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10 Dicas para fazer marketing de conteúdo assertivo

No post anterior, falamos sobre o poder do marketing de conteúdo.

Leia o nosso conteúdo: Você precisa conhecer o poder do Marketing de Conteúdo

Na publicação, trouxemos para você a definição do marketing de conteúdo, sua importância, bem como suas principais vantagens e toda uma estruturação que deve ser realizada.

Nessa estruturação, na verdade, nos referimos à uma cadeia de processos que devem ser seguidos, visto que o marketing de conteúdo não deve ser uma estratégia reduzida e/ou negligenciada no seu negócio, como é feito por muitas empresas.

Hoje, o marketing de conteúdo apresenta grande relevância quando nos referimos ao seu uso para incrementar a experiência do cliente e oferecer soluções que eles desejam, seja ainda na etapa na qual ele se encontra como um potencial cliente, ao longo do funil de vendas ou até mesmo no pós-venda.

Contudo, apesar da sua importância, muitas empresas não dão o valor necessário ao marketing do conteúdo, inclusive classificando essa estratégia como algo irrelevante, que pode ser feito de qualquer modo e por qualquer pessoa.

fazer marketing de conteúdo Meets
Fazer marketing de conteúdo não é uma tarefa simples. Desenvolver uma estratégia realmente eficaz e assertiva requer bastante criatividade, dedicação, conhecimento sobre o mercado, produto/serviço e acerca do público, bem como de muito engajamento. Como todos esses elementos alinhados, sua empresa poderá colher variados benefícios.

Mas, não é assim que funciona!

O marketing de conteúdo deve ser encarado como mais uma estratégia dentro do campo de marketing e vendas, o qual é utilizado para alcançar uma diversidade de objetivos e que, aplicado de maneira assertiva, tem o poder de gerar ótimos resultados para o seu negócio.

No entanto, para que isso seja possível e seu negócio possa colher bons frutos, é preciso estruturar bem o marketing de conteúdo.

No artigo anterior do nosso blog, o qual você pode acessar clicando aqui, trouxemos um tópico intitulado “Planejamento, produção e divulgação”, trazendo justamente os diversos momentos do marketing de conteúdo.

Nisso, é possível entender que um marketing de conteúdo assertivo envolve fases de planejamento, como o que vai ser postado, em quais canais e formatos, etc, levando em conta a realidade da sua empresa e do seu negócio.

Do mesmo modo, o processo de produção precisa ser alinhado, mirando sempre objetivos a serem alcançados.

Importância igual deve ser conferida à divulgação, visto que de nada adianta produzir conteúdo de qualidade e não disponibilizar para o seu público na busca de captar mais clientes e fidelizá-los. 

Todavia, em face da relevância do marketing de conteúdo, uma das maiores preocupações e dúvidas talvez sejam como fazer um marketing de conteúdo assertivo. Pensando nisso, preparamos este artigo para ajudar você e seu time a estruturar uma estratégia de marketing de conteúdo assertiva na sua empresa.

Ficou interessado no conteúdo? Continue a leitura e confira a dica que preparamos para você! 

Algumas considerações iniciais sobre o marketing de conteúdo 

O marketing de conteúdo é uma estratégia de inbound marketing que busca oferecer valor para o consumidor, seja ele potencial cliente da sua marca ou cliente já ativo. 

Assim, sua empresa produz conteúdos, dentro uma variedade de possibilidades, canais e formatos, e disponibiliza ao público, visando o engajamento do consumidor e, consequentemente, gerar mais leads, conquistar e fidelizar mais clientes.

Quando se fala em “oferecer valor”, estamos nos referindo à importância da sua empresa estar ao lado do consumidor, entendendo que o processo comercial não se reduz ao ato de vender produtos/serviços.

Desse modo, você fornece, por exemplo, um conteúdo até mesmo antes de uma pessoa demonstrar interesse na sua marca ou em algo ofertado por ela. 

Ou seja, a proposta do marketing de conteúdo é ajudar os consumidores a solucionar alguma demanda, informá-lo sobre algum assunto relevante, tirar dúvidas, fornecer curiosidades, entreter, etc. Obviamente, o foco é ajudar o consumidor, seja ele cliente ou não. Contudo, a depender da situação de cada consumidor, o teor do conteúdo precisa se diferenciar.

Como assim? 

Se por exemplo é uma pessoa que entrou no seu site agora mesmo, mas pouco sabe sobre a marca e ainda não demonstrou um interesse claro em nenhum produto/serviço, você não vai entregar um conteúdo repleto de gatilhos para incentivar uma determinada compra, não é mesmo? 

Até porque o principal foco do marketing de conteúdo não é vender, mas sim agregar valor.

Logo, o ideal, nessa situação, é um conteúdo que ajude o consumidor a encontrar o que ele realmente deseja.

Dessa maneira, com o marketing de conteúdo você busca envolver os consumidores a fim de construir um ótimo relacionamento entre cliente e marca. E você deve saber que um relacionamento forte com o cliente é um passo fundamental para o seu negócio encarar um mercado acirrado, não é mesmo?

Vantagens de fazer marketing de conteúdo 

fazer marketing de conteúdo Meets
Confira as principais vantagens de se fazer makerting de conteúdo.

Um marketing de conteúdo bem estruturado e assertivo tem o poder de gerar uma série de benefícios para o seu negócio.

Assim, você pode alcançar mais pessoas de maneira efetiva, aumentando sua base de leads e de clientes. Consequentemente, sua empresa aumenta a lucratividade!

Entre as principais vantagens do marketing de conteúdo, as quais podem ser utilizadas, também, como objetivos para a estratégia, destacamos as seguintes:

  • Uma estratégia de marketing de conteúdo bem alinhada aumenta o tráfego da sua página, deixando-a melhor posicionada nos mecanismos de buscas; 
  • Potencializa o brand awareness, garantindo maior reconhecimento e credibilidade para a sua marca no mercado; 
  • Educa o seu público sobre temáticas pertinentes e/ou sobre o serviço/produto; 
  • Alavanca suas vendas;
  • Potencializa a geração de leads
  • Eleva o Lifetime Value (LTV);
  • Reduz o Custo de Aquisição de Clientes (CAC).

Saiba mais sobre cada uma dessas vantagens lendo o nosso conteúdo abaixo: 

Você precisa conhecer o poder do Marketing de Conteúdo

10 Dicas para fazer marketing de conteúdo assertivo 

fazer marketing de conteúdo Meets
Você sabe como fazer marketing de contéudo de maneira assertiva? Confira as melhores dicas para caprichar na sua estratégia!

Na medida em que o marketing de conteúdo é uma estratégia de negócio, obviamente você deseja ser assertivo na sua execução e colher os frutos, não é mesmo?

Até pelo fato de essa estratégia possibilitar excelentes resultados para a sua empresa, vide o tópico acima, que trouxe uma gama de vantagens.

Mas, como fazer um bom marketing de conteúdo?

Pensando nisso, trouxemos DEZ dicas para ajudar você e seu time nessa tarefa. Confira!

#Dica 1: Foque no seu público, não nos seus serviços/produtos

Mencionamos que o principal objetivo do marketing do conteúdo não é vender. E, de fato, não é, mas sim agregar valor para o cliente.

Contudo, isso não significa que no marketing de conteúdo você não irá alinhar estratégias de vendas, visto que, é lógico, que você estará tentando conquistar mais clientes.

Entretanto, é preciso tomar bastante cuidado: o marketing de conteúdo precisa partir da necessidade do cliente, ou seja, do que eles estão precisando saber. Logo, o maior foco não deve ser no que a sua marca quer comunicar, como por exemplo um produto/serviço novo. 

Ou seja, entenda sua persona, suas necessidades, dores e desejos e foque em conteúdos que atendam às demandas dela, utilizando linguagem e elementos envolventes que aí sim estimulam e influenciam seu consumidor.

#Dica 2: Forneça informações relevantes e respostas 

Nada melhor do que oferecer valor ao cliente ajudando-o a solucionar alguma demanda.

O marketing de conteúdo estruturado deve ter, justamente, este propósito: ajudar o consumidor

Assim, elabore conteúdos realmente relevantes, que trazem curiosidades, informações importantes sobre o mercado, sobre produtos/serviços, entre outros pontos que possam esclarecer dúvidas e enriquecer o seu consumidor.

Além disso, é importante, também, contar com conteúdos que têm a intenção de tirar diretamente dúvidas, isto é, focando nos questionamentos mais frequentes.

#Dica 3: Invista em conteúdo de longa validade

Quando nos referimos a conteúdo de longa validade, estamos falando do chamado “conteúdo evergreen”

Mas, o que isso quer dizer?

Estamos falando de conteúdos que não tenham validade curta, como notícias. Isto é, o conteúdo tem funcionalidade hoje, amanhã, na semana seguinte, em 10 meses e talvez em anos. 

Isso não quer dizer que você deve atualizá-lo. Contudo, há informações que possuem longa validade.

Por exemplo, vamos supor que você tem uma empresa no ramo da energia solar. Assim, você fala dos benefícios do uso da energia solar em empresas. Logo, este conteúdo não terá validade de 1 dia, pois os benefícios continuam.

Assim sendo, se o conteúdo foi publicado hoje, dia 11 de novembro de 2022, é muito provável que os benefícios sejam ainda os mesmos em 11 de novembro de 2024. 

Podem haver mudanças? Obviamente! Cabe sempre manter atualizado. 

#Dica 4: Conheça o comportamento da sua persona e se antecipe

fazer marketing de conteúdo Meets
É importante estudar o comportamento do seu público para se antecipar às demandas, ou seja, antecipar-se ao comportamento de busca.

Já mencionamos isso neste post, ao falar sobre dúvidas frequentes.

Hoje, é muito comum uma pessoa consultar o Google quando se tem uma dúvida específica. 

É importante estudar o comportamento do seu público para se antecipar às demandas, ou seja, antecipar-se ao comportamento de busca.

Portanto, construir conteúdos que respondam dúvidas de potenciais clientes é uma ótima ideia.

Por exemplo, diante da regulamentação realizada pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, a LGPD, foi comum surgirem uma série de dúvidas sobre como a legislação iria impactar as estratégias de marketing digital de uma empresa.

Assim ,cientes dessa dúvida, nós elaboramos o conteúdo a seguir: Você sabe quais são os impactos da LGPD no marketing digital? 

Logo, o nosso conteúdo traz uma variedade de informações que ajudam os leitores a saber o que é LGPD, seus princípios, bem como as formas que o marketing digital será impactado e se esse impacto é negativo ou positivo. 

O mesmo serve para perguntas mais específicas, como as que este post responde: como construir uma boa estratégia de marketing de conteúdo?

Este post justamente traz dicas que respondem a esse questionamento e ajuda você a elaborar uma ótima estratégia. 

#Dica 5: Canais e formatos certos

Como e onde levar às informações e solucionar as demandas dos consumidores?

Esse é um questionamento que você precisa fazer.

Assim, é preciso observar quais canais a sua persona se encontra para fornecer o conteúdo certo no local certo. Será no blog? Nas redes sociais? Será um material por e-mail? Ou serão em todas as redes?

Do mesmo modo, o conteúdo será em formato de artigo no blog, um ebook, um vídeo, um infográfico? 

#Dica 6: Atenção nas palavras-chave 

fazer marketing de conteúdo Meets

Se uma pessoa pesquisa no Google “como fazer marketing de conteúdo”, os resultados que irão aparecer serão relacionados juntamente com os termos-chave utilizados. 

Assim, ao produzir conteúdos disponibilizados em meio digital, preste bastante atenção no uso e combinação de palavras-chave

O uso correto das palavras-chaves tem o poder de deixar o seu conteúdo em uma posição mais provável de ser acessado.

O SEO é um dos meios que vão guiá-los para alinhar o conteúdo, seguindo parâmetros técnicos para otimizar o post e adequá-lo aos mecanismos de busca. 

#Dica 7: Desenvolva a jornada do seu cliente

Quando falamos que você precisa elaborar bem o seu conteúdo é porque é preciso.

Como assim? 

Todo o planejamento e execução deve ser pensado do começo ao fim, ou seja, da atração de um consumidor que pode se tornar um lead, garantir mais uma oportunidade de venda para seu negócio e fechar uma compra.

Assim, ao agregar valor para um cliente, óbvio que você irá guiá-lo para o seu negócio.

Desse modo, retomando o exemplo de uma empresa no ramo da energia solar, se você comercializa painéis solares e divulga um conteúdo sobre os benefícios da energia solar, pavimente um caminho para que o leitor se torne, em breve, um comprador da sua marca.

Por isso é fundamental mapear a jornada do cliente, de modo que você e seu time possam pensar a partir das necessidades dele. 

Qual a importância de mapear a jornada de compra do cliente?

Além disso, é importante inserir caminhos no seu conteúdo, como botões de CTA (Call to action), estimulando uma ação de contato com seu time de vendas, por exemplo, bem como uma landing page ou formulário

#Dica 8: Mantenha frequÊncia na produção e divulgação de conteúdos

Nada de publicar um artigo no blog ou um post nas redes sociais e desaparecer.

Há muitas empresas que cometem esse erro, sobretudo por não levar o marketing de conteúdo de maneira responsável.

Se a sua empresa se propõe a produzir e divulgar conteúdos para agregar valor ao cliente, foque realmente nessa estratégia e mantenha constância.

A frequência na criação de conteúdos demonstra propriedade no mercado, estimula a interação entre consumidor e marca, gera maior reconhecimento da sua empresa, fortalece o relacionamento com os clientes, etc. 

#Dica 9: Promova a interação 

fazer marketing de conteúdo Meets

Você pode tornar os espaços do seu conteúdo, a depender de qual for (blog, comentários em redes sociais, no Youtube, etc) em ambientes de diálogos e troca entre as pessoas.

Hoje, criar conteúdos apenas para se manter ranqueado não é suficiente. 

Além disso, é importante produzir materiais interessantes que estimulem o público a interagir e conversar entre si.

Isso garante, também, maior engajamento para sua marca.

#Dica 10: Elabore bons títulos 

O título, bem como subtítulos, são portas de entrada para o conteúdo.

Logo, você precisa trabalhar com bons títulos para que seu conteúdo seja acessado pelas pessoas certas e que sejam atrativos o suficiente para que as pessoas consumam o material.

Ademais, o título precisa, de fato, ter ligação com o conteúdo, pois de nada adianta prometer algo no título e não entregar no texto, certo?

Além disso, é importante focar também no aspecto visual. Não apenas o  título vai atrair as pessoas, mas também a organização da página.

Por isso, garanta um visual otimizado e que o conteúdo possa ser consumido em diferentes dispositivos (computador, tablet, smartphone). 

Seja muito mais assertivo com o Meets CRM

Contar com um CRM de qualidade, como o Meets, garante que você armazene informações ricas sobre leads, clientes e negociações que ajudam a entender mais o seu público e criar conteúdos assertivos para ele.

Assim, ao identificar as necessidades, dores e/ou desejos do seu consumidor, você consegue atender às demandas levando informações que ele precisa.

Desse modo, você promove cada vez mais experiências satisfatórias e fortalece o relacionamento com o cliente.

Você ainda não tem uma conta no Meets? Está esperando o que?

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O Meets CRM é o primeiro CRM com Central de Vendas e Atendimento integrada, disponibilizando uma estrutura robusta e omnichannel para você gerar mais leads, realizar a correta gestão de leads, promover atendimentos de qualidade e vender cada vez mais.

 

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