Uma plataforma CRM, como o Meets, integra informações valiosas sobre os clientes e potenciais clientes com o objetivo de conhecê-los detalhadamente, detectando as suas necessidades para, assim, atendê-los de forma mais eficiente. Para essa finalidade, uma série de tipos de dados são cruzados e tratados por um CRM, auxiliando no aumento da produtividade da equipe de um negócio e na comunicação com o público.
Diversas empresas pecam na hora de armazenar e manter controle efetivo sobre dados relevantes de clientes, o que, por sua vez, dificulta um maior conhecimento acerca do público e como este se interage com o negócio.
Diante dessa realidade, uma gestão de informações insuficientes acerca dos consumidores impacta diretamente no trabalho de toda a equipe de uma empresa, na medida em que os dados não se tornam informações úteis para a tomada de decisões.
Se você é empreendedor e quer progredir com o seu negócio independentemente do porte e do segmento de atuação, os dados sobre clientes e potenciais clientes não podem ser perdidos e/ou negligenciados!
No processo de organização dos dados, a solução ideal para o seu negócio é o uso de um CRM de qualidade, como o Meets. O sistema é a alternativa fundamental para a gestão do relacionamento com os clientes, contando com ferramentas que contribuem com o aumento dos resultados da sua organização.
Um CRM armazena e organiza, de maneira centralizada, uma variedade de informações sobre clientes e potenciais clientes, desde dados mais simples, de contato, até os mais elaborados, como características comportamentais.
Essas informações são úteis para a definição e execução de estratégias assertivas por parte das equipes de marketing, vendas, financeira, administrativa e pela gestão.
Para você entender melhor o impacto de um CRM na empresa, é só imaginá-lo como um raio-x, o qual vai fornecer tudo do que você precisa saber sobre os consumidores.
Sabendo mais detalhadamente de um cliente fica mais fácil elaborar propostas diretas pra ele, né?
E o melhor: todos esses dados que você faz uso estão centralizados e integrados, para o seu time utilizar de acordo com os objetivos de cada setor.
Quer saber mais quais os tipos de dados que são tratados e cruzados em um CRM e quais os benefícios dessas informações para o progresso da sua empresa? Continue a leitura!
Que saber mais sobre os tipos de dados armazenados em um CRM e as suas contribuições para o progresso da sua empresa?
Primeiramente, o que é um CRM?
O CRM vai fornecer ao seu negócio tudo que você precisa de informações sobre clientes e potenciais clientes para alavancar os resultados.
A sigla CRM vem do termo em inglês Customer Relationship Management, que significa Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Em sua definição, podemos considerar o CRM como um sistema e/ou plataforma que dispõe de um conjunto de práticas, estratégias de negócio e de tecnologias que organizam toda a empresa e gerencia o relacionamento com o cliente, antecipando as necessidades deste.
O CRM emerge como um grande aliado para a gestão de um negócio, sobretudo no tocante ao relacionamento com os consumidores. Com o sistema, é possível acompanhar o cliente desde o primeiro contato até o pós-venda, focando, deste modo, em todo o ciclo com a sua empresa.
O CRM auxilia as empresas na gestão de todo o processo de vendas, pautando-se na organização e na centralização dos dados dos consumidores e das negociações estabelecidas.
Os dados armazenados e organizados com um CRM otimizam o contato com o público, na medida em que todos os registros ficam agrupados e acessíveis de modo estruturado e ágil. Diante disso, conhecendo mais sobre os clientes e potenciais consumidores, fica mais prático elaborar estratégias assertivas para alavancar as vendas dentro do seu negócio.
Como funciona um CRM?
Com um CRM é possível captar, guardar, organizar e gerir dados sobre prospects, leads e clientes, otimizando, assim, as estratégias de marketing e vendas e, consequentemente, gerando mais oportunidades de negócios.
Uma boa plataforma de CRM, como o Meets, agrupa e integra todos os dados relevantes de clientes e potenciais clientes, desde o nome e endereço até preferências e histórico de consumo. Ou seja, esses dados dispostos de maneira organizada e com fácil acesso, uma vez que estão centralizados, permite que a sua equipe os consulte sempre que necessário, otimizando os processos organizacionais.
Diante dessa funcionalidade, o CRM possibilita que as empresas saibam mais sobre o seu público, de modo que possam agir mais rapidamente e eficientemente frente às demandas. Com essa praticidade ofertada pelo serviço CRM, novas oportunidades de negócio surgem, em face da otimização dos processos e do aumento da produtividade da equipe, que passa a conquistar melhores resultados.
No âmbito empresarial, a dificuldade ou a inoperância na gestão de dados acaba interferindo bastante nos resultados de uma organização. Para evitar isso, um CRM permite um armazenamento de dados de modo qualificado, os quais podem ser acessados de maneira integrada para o planejamento e a segmentação de ações.
Com esse funcionamento, a base de dados de um CRM, centralizada e constantemente atualizada, cabe ressaltar, auxilia a sua equipe a conhecer mais das necessidades de um cliente, o que significa maiores chances de propor soluções adequadas e a gosto do consumidor.
Com essa base de dados bem estruturada por um CRM, tipo o Meets, fica muito mais fácil prospectar potenciais clientes e fidelizar aqueles já existentes. Além disso, o uso inteligente dessas informações muda toda a cultura empresarial, sobretudo para o empreendedor, o qual passa a ter em mãos um quantitativo maior de ferramentas de controle do seu negócio.
Que saber mais sobre os dados armazenados em um CRM e as suas contribuições para o progresso da sua empresa? Siga conosco!
Recomendação de leitura: “É uma boa transformar o banco de dados de clientes em CRM?”.
Quais informações são tratadas e integradas por uma plataforma de CRM, como o Meets?
Lançando mão de um CRM, você armazena uma variedade de informações sobre leads e clientes de forma centralizada e organizada em um só lugar. Em posse desses dados, você consegue entender o perfil do seu público e ofertar de maneira mais assertiva os produtos/serviços da sua empresa.
Assim como você vem acompanhando, um CRM armazena informações super valiosas de consumidores e potenciais clientes de modo centralizado. Mas como esses dados de clientes e das negociações sucedidas são organizados?
O CRM vai registrar todas as informações pessoais de cada consumidor (seja ele potencial ou ativo) em seu sistema, os quais podem ser analisados de modo integrado e personalizado sempre que algum profissional da sua empresa necessitar. Esses dados, centralizados, podem ser acessados de qualquer lugar e a qualquer momento, visto que são atualizados constantemente.
E quais são esses dados?
São os mais diversos.
Ao longo de qualquer negociação, são coletados o máximo possível de informações sobre a vida do consumidor, os quais são guardados e organizados em um CRM. Esses dados partem dos mais simples até os mais substanciais, de modo que seja possível conhecer os clientes e os seus modos de consumo.
Quer saber mais quais dados são tratados e cruzados por um CRM? Abaixo listamos 9 tipos de informações registradas em um CRM, como o Meets.
#1: Informações pessoais e de contato
A princípio, ao registrar um lead ou cliente em um CRM, são captados e organizados dados mais simples, entre eles:
- Nome
- Idade
- Estado Civil
- Sexo
- Endereço
- Telefone para contato (fixo, celular/WhatsApp)
- CPF/CNPJ
Esses dados, apesar de básicos, são essenciais para a sua equipe conhecer quem é quem e estabelecer, assim, os contatos necessários.
#2: Objetivos e desafios do cliente
Se um cliente chegou até você é porque existe(m) motivo(s), e você deve saber!
Portanto, em um CRM podem ser armazenados dados que indiquem os objetivos dos clientes em procurar a sua empresa.
Imbricado a isto estão os desafios, os quais podem ser compreendidos, também, como problemas.
Por exemplo: um cliente procura a sua empresa por que está com algum tipo de problema, enxergando em algum produto ou serviço ofertado pelo seu negócio uma possível solução.
Dessa forma, a partir desses objetivos e problemas levantados, a sua equipe vai trabalhar para conquistar o cliente e convencê-lo que o seu negócio é, realmente, ideal para solucionar a problemática.
#3: Comportamento do cliente, características e preferências de consumo
Um outro tipo de dado armazenado por um CRM engloba as atividades e preferências dos consumidores. A partir de um histórico de consumo, é possível identificar como os clientes e leads agem.
O levantamento e tratamento desses dados é de grande importância, uma vez que a equipe de vendas, por exemplo, pode conhecer cada cliente e saber a melhor forma de negociar.
Ademais, esses dados cruzados com informações acerca de problemas e objetivos do público, auxilia diretamente na estruturação de estratégias que solucionem as necessidades dos clientes.
Recomendação de leitura: “O que é Jornada do Cliente e como mapeá-la?”.
#4: O CRM grava o histórico de interações com a sua empresa
Um bom CRM, como o Meets, vai registrar todo o histórico de interação de um consumidor ou potencial consumidor com a sua empresa.
Dessa forma, toda vez que um cliente entrar em contato com o time comercial para solicitar alguma informação, tirar dúvidas, realizar uma compra ou um teste de algum serviço, são efetuados registros dessas interações.
E qual a utilidade disso?
Posteriormente, se esse cliente entrar em contato com a sua empresa, tudo que foi tratado outrora vai estar disponível.
Você lembra que um CRM disponibiliza esses dados, que estão centralizados, para toda a equipe de modo prático, organizado e rápido, né?
Portanto, o vendedor que retomar o contato com esse cliente terá toda uma base para realizar uma abordagem mais personalizada, o que é uma ótima estratégia para estreitar a relação com o consumidor.
Um bom CRM, a exemplo da plataforma Meets, vai gravar todas essas interações da equipe comercial com os clientes, mantendo um histórico de ligações, e-mails que foram trocados, reuniões realizadas, histórico das negociações, gravações das conversas, entre outras maneiras de contatos, para que, assim, a empresa possa saber mais sobre os clientes e segmentar as ações voltadas para ele.
O vendedor vai ter como “lembrar” de tudo que foi tratado anteriormente.
Leitura recomendada: “5 razões para digitalizar o seu atendimento com o Meets”.
Registros das conversas via WhatsApp
Uma das apostas do CRM Meets é o uso do aplicativo de mensagens WhatsApp para contatos com os clientes, através de uma central bem organizada.
O sistema Meets, armazena de modo centralizado todo o histórico de conversas realizado entre a equipe de vendas e os clientes e potenciais clientes.
Com essa praticidade no uso do aplicativo e na gravação das mensagens em uma central única e integrada, o uso de planilhas manuais é dispensado, focando exclusivamente no uso de um sistema que centraliza as informações e permite um trabalho mais integrado e ágil do time.
Quer saber mais sobre a importância de uma Central de Atendimento via WhatsApp para o seu negócio? Acesse o conteúdo do nosso blog: “Por que uma central de vendas por WhatsApp é importante para uma empresa?”.
#5: Dados CRM: com o suporte da plataforma saiba qual produto/serviço um cliente já adquiriu do seu negócio
Como já preconizado no tópico anterior, um dos pontos de registro no histórico de interação de um consumidor com a sua empresa é o que já foi consumido diretamente com o seu negócio.
Portanto, fica mais fácil saber as preferências do cliente para direcionar um atendimento mais eficiente e a oferta de produtos/serviços de modo personalizado, visando a fidelização do sujeito e o aumento do ticket médio.
Recomendação de leitura: “Ferramenta de atendimento: uma forma eficaz de fidelizar o cliente”.
#6: Visitas em sites, ligações telefônicas e e-mails trocados
Um CRM vai registrar os passos dos seus clientes em um site do seu negócio ou nas redes sociais.
Se você tem um site de compras, por exemplo, e esse cliente colocou produtos no carrinho, mas não efetuou a compra, você vai conseguir acessar essa informação.
Além disso, retomando o tópico 4, todo histórico de ligações e-mails para tratar sobre negociações vai ficar salvo e organizado.
Tudo isso facilita o planejamento de ações assertivas voltadas à conversões de oportunidades.
#7: O CRM possibilita que você acompanhe em qual etapa do funil de vendas o cliente se encontra
O CRM, como o Meets, registra dados sobre as etapas do funil de vendas, para você acompanhar o andamento das oportunidades.
Com o CRM, é possível organizar o processo de vendas e ficar por dentro do funil em tempo real. Dessa maneira, você consegue ter uma visão ampla das etapas de negociação se sabe para onde deve direcionar mais esforços ou realizar ajustes.
Sendo assim, a equipe comercial vai entender melhor as negociações e saber o que precisa ser alinhado para fechar as vendas, convertendo um lead em cliente.
Leitura recomendada: “Como o CRM otimiza seu funil de vendas”.
#8: Fique por dentro da relação de um cliente ou potencial cliente com as estratégias de marketing da sua empresa
No registro de informações sobre os consumidores, você dispõe de dados sobre preferências, histórico de compras e de interação, desafios, objetivos e vários outros já mencionados.
Com esses dados em um CRM, a equipe de marketing consegue planejar e executar estratégias mais assertivas para atrair leads e enviá-los de modo mais qualificado para o comercial e atingir clientes ativos.
Além disso, através de um CRM, o time de marketing consegue identificar como os leads vem interagindo com os conteúdos criados e divulgados e quais canais ou pontos de contatos estão gerando mais leads e vendas para o seu negócio.
Tendo esses dados em mãos, fica mais fácil planejar campanhas e ofertas personalizadas para atrair perfis certos, nos canais ideais.
#9: Um CRM grava dados de gestão fundamentais para a tomada de decisões
Com o suporte de um CRM, o gestor consegue acessar de forma simples e em tempo real dados valiosos para a tomada de decisões. Entre esses dados, destacam-se:
- Resultados das metas traçadas
- Quantidade de negócios fechados
- Volume de contatos realizados
- Volume de vendas por produto ou plano
- Andamento do ciclo de vendas
- Retorno de investimento
- Produtividade
Com esses dados, o empreendedor consegue avaliar os resultados da empresa, identificar os pontos que devem ser ajustados e, a partir de então, elaborar estratégias, as quais encontram embasamento para serem assertivas.
Além disso, com um CRM, você, empreendedor, consegue ficar por dentro do resultado individual e coletivo da equipe. Assim sendo, fica mais fácil para exercer um controle e propor as correções necessárias.
Saiba mais sobre o uso do CRM pelos gestores lendo os nossos conteúdos: “Como usar o CRM para tomar decisões no seu negócio?” e “CRM, uma prática necessária aos empreendedores”.
Como os dados de clientes e potenciais clientes armazenados em um CRM contribuem com o seu negócio?
Ter esses dados em mãos é fundamental para alavancar as vendas e pôr em prática ações mais efetivas em todos os setores da sua organização.
Com o tratamento e cruzamento de uma série de dados, você entende mais sobre os clientes, o que ajuda na construção de um atendimento individual e personalizado.
Com o histórico de interação, por exemplo, fica muito mais fácil, como foi visto, de um vendedor tratar com um cliente, uma vez que ele fica ciente sobre as informações que já foram trocadas, precisando apenas filtrar os dados necessários.
Desse modo, o vendedor estará munido de dados essenciais para elaborar abordagens mais diretas e efetivas com o cliente.
Além disso, os dados podem ser úteis para segmentar, ofertar e propor novos serviços e planos, o que tem como consequência o aumento da possibilidade de vender mais.
Ainda tratando da importância do tratamento e do cruzamento de dados em um CRM, uma das peças-chave é a integração entre diferentes setores da organização, como o de marketing e o de vendas.
Os leads atraídos pelo marketing, por exemplo, podem ser melhor trabalhados pela equipe comercial a partir do momento em que dados relevantes sobre preferências dos clientes foram gerados. Do mesmo modo, os dados registrados pela equipe de vendas são fundamentais para a elaboração de estratégias de marketing.
De modo mais detalhado, podem ser destacados uma série de benefícios gerados pelo tratamento de dados em um CRM:
- Mais facilidade para atingir metas
- Melhor acompanhamento do funil de vendas
- Atendimento individual e personalizado
- Sua empresa se destaca no mercado
- Fidelização de clientes
- Maior poder para corrigir erros de operação
Alavanque os resultados do seu negócio com o CRM Meets
Agora que você conhece o que é um CRM, os dados que são cruzados e tratados pelo sistema e quais os benefícios para a sua empresa, que tal contar com Meets, CRM que simplifica e aumenta as suas vendas?
Com o Meets, você acompanha as atividades certas a serem realizadas e gerencia os seus leads de modo rápido e simples, aumentando, assim, a taxa de conversão.
Além disso, com o Meets você otimiza o atendimento na sua empresa, passando a ter maior controle sobre suas propostas e mantendo todo o histórico de interação com o público.
O Meets armazena, organiza e disponibiliza dados riquíssimos para o planejamento de estratégias assertivas em todos os setores da sua empresa de modo que o resultado seja o aumento da produtividade e, consequentemente, dos resultados da sua organização.
E sabe qual é o melhor de tudo?
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