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O que é WhatsApp Commerce e como isso pode ajudar seu negócio?

É notável que o WhatsApp é um dos maiores aplicativos multiplataforma do mundo, sendo fundamental para o cotidiano das pessoas, tanto no que diz respeito ao exercício da comunicação com os amigos, familiares, colegas de trabalho, etc, quanto para lidar com demandas profissionais.

Em virtude da sua popularidade, o WhatsApp, nos últimos anos, vem ganhando cada vez mais espaço entre as empresas, evoluindo para uma versão exclusiva para negócios, o WhatsApp Business

Na dinâmica de mercado, as empresas estão cada vez mais lançando mão do aplicativo para comercializar produtos/serviços, percebendo o seu potencial para alavancar as suas vendas.

O WhatsApp Commerce, voltado ao comércio, vem cada vez mais expandindo suas funções. Hoje, dentre tantas funções que podem ser dispostas para uma melhor experiência do cliente ao entrar em contato com a conta profissional da sua empresa. O WhatsApp Commerce permite efetuar compras diretamente pelo aplicativo, através da função de carrinhos de compras.

Para isso, a marca, em comunicação com o consumidor, oferece seus produtos/serviços que podem ser adquiridos em poucos minutos e com poucos cliques. 

Parece simples, né? Mas realmente é!

A sua empresa tem uma conta profissional? Basta você dispor o seu catálogo de produtos e/ou serviços e deixar que o cliente escolha o que está buscando e preencha o carrinho, até efetuar a compras. Caso este último passo não ocorra, você ainda tem grandes chances de recuperar esse carrinho.

Quer saber mais sobre o WhatsApp Commerce e como ele pode ajudar no seu negócio? Vem com a gente! 

O WhatsApp Commerce como aliado do seu negócio 

É provável que você conheça inúmeras pessoas que utilizam o WhatsApp no cotidiano, seja para demandas profissionais ou para socializar com outros indivíduos. Do mesmo modo, acreditamos que se você chegou até aqui, é porque você utiliza o aplicativo de mensagens (que você vai perceber ainda mais que ele já “deixou” de ser exclusivamente um mensageiro), inclusive no seu negócio. 

Isto não é para menos, o WhatsApp, hoje, é uma das maiores plataformas de mídia social do mundo, destacando-se como meio de comunicação de maior expansão entre as pessoas. Estima-se que o aplicativo ultrapassou a marca de 2 bilhões de usuários em todo o planeta, o que evidencia a sua difusão e popularidade. 

Colocamos logo no começo, entre parênteses, que o aplicativo não se restringe, hoje, exclusivamente à trocas de mensagens com amigos, familiares, ou seja, para uso unicamente pessoal.

Nos últimos anos, o WhatsApp vem sendo cada vez mais utilizado para fazer negócios. Não é à toa que a plataforma conta com uma versão exclusiva para esta finalidade, o WhatsApp Business, voltado aos negócios. Esta versão é, nos dias atuais, uma das mais importantes estratégias de empreendedores para melhorar os resultados das suas empresas e tornar suas marcas cada vez mais presentes no mercado e próximas dos consumidores. 

Boas Práticas para WhatsApp Business

O crescimento do uso do aplicativo reflete a nova dinâmica de um mercado em constante mudança, que precisa acompanhar a era digital e a expansão das tecnologias da informação. Por isso, métodos antigos de comunicação tornaram-se menos eficazes, gerando perdas para empresas que ainda os mantêm. Muitas organizações investem em atividades manuais para gerenciar e-mails, ligações, mensagens e acabam pecando na experiência do cliente. 

Com o WhatsApp para comércio, ou WhatsApp Commerce, as empresas vêm encontrando um grande aliado para alavancar as suas vendas

Com a forte presença do aplicativo na sociedade, as empresas otimizam sua rotina e se aproximam dos clientes, facilitando o dia a dia deles. Isso porque o WhatsApp, hoje, oferece muito mais do que o envio de mensagens — como você verá ao longo deste artigo.

Além de fortalecer o relacionamento com o cliente, o WhatsApp Commerce amplia a divulgação e permite vender diretamente pelo app, além de tirar dúvidas e impulsionar as vendas.

WhatsApp Commerce Meets

As suas vantagens só aumentam!

O WhatsApp, busca sempre otimizar o aplicativo, seja na versão comum, ou para a versão Business. Ciente disso, nos últimos anos, mudanças significativas vêm sendo anunciadas. Aliás, podemos tratar, aqui, como novidades que vieram para ajudar você, empreendedor, a melhorar o uso do WhatsApp no seu negócio e utilizá-lo como relevante ambiente de negociações. 

Sobre essas mudanças, um contexto que pode ser mencionado para respaldá-las é o da pandemia causada pela Covid-19, iniciada, no Brasil, em março de 2020. 

Todos nós sabemos o quanto a pandemia do novo coronavírus impactou o mundo e todas as atividades realizadas nas diferentes sociedades. O momento exigiu versatilidade das empresas para que elas conseguissem se manter firmes. Além disso, a pandemia comprovou que as organizações necessitam, também, de meios muito mais rápidos e eficazes para se comunicar com os clientes e, ademais, fechar negociações. 

De acordo com o WhatsApp, hoje, mais de 175 milhões de pessoas enviam mensagens para contas de empresas no WhatsApp Business todos os dias.

O que isso quer dizer? 

Que os consumidores, de um modo geral, se sentem confortáveis em estabelecer contato com as empresas via WhatsApp.  

Desse modo, o WhatsApp Commerce é uma grande tendência para as empresas, na medida em que leva confiança, praticidade e agilidade para os clientes, potencializando as chances de fechar vendas.

Vamos entender mais sobre a dinâmica do WhatsApp Commerce? Continue conosco! 

Primeiramente, o que é o WhatsApp Business? 

O WhatsApp Business é a versão do sistema voltado para negócios, contribuindo na comercialização de produtos por empresas dos mais diversos nichos e no relacionamento da marca com os clientes. 

Aqui no Brasil, a versão para negócios foi lançada em janeiro de 2018, inicialmente apenas para Android, chegando para iOS em abril do ano seguinte. 

O sucesso foi imediato, e após um ano de atividade, a plataforma já contava com cerca de 5 milhões de empresas ativas, usufruindo das ferramentas do aplicativo. A Meta lançou a nova versão ao perceber o potencial que o aplicativo já apresentava, pois, mesmo antes do WhatsApp Business, muitas empresas já usavam a versão convencional para se comunicar com os clientes. Contudo, a falta de profissionalização da plataforma gerava diversas falhas.

Confira as mudanças que o Facebook está promovendo para o WhatsApp Business em 2022

O WhatsApp Business é um aplicativo gratuito criado para pequenas empresas, oferecendo recursos exclusivos que facilitam vendas e o contato com o público — um diferencial que reforça a importância de seu uso nas organizações.

No e-commerce, o WhatsApp Business ajuda sua empresa a manter um contato organizado com os clientes, divulgar e vender produtos, além de reforçar a imagem profissional. Seja sua loja virtual ou física, a ferramenta amplia as oportunidades de venda e facilita a captação de novos leads.

De uma forma geral, podemos destacar algumas vantagens no uso do WhatsApp Business no seu e-commerce, sendo elas: 

  • Com a versão para negócios, a sua empresa dispõe de uma conta comercial com a localização do negócio, caso tiver espaço físico; 
  • A sua marca tem a possibilidade de disponibilizar um catálogo de produtos/serviços ofertados;
  • Dispõe da função de configurar o envio automático de mensagens de ausência e de saudação, fazendo com que o cliente nunca fique sem resposta;

Confira dicas de frases prontas para atendimento ao cliente e vendas no WhatsApp

  • Respostas rápidas
  • O WhatsApp Business permite o uso de etiquetas para organizar conversas;
  • É possível conferir estatísticas de mensagens;
  • Possibilita o uso de botão para começar a conversa em anúncios.

Esses benefícios do WhatsApp Business permitem o uso, sobretudo para o atendimento ao cliente, para o estabelecimento de processos de vendas e para o marketing digital da sua marca. 

Por mais que você conte com um e-commerce bem sistematizado e organizado, contar com uma conta profissional no WhatsApp é fundamental para complementar suas vendas e alavancar ainda mais os resultados, bem como para colocar em prática estratégias de marketing e de atendimento ao público

O que é WhatsApp Business API?

Para ajudar empresas de médio e grande porte, o WhatsApp lançou, também, a API do WhatsApp Business. API (Application Programming Interface), é a sigla para Interface de Programação de Aplicações (traduzido ao português), sendo uma função que possibilita que as empresas integrem funções de aplicativos às suas próprias soluções ou algumas funcionalidades da API. 

No caso da API do WhatsApp, é possível que a sua organização a integre com softwares de gestão de negócios e/ou de clientes, como ferramentas de chat online ou outros sistemas, como o Meets CRM.  

O que é o WhatsApp Business API?

Em um contexto geral, o principal objetivo da versão é promover melhorias e facilitar a comunicação das médias e grandes empresas com os seus consumidores. 

Percebe-se que o WhatsApp destaca o WhatsApp Business para pequenas empresas e a sua API para médias e grandes corporações? Contudo, os benefícios desta API, especificamente, são tão diversos e significativos, que podem ser aproveitados por organizações de qualquer porte. Porém, lógico, que as médias e grandes apresentam demandas maiores, as quais a API busca auxiliar.

Utilizando a API do WhatsApp Business no seu negócio, você pode integrar o aplicativo às plataformas digitais, possibilitando que todos os seus atendentes utilizem apenas um número, ao invés de vários contatos, evitando que as informações sejam dispersadas. 

Tanto o WhatsApp Business, quanto a sua API, vem expandindo cada vez mais as suas funções, buscando tornar o aplicativo, uma espécie de e-commerce. O WhatsApp Commerce transforma o seu contato profissional. Permitindo que os clientes, ao falar com sua empresa, possam conferir os serviços/produtos disponíveis e consigam efetuar compras diretamente nas conversas. Utilizando o WhatsApp de modo inteligente e a partir de uma equipe preparada, a sua taxa de conversão tende a aumentar. Ao mesmo tempo em que a sua empresa ganha maior poder para conquistar novos clientes e finalizar um maior quantitativo de vendas. 

O que eu preciso para ter o WhatsApp Business API?

Posso usar o meu número atual no WhatsApp Business API?

Como o WhatsApp Commerce pode ajudar a sua empresa? 

WhatsApp Commerce Meets

Para se destacar no mercado, as marcas buscam aproximar-se dos clientes por meio de uma comunicação direta e eficaz que gere vendas. Nesse cenário, o WhatsApp tornou-se uma das principais soluções para conectar lojas e consumidores, graças à sua ampla popularidade.

É muito mais cômodo, atualmente, para um cliente entrar em contato com a sua marca via WhatsApp do que ligando ou mandando um e-mail. O consumidor se sente mais à vontade realizando a primeira ação. 

O WhatsApp Commerce aproxima sua marca do cliente, e entender seu público é essencial para gerar boas vendas e garantir uma experiência positiva.

Aliando o aplicativo ao seu comércio, você pode utilizá-lo para as seguintes finalidades, confira abaixo:

Ouvidoria

Com o WhatsApp Commerce, seus clientes podem tirar dúvidas sobre produtos, serviços ou negociações, além de usar o canal para reclamações e feedbacks — fundamentais para ajustes e melhorias.

Por isso, é essencial ter uma equipe qualificada, capaz de transformar reclamações em oportunidades, oferecendo um atendimento eficiente e personalizado que recupere a confiança do cliente.

Saiba como montar sua central de atendimento via WhatsApp

Sendo assim, é essencial que você tenha estratégias de atendimento bem alinhadas, com maneiras de abordagem pré-definidas, bem como modelos de mensagens para serem utilizadas para diferentes casos. Com toda a inteligência do aplicativo, em face das suas funções, é preciso que você saiba explorar todas as suas funcionalidades, como as mensagens automáticas e rápidas para nunca deixar o cliente esperando. 

Com o WhatsApp Commerce você estabelece um atendimento próximo do cliente, o que é um grande diferencial para o mercado caso for realizado com qualidade, tendo em vista que passam maior credibilidade e confiança ao público. 

Para encerrar, é válido destacar que os clientes podem já tirar dúvidas sem precisar entrar em contato imediatamente com você. 

Como assim?

O WhatsApp Business permite incluir informações sobre a marca e um catálogo de produtos para que os clientes explorem. Muitos apenas consultam antes de falar com a empresa, por isso, mantenha o perfil organizado e atrativo. Disponha as informações de forma clara e envolvente, despertando o interesse em conhecer mais e entrar em contato.

Ou seja, o cliente deve ir com a intenção de consultar, mas acaba sendo “capturado” pela sua marca, diante do que você oferta para ele. 

Divulgação 

Aqui é bastante simples!

Se o canal do WhatsApp possui grande popularidade e está bastante difundido entre as pessoas, por que não o utilizá-lo como meio de abordagem aos consumidores? 

Com o WhatsApp Commerce, você pode manter contato com os seus clientes e com os potenciais clientes que chegaram ao seu negócio, realizaram perguntas, interagiram com as mensagens automáticas, por exemplo, mas por algum motivo não finalizaram nenhuma compra. 

Desse modo, você pode enviar aos consumidores novidades do mês ou da semana, informações sobre promoções, liquidações, entre outras campanhas.

Agora, muita calma nessa hora!

Não seja chato!

Saiba como abordar o cliente. Para isso, planeje e construa estratégias para isso. Não adianta abordar os consumidores de qualquer forma, enchendo o saco deles e ofertando produtos/serviços que não os interessam.

Sugestão de leitura do nosso blog: Como fazer a geração de leads e automação no WhatsApp?

Para evitar isto, é importante você contar com uma série de dados sobre clientes e potenciais clientes, o que pode ser facilmente resolvido com um CRM integrado. O CRM ajuda diretamente a sua empresa no relacionamento com o cliente, armazenando uma série de dados sobre ele, como informações pessoais, histórico de conversas com sua marca, jornada de compra, dores e necessidades, entre outras. 

Integrada a central de atendimento do Meets, você consegue potencializar as funções do WhatsApp Commerce e deixá-lo ainda mais eficiente!

Com isso, você tem a possibilidade de personalizar os atendimentos aos consumidores, sabendo com quem está falando, se um dia a sua empresa já falou aquele cliente e o que foi falado, para estabelecer o melhor contato possível, alinhado aos interesses dele e sendo assertivo nas ofertas.

Leia também: O que é gestão da experiência do cliente?

Vendas

A oferta de um bom atendimento tem um final muito feliz quando você cativa o cliente e conclui a venda. Se você chegou até aqui, é porque conseguiu mostrar para os consumidores o valor do seu produto/serviço e passar confiança para eles.

O WhatsApp Commerce facilita todo o processo de venda. Com ele, o cliente realiza quase todos os processos no próprio aplicativo. Ele acessa os seus produtos, pode sanar quantas dúvidas, escolher quais itens ele deseja e enviar para você. Logo após, sua empresa já envia as formas de pagamento ou link no qual será realizado para que o cliente finalize a compra. Tudo isso acontece muito rápido.

Uma das principais vantagens disso é o fato de poder efetuar vendas no momento em que o cliente está quente, demonstrando interesse na sua marca e percebendo a agilidade na qual ele pode resolver. Tudo isso de maneira automatizada, otimizando tempo e trabalho para você e para o consumidor. 

Acompanhamento do pedido 

Ao realizar uma compra, os clientes costumam querer acompanhar a entrega dos pedidos, seja por ansiedade ou por controle da entrega. Com o WhatsApp Commerce, a cada nova atualização de status da compra você pode informar o cliente de modo prático, via aplicativo, sem necessitar que ele faça login em sua conta ou acesse o seu e-mail para saber. 

Por que utilizar o WhatsApp no seu comércio?

O WhatsApp para negócios vem ficando cada vez mais completo. Hoje, como já vimos destacando, é possível que o cliente faça todo o processo de compra de produtos diretamente pelo WhatsApp, sem necessitar recorrer a outros meios, facilitando a vida de todos.

A plataforma dispõe de uma série de funções úteis para empreendedores, como a criação de catálogos, exibindo os produtos/serviços ofertados para informar aos consumidores preços e descrição dos itens. Evita-se um prolongamento desnecessário no contato com questões que podem ser respondidas previamente. Como o valor, otimizando tempo e já deixando o cliente na posição de compra. 

O mais importante de tudo é a boa experiência que você irá propiciar aos clientes. A sua empresa deve estar presente nos canais onde os clientes estão. Se você não fizer isso, a concorrência faz!

Por isso é preciso ser flexível, obviamente, encaixando tudo com os objetivos e cultura da sua empresa! 

Portanto, como os clientes estão bastante presentes no WhatsApp, o aplicativo é preciso que você esteja também!

Através do WhatsApp Commerce, você consegue criar relacionamentos duradouros, gerar leads qualificados, captar cada vez mais clientes e alavancar suas vendas, potencializando os resultados positivos da sua marca.

Com uma boa experiência do cliente, em face de um bom atendimento e de toda praticidade para consumir a sua marca, você ganha a confiança necessária para fidelizar clientes.  

Para isso, voltamos a mencionar o quanto é preciso realizar um atendimento de qualidade, tornando o seu WhatsApp Commerce um canal humanizado e personalizado, por mais que estejamos focalizando neste artigo em funções automatizadas de compra, você não deve esquecer que a relação se mantém no pós-venda também! 

Quais tipos de arquivos são permitidos enviar pelo WhatsApp Business API?

E mesmo se pensarmos só nas mensagens automáticas, a ideia de um bot, por exemplo, é que ele passe a ideia de ser uma pessoa falando com o cliente. Portanto, o tratamento, também, deve ser de excelência, o que é um grande passo para a retenção de clientes. 

Quando se pergunta “Por que utilizar o WhatsApp no seu comércio?”, a resposta está ancorada, sem dúvidas, principalmente na forma como você facilita a vida do seu cliente

O sucesso do cliente é essencial!

O consumidor é peça-chave do seu negócio!

Você precisa sempre pensar nele na hora de elaborar as estratégias da sua empresa, seja para conquistar cada vez mais consumidores, ou para manter os que já consomem seus produtos/serviços. 

Portanto, a experiência do cliente é crucial na hora de fechar uma negociação. Isto só será concretizado se ele tiver uma boa imagem da sua empresa e confiar nos seus serviços. Para isso, você deve oferecer o melhor conforto para o seu consumidor, fazendo com que ele se sinta abraçado e importante.

A função de checkout do WhatsApp Commerce se assemelha à ferramenta de vendas que já existe no Instagram. Este recurso, como fora tratado, permite a compra na mesma plataforma, ou seja, no WhatsApp, desde a seleção de produtos, contato com o vendedor, até o pagamento. 

Pare para pensar, se coloque no lugar do consumidor e perceba o quanto isso facilita bastante a vida dele e o processo de compra…

Agora, no seu lugar mesmo de empreendedor, reflita o quanto isso facilita, também, a sua vida, na medida em que otimiza tempo, recursos e trabalho, e, com o conforto proporcionado aos consumidores, converte mais e aumenta as vendas. 

Carrinhos de compras no WhatsApp Commerce 

WhatsApp Commerce Meets

Sabe aquele carrinho de compras que você controla em um supermercado ou qualquer outra loja? Inserindo nele os produtos que você tem interesse em comprar? Bem como o carrinho de compras que você vai preencher em um e-commerce? 

Pois bem, o WhatsApp Commerce também dispõe de um carrinho de compras para os consumidores adquirirem produtos/serviços da sua empresa diretamente pelo aplicativo

Desse modo, o cliente pode navegar pelo catálogo disponível no app, escolher os itens que ele tem interesse e enviar o pedido para empresa, tudo de modo automatizado, com respostas rápidas.

Assim sendo, todo o processo de venda é simplificado!

Essa função possibilita que o cliente tenha uma experiência de compra semelhante ao modo de comprar em aplicativos de lojas.

Para ele, é muito mais prático, bastando selecionar o que quer na lista de produtos e/ou serviços disponibilizada. Para os vendedores, o recurso facilita a gestão das solicitações, passando a produzir mais, em menos tempo. 

Como usar o carrinho de compras do WhatsApp?

#1 O cliente vai iniciar a conversa com o WhatsApp Business da sua empresa. Diante disso, você pode disponibilizar um catálogo para que ele acesse os produtos disponíveis. Outra opção é enviar uma mensagem com diferentes ações que ele possa realizar, como saber mais sobre sua empresa. Falar com a equipe de atendimento ou ir direto para a compra. Escolhendo esta última opção, você envia o catálogo de produtos disponíveis. 

WhatsApp Commerce Meets

WhatsApp Commerce Meets

#2 Ao confirmar que deseja comprar, você deverá enviar para o cliente  a lista de produtos disponíveis ou as categorias, para que ele possa escolher os itens que ele deseja. 

WhatsApp Commerce Meets

WhatsApp Commerce Meets

WhatsApp Commerce Meets

#3 Dessa forma, os clientes conseguem visualizar todas as opções de produtos/serviços que o seu negócio oferta. 

WhatsApp Commerce Meets

#4 Os consumidores, portanto, escolhem os itens que desejam adquirir e ao clicar neles, você pode disponibilizar algumas informações sobre o produto e um link de direcionamento para saber mais. Abaixo da descrição tem dois botões, uma para o cliente entrar em contato com você para saber mais do produto e o outro para adicioná-lo ao carrinho.

#5 Caso queira adicionar mais itens ao carrinho, toque em “Continuar comprando” e escolha o que quiser. Os clientes podem adicionar os itens desejados, e o ícone do carrinho, no canto superior direito, mostra a quantidade atualizada de produtos.

WhatsApp Commerce Meets

#6 Após adicionar os produtos ao carrinho, o cliente clica no botão verde “Iniciar”, semelhante ao das conversas comuns, como mostra a imagem abaixo.

Carrinho de compras Meets

#7 Ao apertar em enviar, a mensagem do pedido será enviada à sua loja, como exposto abaixo: 

Carrinho de compras Meets

#8 Logo em seguida, a sua empresa responde o cliente, confirmando o carrinho e dando a possibilidade dele ir ao pagamento. Para isso, pode ser enviado um botão para que o consumidor confirme o interesse de que você gere um link de pagamento. 

Carrinho de compras Meets

Saiba o que faz a diferença no atendimento ao cliente

#9 Sendo confirmado o interesse, você retorna com outra mensagem, enviando a forma de pagamento escolhida. No caso do exemplo foi via link, o qual vai direcionar o cliente para uma página externa, a do pagamento. 

Carrinho de compras Meets

De acordo com o WhatsApp, o pedido não é finalizado até que a sua empresa confirme o pagamento

As formas de pagamento podem ser definidas de acordo com o seu negócio, caso você queira fazer de outra forma, sem ser com um link. Ou pode dar várias possibilidades além do link. 

O recurso do carrinho para a compra realizada pelo WhatsApp Commerce foi desenvolvido na intenção de deixar todo o processo de compra mais fácil e eficiente. Acompanhado o passo a passo, você percebeu que fica muito mais cômodo para os consumidores adquirir um produto da sua loja, bem como para  sua empresa vender. Na medida em que são configurações automáticas que vão sendo executadas rapidamente, garantindo, assim, uma boa experiência para o cliente.

Outro ponto importante é o teor da mensagem. As frases e abordagens mostradas no exemplo acima não seguem um padrão fixo. Assim, você tem liberdade para definir as mensagens e os comandos que serão utilizados. No entanto, é essencial atentar-se a esses detalhes para garantir que o contato da sua empresa seja feito de forma envolvente, com um atendimento humanizado e simples.

Como você pode ativar e desativar o carrinho no seu WhatsApp Commerce? 

É muito fácil ativar a função!

Para isso, basta abrir o WhatsApp Business e seguir os seguintes passos:

Se for Android, clique em “Mais opções > Ferramentas comerciais > Catálogo

Toque em Mais opções > Configurações.

Ative a opção “Adicionar ao carrinho” para exibir o carrinho aos seus consumidores.

Para desativar a opção, desmarque a opção “Adicionar ao carrinho”.

Se for Iphone, o passo a passo é o mesmo!

Caso o uso do WhatsApp seja na versão Web, clique em “Mais opções”, na parte superior da sua lista de conversas, e, em seguida, clique em Catálogo.

Clique em Mais opções > Configurações.

Na seção “Adicionar ao carrinho” clique em “Ativado” para exibir o carrinho aos seus clientes. 

Clique em “Desativado” para desativar o recurso.

Esteja perto do seu cliente 

Estar disponível em uma plataforma onde os clientes e potenciais clientes da sua empresa estão e se sentem “em casa” ajuda você a criar relações mais concretas com eles e otimiza tempo, trabalho e custos investidos. 

Se a realidade hoje é em grande parte virtual, sua marca deve estar presente nesse meio. Muitos clientes antes de comprar produtos/serviços, mesmo que de maneira física, navegam por sites e redes buscando saber mais. Quando uma empresa oferece informações preciosas para os consumidores, isso já garante meio caminho andado para eles. 

Melhor ainda é quando um negócio permite que o cliente possa realizar a compra de um produto que ele tanto quer de modo totalmente online, do conforto da sua casa e através de um aplicativo que ele utiliza cotidianamente. O WhatsApp Commerce simplifica o processo de compra e venda de produtos e serviços e garante praticidade e agilidade nas negociações. Com o uso inteligente do recurso, a sua empresa encontra excelentes oportunidades para alavancar a vendas. 

Política Comercial do WhatsApp

De acordo com o WhatsApp:

Quando você vende bens e serviços, consideramos como transação todos os materiais de mídia e mensagens relativos aos seus bens e serviços (inclusive descrições, preços, tarifas, impostos e/ou divulgação de informações obrigatórias por lei). As transações precisam estar de acordo com as políticas relacionadas abaixo, bem como com os termos, as leis e os regulamentos aplicáveis.

Portanto, todo o processo de venda de produtos/serviços da sua marca deve estar de acordo com as políticas do WhatsApp, estando passível a penalidades caso haja cumprimento.

Saiba mais sobre a Política Comercial do WhatsApp clicando aqui

Devo utilizar o WhatsApp Commerce no meu negócio?

Se você quer se destacar no mercado, conquistar cada vez mais consumidores e alavancar suas vendas, a resposta é SIM! 

Como visto, o aplicativo em sua versão para negócios é um poderoso meio para vendas de produtos/serviços da sua marca, podendo, ser um grande aliado do seu comércio para aumentar as taxas de conversão e fidelização de clientes, o que, consequentemente, joga para cima, também, os resultados do seu negócio e o retorno financeiro

O processo de compras centrado no WhatsApp Commerce é um avanço bastante significativo para a plataforma e, sobretudo, para as empresas. A sua funcionalidade pode auxiliar em eventuais gargalos dos negócios que possam vir a surgir, a exemplo do abandono do carrinho de compras, que é bastante comum. 

E como o WhatsApp Commerce pode ajudar nisso?

É simples, você tem em mãos todo o histórico de conversa para, a partir disso, traçar uma série de estratégias para recuperar esses carrinhos abandonados.

Para conseguir realizar esta ação com eficiência, além de outros processos com o WhatsApp Commerce, é importante contar com um suporte humano de qualidade. Uma equipe de vendas qualificada, e com uma solução em software, como um CRM de excelência, a exemplo do Meets.

A nossa solução é parceira oficial para utilizar a API do WhatsApp Business, criando uma variedade de automações dentro do CRM Meets que ajudam o seu negócio no cotidiano. 

Em face da integração Meets + WhatsApp, contar com o nosso CRM no seu comércio é um ponto de grande vantagem. Você acessa todas as conversas com clientes e clientes em potencial, visualizando um funil de vendas. Você acompanha, também, as relações comerciais de uma etapa para outra e acelera as comunicações com os consumidores através das nossas ferramentas de automação, como os gatilhos inteligentes.

Além disso, nosso CRM centraliza e protege os dados de clientes e potenciais em um só lugar. Dessa forma, sua equipe acompanha facilmente tudo o que foi tratado com cada cliente, pois o histórico de conversa fica sempre disponível. Assim, ela consegue oferecer um atendimento personalizado pelo WhatsApp e conduzir o consumidor até a conclusão da compra diretamente no aplicativo.

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