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Mudanças que o Facebook está promovendo para o WhatsApp Business em 2022

O WhatsApp Business terá uma nova atualização a partir do dia 1 de fevereiro de 2022. Mas sua empresa já se preparou? Conhece como será esse novo upgrade? Então para não perder as novidades e ficar por dentro de tudo, continue acompanhando esse post incrível que o Meets preparou para você!

Inicialmente, é válido salientar que o WhatsApp Business é uma versão especializada para o mundo comercial, ele é advindo do WhatsApp que já reúne, segundo dados de 2020, 2 bilhões usuários em todo mundo e é o aplicativo mais utilizado para mensagens. No Brasil, por exemplo, o WhatsApp já possui mais de 130 milhões de usuários.

A importância do WhatsApp Business para as empresas está diretamente ligada à melhoria no serviço de atendimento e comunicação com o cliente. Também conseguimos automatizar mensagens, como, por exemplo, mensagens de boas-vindas e respostas automáticas.

Através dessa versão do aplicativo do WhatsApp, sua empresa também consegue criar um catálogo de produtos, incorporar análises e dados, sincronizar com o WhatsApp Web e evitar spam.

Outrossim, ele aumenta a produtividade de sua equipe e permite que você crie links curtos, conhecidos por facilitar o contato dos clientes com sua marca.

Ademais, no início do 2º mês do ano de 2022,uma mudança que se destaca é como o modelo de preços baseado em notificações será substituído por outro protótipo de preço, baseado, especialmente, em conversas.

Mas como isso irá funcionar?

As empresas serão cobradas por conversas, ou seja, todas as mensagens serão apresentadas em um período de 24 horas. Em comparação com a utilização atual em que são cobradas por notificações, as empresas devem estar cientes do impacto que será causado na sua estratégia comercial e, principalmente, estabelecer atendimento rápido em um período de 24 horas, buscando diminuir custos. Destaca-se que as empresas serão cobradas por conversas passivas (aquelas iniciadas pelo cliente) e por conversas ativas (iniciadas pela própria empresa). 

Atualmente, o sistema funciona enquadrando conversas em dois tipos: 

  1. Conversas iniciadas pelo usuário, exemplificadas por consultas que atendem o cliente e conseguem oferecer suporte geral.
  2. Conversas iniciadas pela empresa, exemplificadas por notificações ligadas ao pós-venda e feedback, importantes para aplicação do Customer Success.

Atente-se! A empresa mede todas as conversas por ‘sessões’, que se iniciam quando ela envia a primeira mensagem. Essa mesma mensagem pode ser enviada pela empresa, ou, até mesmo, derivar-se de um usuário que espera uma resposta em até 24 horas.

As cobranças serão requeridas baseando-se no número telefônico do usuário. Desta forma, as taxas de conversas iniciadas por empresas e por usuários irão variar de acordo com o mercado (o país ou região).

No Brasil e em Portugal, por exemplo, as taxas aplicam-se desta maneira:

1. Custo de conversa em USD (dólar estadunidense)

MercadoTaxa de conversa iniciada pela empresaTaxa de conversa iniciada pelo usuário
BrasilUS$ 0,0526US$ 0,0316
PortugalUS$ 0,1324US$ 0,0397

2. Custo de conversa em INR (rúpia indiana)

MercadoTaxa de conversa iniciada pela empresaTaxa de conversa iniciada pelo usuário
Brasil₹ 3,6646₹ 2,1987
Portugal₹ 9,7014₹ 2,9104

3. Custo de conversa em EUR (euro)

MercadoTaxa de conversa iniciada pela empresaTaxa de conversa iniciada pelo usuário
Brasil€ 0,0414€ 0,0248
Portugal€ 0,1096€ 0,0329

4. Custo de conversa em GBP (libra inglesa)

MercadoTaxa de conversa iniciada pela empresaTaxa de conversa iniciada pelo usuário
Brasil£ 0,0361£ 0,0216
Portugal£ 0,0955£ 0,0286

5. Custo de conversa em AUD (dólar australiano)

MercadoTaxa de conversa iniciada pela empresaTaxa de conversa iniciada pelo usuário
BrasilUS$ 0,0650US$ 0,0390
PortugalUS$ 0,1720US$ 0,0516

CONVERSAS GRATUITAS

Você deve estar se perguntando se sua empresa terá direito a conversas gratuitas, não é mesmo? A resposta é sim, porém, apenas as primeiras 1.000 conversas de cada mês se enquadram neste aspecto, objetivando a troca de experiências com o cliente antes mesmo de pagar. 

Além disso, você não paga pelas conversas que chegam por um CTA de páginas do Facebook ou por um botão de chamada em anúncios de clique para o WhatsApp. O Facebook cobrará apenas o valor do próprio anúncio de clique para o WhatsApp.

Que tal exemplificarmos?

Para exemplificarmos, utilizaremos de uma usuária fictícia chamada Laura Campacci, cliente do Meets CRM. Laura prefere fazer o uso do aplicativo de mensagens para obter contato com a empresa de forma mais célere, e o Meets, como empresa bem capacitada, já se encontra bem preparado para receber essas mensagens e disponibilizar o atendimento necessário a seus clientes.

Conversas iniciadas pelo usuário

Esse primeiro cenário se enquadra em consultas de atendimento ao cliente ou suporte geral em uma única sessão de conversa, de 24 horas.

WhatsApp Business
  1. A usuária, Laura Campacci, envia uma mensagem ao Meets. Ao buscar ajuda do suporte, o cliente envia a mensagem à empresa, que inicia a conversa relacionada ao período de 24 horas.
  2. Nesse cenário, todas as mensagens enviadas na sessão de 24 horas serão gratuitas. Aplicamos isso para estimular o Meets a responder à usuária de maneira célere, permitindo também que ela troque mensagens dentro do período estipulado para a gratuidade.
  3. O Meets cobrará os custos relacionados a uma nova conversa se continuar conversando com Laura Campacci após o término da sessão (24 horas após o início da conversa). Outrossim, a empresa deve enviar um modelo de conversa para iniciar mais 24 horas após a última mensagem de Laura. Desta forma, o Meets será cobrado pela nova conversa iniciada. 

A conversa iniciada pelo usuário leva a duas conversas, com necessidade de um modelo de mensagem.

  1. O Meets envia uma mensagem para dar continuidade ao atendimento, mas não recebe resposta no prazo de 24 horas. Como Laura não respondeu à pergunta de confirmação do Meets enviada pela empresa dentro do prazo, a empresa finalizará automaticamente a sessão.
  2. Por essa razão, quando Laura responder novamente, a sessão será continuada. Porém, após a ocorrência de 24 horas, o Meets terá que utilizar um modelo de mensagem e pagar por uma conversa iniciada pelo usuário e por uma iniciada pela empresa.

Que tal aprender boas práticas para utilizar no seu WhatsApp Business? Clique aqui e saiba mais nesse post que preparamos para você!

Conversas iniciadas pela empresa

A empresa inicia a entrega de um modelo de mensagem.

  1. Quando ocorre alguma atualização básica no Meets, por exemplo, a empresa envia mensagens automáticas para usuários que optaram por receber esse tipo de notificação. 
  2. Nesse cenário, o Meets quer avisar sobre o modelo de atualização. Por isso, a empresa pagará por uma conversa iniciada pela marca, aplicada a esse modelo de mensagem para Laura, utilizando-se de uma sessão de conversa prevista no período de 24 horas.

A empresa inicia uma conversa, e a resposta do usuário leva a uma única conversa.

  1. Quando o cliente realiza um novo pedido para upgrade em sua conta, o Meets envia um SMS confirmando o upgrade com uma mensagem automática.
  1. Com isso, na própria mensagem automática, o cliente seleciona SIM ou NÃO, tendo escolha a respeito da aplicação do upgrade na conta da usuária.
  1. Nesse cenário, o Meets paga por uma única conversa realizada pela empresa. Porém, se Laura responder 24 horas após a entrega da mensagem inicial da empresa e a empresa responder em seguida, Laura terá iniciado uma nova conversa.

Conseguiu compreender mais sobre as mudanças do WhatsApp Business para 2022?

Compreendeu um pouco mais sobre as atualizações do WhatsApp Business para a migração do modelo de preço de notificações para conversas?

Então, se organize com seus colaboradores e comunique-os. Priorize principalmente os profissionais especializados em atendimento sobre a atualização e prepare-os para aplicar as modificações em fevereiro.

Ademais, conte com a ajuda do Meets CRM para melhorar suas vendas e integrar seu WhatsApp Business ao sistema de CRM. Com o Meets Atend, conseguimos integrar um número para vários atendentes, além de organizar seus leads vindos do WhatsApp, manter todo o histórico de conversas e saber onde seu lead se encontra. O Meets também trabalha com integrações do Facebook, ADS, Jivochat e outras plataformas. 

Outrossim, conseguimos aplicar um funil de vendas, automação de Marketing, melhoria na sua comunicação interna e externa, além da aplicação de chatbots eficientes, aumentando a produtividade e o pós-venda.

Já parou para analisar que sua empresa pode estar perdendo dinheiro com anúncios destinados a um público que não é o seu? Ainda não investiu em chatbots? Não conhece sua persona e não sabe trabalhar com o funil? Clique aqui e comece agora mesmo com a Meets Tecnologia.

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