grande volume de dados de modo centralizado não deve ser reduzido apenas à função de armazenamento. Um bom uso de uma plataforma CRM torna esses dados úteis para a gestão do negócio.
Em face de uma grande competitividade no mundo corporativo, o uso de dados de CRM vem sendo cada vez mais constante para impulsionar o desempenho das equipes de uma empresa.
Com a possibilidade de cruzar e personalizar dados, os processos organizacionais estão sendo executados de maneira mais eficiente, na medida em que os gestores e todo o time da empresa vem encontrando maior facilidade no planejamento e na implementação das mais diversas estratégias.
Como vantagens do uso do CRM para tomar decisões, listamos abaixo algumas das mais relevantes.
Para saber mais, continue lendo e saiba como o suporte em CRM pode auxiliar você na tomada de decisões na sua empresa!
Detalhe os seus dados de vendas a partir de relatórios personalizáveis
Como vimos, um dos grandes benefícios de um CRM é a possibilidade de fornecer informações preciosas para relatórios precisos sobre o desempenho do seu negócio e da sua equipe.
Com um CRM, você pode contar com relatórios personalizados com dados atualizados em tempo real, os quais podem fornecer diversos direcionamentos acerca de tarefas. Você pode, por exemplo, na gestão de leads, filtrar os principais canais por onde chegam leads e oportunidades, filtrar os dados pelo estado atual de cada oportunidade, prever tendências dos KPI, entre outros pontos.
Desse modo, você encontra uma base para implementar análises mais seguras e eficientes sobre o seu negócio, de modo prático e rápido, o que resulta em uma maior produtividade e no alcance de melhores resultados.
Os gráficos têm muito a dizer
Um suporte em CRM pode facilitar a geração de gráficos sobre informações que você deseja ter sobre algum processo da sua empresa. A análise desses gráficos é um processo crucial para gestores ficarem por dentro do estado da sua empresa e em quais pontos deve haver uma intervenção maior.
Fique por dentro do estado do negócio a cada momento
Na era da tecnologia da informação e da comunicação, se adequar à nova realidade e as constantes transformações é ideal para progredir.
Se você quer avançar com o seu negócio, não é mais interessante ficar controlando e atualizando manualmente quantas leads foram geradas em um dado período ou quantas negociações foram fechadas.
Com o suporte de um CRM, como o Meets, você consegue ficar por dentro de modo mais rápido e fácil de cada oportunidade. Além disso, fica muito mais fácil perceber desvios no padrão de vendas esperados, o que permite uma ação mais ágil e eficiente.
Portanto, com o CRM para tomar decisões sua empresa tende a crescer ainda mais, destacando-se em um mercado cada vez mais competitivo.
Com o CRM para tomar decisões você percebe onde se encontra com base nos objetivos traçados
Lá no começo você traçou metas e objetivos para a sua empresa, certo?
Com um CRM, você fica por dentro da posição da sua empresa em um dado momento frente aos objetivos traçados lá atrás.
Como isso é possível?
Graças ao acompanhamento da evolução de números, pode ser com o suporte de relatórios e gráficos, por exemplo, os quais indicam a cada momento em que ponto você está.
Com isso, você consegue realizar os feedbacks e ajustes necessários para se manter na linha.
Acesso à dados preciosos com o CRM para tomar decisões assertivas
Com o suporte de CRM, você e toda a equipe de gestão têm acesso a dados preciosos fornecidos pelo sistema para tomar decisões com total embasamento.
Além dos dados armazenados de modo centralizado em nuvem, você pode acessar e gerar relatórios com informações sobre consumidores e/ou negociações que garantem maior controle sobre os processos e dão a base necessária para a exceção de ações mais eficientes.
Aumenta o grau de controle sobre os processos
Conforme mencionado acima, com o acesso à gama de dados fornecidos por um CRM, você passa a ter um maior controle sobre todos os processos realizados na sua empresa.
Contando com um CRM de excelência, como o Meets, você consegue acompanhar todas as oportunidades de modo otimizado, por exemplo. Através do sistema, é possível organizar os processos comerciais e acompanhar o funil em tempo real. Dessa forma, você tem uma visão ampla de todas as etapas de negociação, reunindo possibilidades para direcionar de modo mais assertivo os esforços e estratégias.
Portanto, o CRM é uma excelente oportunidade para otimizar a gestão do negócio, na medida que permite análises amplas e integradas, como dos níveis de produtividades, desempenho de um produto/serviço no mercado, atuação da equipe no exercício das funções, entre outras situações que facilitam o processo de tomada de decisões e contribuem com o planejamento de ações e cobranças mais efetivas.
Controle o pipeline de vendas
Através das ferramentas dispostas em um CRM, você pode analisar todas as ações de vendas e os resultados de andamento de cada fase do funil. Além disso, você pode criar funis específicos para atingir métricas relevantes e saber sempre quando houver quedas ou aumentos no pipeline.
Ainda na análise do funil, você consegue saber as taxas de conversão do seu time comercial em cada fase e obter detalhes sobre a eficiência do processo comercial da sua empresa.
Entenda por que está perdendo oportunidades
Se algumas negociações não vêm tendo os desfechos esperados por você, entender os porquês é um primeiro passo e mais fundamental.
Saber os pontos fracos do produto ou serviço oferecido e a forma como vem sendo ofertado é essencial para serem realizados ajustes que revertam o cenário.
Com um CRM, fica mais fácil você ter ideia dos motivos de perda e, inclusive, agir de modo personalizado sobre eles.
Sabendo disso, fica mais fácil você realizar os ajustes necessários e alavancar as vendas.
Use o CRM para tomar decisões e otimizar as conversões
Com o apoio de dados de um bom CRM, como o Meets, você consegue examinar detalhadamente todos os dados sobre leads, identificando em qual etapa do funil os contatos estão e, assim, realizar com maior excelência a gestão.
Através da riqueza de dados, você consegue realizar encaminhamentos mais assertivos através das jornadas dos consumidores e criar estratégias personalizadas que garantam um maior índice de conversões, até porque você vai conhecer melhor cada um dos leads, concorda?
Com o suporte de CRM para tomar decisões você reduz o CAC
Economizar sempre é bom e todo mundo gosta.
O CAC nada mais é do que o custo de aquisição de clientes e com o suporte dos dados de um CRM, como estamos destacando até então, as estratégias da sua empresa se tornam muito mais assertivas, tanto no processo de prospecção, quanto no de retenção.
Com isso, sendo certeiro, você economiza em tempo e em investimento financeiro para gerenciar consumidores.
Percebe a importância de contar com o CRM, tipo o Meets?
Você consegue analisar tendências futuras
Os dados de histórico de vendas, os cadastros e histórico de atendimentos, reclamações, entre outras interações, podem ser levados em conta para identificar tendências.
Com o suporte de um CRM para tomar decisões, os dados integrados permitem uma análise mais precisa da situação real do seu negócio e previsões futuras, o que possibilita que a sua equipe de gestão tome decisões e aja de modo que evite impactos negativos futuros e construa caminhos para colher bons frutos mais à frente.
Com isso, você ganha em agilidade para atender novas realidades
Diante desse contexto, com as iminentes mudanças no mercado, a sua empresa consegue reagir e se adequar, tendo em vista que conseguiu, lá atrás, imaginar o cenário agora vivenciado a partir da análise de dados dispostos em um CRM.
Tome os melhores caminhos para agilizar e qualificar o atendimento com um CRM
Que progredir com o seu negócio? Comece focando na agilidade e na qualidade do atendimento aos consumidores. Isso é fundamental.
Você já sabe que o CRM centraliza todos os dados em um só lugar, o que permite que os profissionais de atendimento se utilizem deles para tomar os melhores caminhos no atendimento ao público.
Lembra que já dissemos mais acima que o CRM não auxilia apenas na tomada de decisões por parte dos empreendedores, mas de toda a equipe de uma organização.
No processo de vendas, a equipe tem em mãos dados de histórico de consumo, ticket médio de clientes, preferências e necessidades, entre outros dados que servem como base para segmentar e personalizar atendimento, melhorando, portanto, a abordagem e garantindo maiores chances de vendas.
Recomendações de leitura: “8 Dicas de atendimento ao cliente para vender mais” e “12 Técnicas de vendas e atendimento infalíveis”.
CRM para tomar decisões: os dados ficam organizados para os times de marketing e vendas atuarem de modo integrado
Com os dados sobre leads e clientes armazenados em um CRM, o time de marketing consegue qualificar bem os consumidores antes de chegar ao time de vendas, uma vez que consegue direcionar suas estratégias de modo assertivo, na medida que contém informações relevantes para planejamento.
Leitura recomendada: “Como as estratégias de Marketing Digital otimizam o atendimento com público-alvo”.
Otimize a experiência do cliente com o uso do CRM para tomar decisões
Plataformas de CRM, como o Meets, permitem que os dados centralizados auxiliem gestores a entenderem as necessidades e preferências dos consumidores. Desse modo, com todo esse suporte, a empresa pode oferecer uma experiência muito mais satisfatória para os clientes.
Sabendo dessas informações de grande valia, a equipe de vendas saberá as melhores maneiras de intervir e as melhores oportunidades; as vendas serão ainda mais personalizadas, dando foco nos diferentes perfis de clientes; as informações em CRM antecipam as necessidade de clientes, o que pode otimizar processos e satisfazer os consumidores com uma intervenção prévia, entre outras situações.
Com os dados sobre clientes, personalize o atendimento
Personalizar o atendimento é essencial para estreitar o vínculo com o cliente, uma vez que demonstra para ele que você conhece e tem o cuidado necessário para tratar as negociações de modo particular.
O CRM fornece dados que auxiliam na customização do atendimento e na oferta de produtos/serviços, otimizando, portanto, as estratégias de comunicação, marketing e vendas.
Como consequência, fidelize clientes a partir do uso do CRM para tomar decisões com base nos dados
Uma vez que você estreita relação com os clientes e demonstra conhecimento sobre eles direcionando ações mais assertivas de acordo com os seus anseios, as chances de fidelização aumentam significativamente.
E para uma empresa, tão importante quanto conquistar novos clientes é fidelizar àqueles já existentes, concorda?
Quer saber mais sobre fidelização de clientes? Confere os nossos conteúdos: “Ferramenta de atendimento: uma forma eficaz de fidelizar o cliente” e “Pós venda: como fazer e fidelizar clientes?”.
Os dados de CRM permitem que você controle a força de vendas e os resultados
Para você, empreendedor, é fundamental ficar de olho no desempenho da sua equipe. Com o uso do CRM, você fica por dentro dos passos do seu time, das negociações com os clientes, dos produtos e serviços que foram ofertados e quais os próximos passos que serão tomados.
Além dessas, são diversas outras informações que você tem acesso graças ao CRM, o que otimiza o seu processo de gestão.
Ainda em relação ao desempenho da sua equipe, você consegue monitorar a atuação dos funcionários, acompanhar as tarefas, ligações realizadas e contatos em dado período.
E qual a importância disso?
Tendo em mãos essas informações fica mais fácil realizar os feedbacks e ajustes necessários para melhorar a produtividade do seu time e alavancar os resultados.
Pronto para transformar os dados da sua empresa em informações úteis?
Agora que você já sabe o que é um CRM e quais as vantagens desse sistema para você, empreendedor, e toda a sua equipe tomar decisões mais assertivas no planejamento e na exceção de estratégias, que tal contar com o suporte?
Com o CRM Meets, você transforma os dados da sua empresa em informações úteis para a tomada de decisões cruciais para progredir com o seu negócio.
Com o Meets, todos os dados da sua organização ficam armazenados de modo centralizado e integrado, permitindo que os diferentes setores da sua empresa façam uso deles para tomar os melhores caminhos na implementação de ações, as quais encontram maiores possibilidades de serem certeiras.
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O Meets é a solução ideal para o seu negócio progredir em um mercado bastante competitivo.
[…] mais sobre o uso do CRM pelos gestores lendo os nossos conteúdos: “Como usar o CRM para tomar decisões no seu negócio?” e “CRM, uma prática necessária aos […]