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Brand Awareness: 8 dicas para aumentar o reconhecimento da sua marca

Brand Awareness: 8 dicas para aumentar o reconhecimento da sua marca

Você já ouviu falar no termo “Brand Awareness”

Talvez você possa estar pensando que lá vem mais um novo conceito confuso que a sua empresa deve trabalhar. Porém, pode ficar tranquilo, que é muito simples de compreender!

Além de fácil compreensão, o Brand Awareness é de extrema importância para o seu negócio. 

Para embarcar na temática e entender o que é o conceito, cabe citar um exemplo. Logo, você já foi ao supermercado atrás de “maizena”?

Pois bem, você esteve atrás do amido de milho ou do amido de milho da marca Maizena? 

Utilizar o nome da marca para se referir a um produto, o qual muitas vezes você nem sequer compra da marca, ajuda a entender o Brand Awareness. 

Neste artigo, você irá conhecer o que é Brand Awareness e a sua importância. Ademais, trouxemos 8 dicas para você aumentar o Brand Awareness do seu negócio e se destacar no mercado.

Ficou interessado no conteúdo? Continue a leitura!

Afinal, o que é Brand Awareness? 

Brand Awareness Meets

Brand Awareness é um termo em inglês que traduzido ao português significa “consciência de marca”

Portanto, pode ser definida como uma métrica que mensura o quanto o seu negócio é reconhecido no mercado, pelos consumidores.

O objetivo de aperfeiçoar o Brand Awareness é impulsionar a imagem da sua marca e fazer com que a sua empresa se torne uma referência no nicho de atuação.

Para isso, é preciso ser diferente, visto que são justamente esses diferenciais que vão colocar à sua empresa passos à frente da concorrência. 

Com base na definição, quanto maior for o Brand Awareness do seu negócio, melhor.

Qual a importância do Brand Awareness? 

Você deseja que a sua marca tenha reconhecimento no mercado?

Provavelmente, a sua resposta é sim, não é mesmo?

Ser referência em um mercado acirrado traz grandes vantagens para o seu negócio.

Assim, focar no reconhecimento da sua marca envolve uma série de estratégias, que bem aplicadas trazem inúmeros benefícios, como:

Aumento das vendas 

A partir do momento em que sua marca se torna referência no mercado, você tende a vender mais. Aqui, estamos falando de reconhecer no sentido positivo, ou seja, de o consumidor atribuir grande valor à sua marca e/ou seus produtos/serviços. 

Portanto, o reconhecimento envolve, também, a confiança.

Logo, ao se tornar uma referência no mercado, o consumidor terá a sua empresa entre as primeiras opções ao precisar de um serviço/produto.

Por exemplo, vamos imaginar que você é gestor de uma clínica de estética.

Diante disso, os serviços prestados pelo seu estabelecimento são destaque e sua marca está em ênfase no mercado, na mídia e entre o público.

Um consumidor, tendo esse conhecimento da sua marca, ao precisar realizar um procedimento qualquer, logo cogita a possibilidade de ir ao seu negócio para ser atendido. 

Essa ação se dá, justamente, devido à confiança que o consumidor tem acerca da sua clínica.

Maior alcance

Brand Awareness Meets

 

Se a consciência de marca é maior, ou seja, se a sua empresa é bem reconhecida no mercado, naturalmente o alcance irá ser mais elevado

Assim, a presença da sua marca será muito mais significativa, seja em ambiente online ou offline, bem como através do marketing boca a boca.

Impulsiona o sucesso das campanhas de marketing 

Partindo do pressuposto que a sua marca possui grande reconhecimento no mercado, o sucesso com as campanhas de marketing é mais provável.

De maneira direta, a sua marca cai no gosto do público

Portanto, diante do maior alcance, da credibilidade construída e da confiança do público para com o seu negócio, o marketing da sua empresa consegue ser mais assertivo, agradando mais os consumidores.

Ademais, uma marca reconhecida no mercado tende a fidelizar mais. Ou seja, sua empresa ganha mais “advogados”, que podem defender espontaneamente a sua empresa diante de possíveis críticas, e divulgadores, via marketing boca a boca.

Mais autoridade no mercado 

O Brand Awareness permite que a sua empresa tenha mais autoridade no mercado.

Assim, na medida em que sua empresa é reconhecida pelo público devido aos produtos/serviços de qualidade, bem como a experiência promovida, seu negócio torna-se uma autoridade no nicho. 

Maior reconhecimento = maior autoridade/credibilidade

Impulsiona o marketing boca a boca

Brand Awareness Meets

Por mais que já tenhamos citado o marketing boca a boca, vale a pena colocá-lo como uma das vantagens de ter um Brand Awareness elevado no seu negócio.

Marketing boca a boca: o que é e como fazer?

Portanto, todas essas vantagens acima vão fazer com que a sua marca seja muito mais divulgada pelo seu próprio público, através do marketing boca a boca. 

Por marketing boca a boca, entende-se o processo de indicações feitas de consumidores para outros consumidores, diante de boas experiências vivenciadas. 

Não sai da boca do consumidor, já que se torna uma referência e um parâmetro 

Existem pessoas que só usam um dado produto/serviço de uma marca específica.

Caso utilize o mesmo serviço/produto de outra marca, a experiência não é tão gratificante como seria com uma marca mais reconhecida.

Mas, uma situação frequente que comprova o bom Brand Awareness de uma marca é o consumidor procurar um serviço/produto utilizando o nome de uma marca específica.

Como assim?

Por exemplo, bombril. Bombril é a marca que comercializa, também, a lã de aço, a qual, independentemente da marca, ficou popularmente conhecida como Bombril.

O mesmo se aplica à Gillette, que na verdade é a marca do aparelho de barbear, à Maizena, que é uma marca de amido de milho, a Danone, marca de iogurte, Pinho Sol, marca de desinfetante, entre outras.

8 dicas para aumentar o Brand Awareness da sua marca

Como abordado neste artigo, o Brand Awareness se refere ao reconhecimento da sua marca. Ou seja, dentre os objetivos dessa métrica tem-se o ganho de autoridade, alcance, aumento de vendas, maior fidelização, etc.

Isto é, tudo inserido em um grande objetivo de apresentar diferenciais de mercado que façam com que a sua marca se destaque frente à concorrência.

Agora que você já sabe o que é Brand Awareness e conhece a sua importância, trouxemos OITO dicas para você aumentar a consciência de marca e tornar a sua empresa ainda mais conhecida no mercado.

Ficou interessado em saber mais? Continue lendo e confira as dicas! 

Dica 1: Conheça o seu cliente

 

Para melhorar o reconhecimento da sua marca é preciso contar com o apoio dos consumidores. 

Para contar com os consumidores, é preciso conquistá-los, o que perpassa pela oferta de soluções que eles realmente precisam.

Mas, para que a sua empresa consiga ser assertiva na experiência do cliente e consiga atender às necessidades/dores/desejos do consumidor, é necessário saber quem é o seu cliente.

Assim, quem é o seu consumidor? Qual o seu comportamento? Qual é sua dor? O que ele deseja e costuma consumir? 

Para ser assertivo, é importante ter uma persona do seu negócio definida, de modo que você consiga alcançar o seu público com as soluções ideias e construir excelentes relacionamentos.

Para melhorar a experiência do cliente, construindo ótimos relacionamentos, sabendo quem é o seu cliente, é fundamental contar com o Meets CRM.

O Meets auxilia o seu negócio a ter em mãos informações valiosas sobre leads, clientes e negócios, que somadas aos recursos e ferramentas automatizadas, possibilitam tomadas de decisões mais assertivas.

Dica 2: Esteja presente nos canais certos 

Na medida que você conhece seu cliente e seu comportamento, é possível identificar onde sua persona está.

Será que estão mais presentes nas redes sociais?

Será que utilizam mais e-mails?

Se for redes sociais, utilizam mais o Instagram ou outra rede? 

Dessa forma, mais do que estar presente em diferentes canais, sua empresa precisa marcar presença nos locais certos, nos horários certos e para o público certo.

Assim, as chances de ser mais eficiente nas ações aumentam, o que pode ser convertido em mais vendas, em mais clientes fidelizados e, consequentemente, no maior reconhecimento da marca.

Dica 3: Trabalhe com programas de indicação 

Brand Awareness Meets

Para aumentar o Brand Awareness do seu negócio vale a pena investir em programas de indicação.

E o que seria isso?

Os programas de indicação são ações que sua empresa realiza para conquistar mais clientes, contando com o suporte de clientes fidelizados.

Assim, você oferece benefícios para clientes que realizam o marketing boca a boca e consiga novos consumidores.

Entre os benefícios, pode ser um brinde, um desconto, ou qualquer outra vantagem que você avalia ser ideal para satisfazer sua persona. 

Dica 4: Dê uma roupagem única para o seu negócio e foque na imagem visual  

Exclusividade. Foque na exclusividade. 

Sem dúvida, uma das principais formas de ser reconhecido no mercado é garantir a sua autoridade através da autenticidade.

Em um mercado tão apertado, apresentar diferenciais competitivos é de suma importância

Assim, se a sua marca consegue construir uma identidade própria, como um jargão, por exemplo, um símbolo ou outro elemento, pode impulsionar a consciência de marca. 

Ademais, a identidade visual também tem grande peso.

Isto é, apresentar uma identidade visual singular é um grande diferencial e pode fazer com que a sua marca seja lembrada.

Um exemplo é a letra M em formato de arcos e na cor amarela da McDonald ‘s, que logo remete à marca. 

Obviamente, reconhecemos que não é uma missão fácil construir uma identidade que marque o consumidor, ou seja, uma identidade visual inconfundível. Por isso, é preciso contar com um bom time que saiba como acertar em cheio o público. 

Dica 5: Patrocine 

Se for uma prática cabível ao seu negócio e ao nicho de atuação, invista no patrocínio de eventos, projetos e até mesmo personalidades, com vista em destacar a sua marca.

Colocar a sua marca para circular em situações específicas como essa pode gerar mais resultados do que você imagina no que diz respeito à conscientização de marca.

Dica 6: Insira a identidade da sua marca em brindes 

Aqui entram os famosos “mimos”.

Sua marca pode se promover justamente a partir de brindes dados aos clientes, seja em uma promoção, em uma inscrição, na compra de um serviço/produto, na renovação, etc. 

Fornecer recursos úteis aos clientes, como canecas, garrafas, chaveiros, canetas, camisas, entre outros, com a identidade da sua marca faz com que sua empresa seja lembrada pelo cliente e, além disso, divulgada para mais potenciais clientes.

Dica 7: Invista no marketing de conteúdo 

Brand Awareness Meets

Nos dois últimos posts do nosso blog trouxemos artigos tratando sobre marketing de conteúdo, alternativa que pode potencializar o Brand Awareness e garantir um maior reconhecimento da sua marca. 

Você precisa conhecer o poder do Marketing de Conteúdo

10 Dicas para fazer marketing de conteúdo assertivo

Inclusive, o Brand Awareness está incluso como um dos principais objetivos do marketing de conteúdo, na medida em que esta estratégia ajuda sua marca a ser lembrada é vista como uma referência no nicho, no passo em que produz e divulga conteúdos de valor.

Dica 8: Foque em garantir experiência satisfatórias ao cliente

Quer ter a sua marca reconhecida pelo público? Invista na experiência do cliente!

O cliente está no centro de todo o processo comercial, logo, é preciso promover experiências satisfatórias e construir relacionamentos fortes.

A partir do momento em que sua marca garante boas experiências ao consumidor, você impulsiona a fidelização e a prática de indicações.

Portanto, foque nos conceitos de customer centric, customer success e customer experience e invista no relacionamento com o cliente.

Projete a sua marca no mercado com o Meets CRM

Uma outra maneira de melhorar o reconhecimento da sua marca é atender às necessidades do mundo atual, deixando de lado, assim, práticas obsoletas e investindo na automatização dos processos.

Assim, investir em um CRM, como o Meets, é a solução ideal para a sua empresa ganhar cada vez mais espaço em um mercado disputado.

Com o Meets, você larga mão de práticas retrógradas, como o uso incessante de planilhas manuais, e foca em deixar o seu trabalho e o da sua equipe mais prático e rápido, aliando-se à tecnologia.

O Meets, é o primeiro CRM com Central de Atendimento integrada, contando com uma estrutura omnichannel que permite que a sua empresa promova excelentes experiências a partir do atendimento.

Conheça a Central de Atendimento do Meets CRM

Essas boas experiências, contudo, não se limitam ao atendimento, visto que a estrutura robusta do Meets garante boas práticas em vendas, geração e gestão de leads, suporte, marketing, gestão e etc.

O Meets é a melhor solução para você registrar, armazenar e gerenciar dados de leads, clientes e negociações, de modo centralizado e seguro, conforme a LGPD.

Não perca mais tempo, conte agora mesmo com as melhores soluções em vendas, gestão de leads e atendimento digital.

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