Provavelmente, você já deve ter visto/ouvido falar em dois termos específicos: suporte ao cliente e sucesso do cliente.
Esses são mais dois conceitos dentre tantos outros do mundo corporativo que você precisa conhecer e dominá-los para ter sucesso no mercado.
Isso é ainda mais necessário por estarmos falando diretamente sobre os clientes, principalmente nos quesitos de sucesso e suporte.
Hoje, com o cliente muito mais ativo no processo comercial, em face de um mercado acirrado, é preciso promover um bom suporte ao cliente e focar no sucesso do mesmo.
Mas, apesar desses conceitos apresentarem definições e abordagens específicas, muitas pessoas os confundem e/ou os tratam como sinônimos.
Diante disso, neste post iremos tratar sobre sucesso do cliente e suporte ao seu consumidor, apontando suas definições, elementos e diferenças.
Ficou interessado em nosso conteúdo? Quer saber como satisfazer mais os seus consumidores? Gostaria de qualificar o suporte ao seu cliente e buscar o sucesso do mesmo?
Nosso conteúdo foi feito para você!
📞O que é suporte ao cliente?

Para começar, é importante entender o que é o suporte ao cliente.
De maneira simples, o suporte ao cliente é uma função essencial para as empresas, sendo o canal dedicado a ajudar os clientes com dúvidas, necessidades e problemas relacionados aos produtos ou serviços oferecidos. Seu objetivo é garantir a satisfação e uma experiência positiva, proporcionando assistência e soluções eficazes.
Com os avanços tecnológicos, o suporte ao cliente pode ser feito por diversos meios, como e-mail, redes sociais, chat online e telefone. É fundamental ter uma equipe treinada para entender as demandas dos clientes, resolver problemas e, se necessário, encaminhar questões mais complexas para outros departamentos.
Vale destacar que o suporte ao cliente é uma função reativa, ou seja, age quando o cliente entra em contato para resolver algo. Um bom suporte resolve problemas, tira dúvidas e contribui para a fidelização do cliente, além de melhorar a imagem da empresa.
A reputação de uma empresa está diretamente ligada à eficácia do seu suporte. Plataformas como o “Reclame Aqui” ajudam a avaliar como as empresas lidam com reclamações e resolvem questões, o que impacta diretamente na percepção do público.
Ter uma boa reputação é essencial, certo?
🚀O que é sucesso do cliente?
🎯 Sucesso do Cliente (Customer Success)
Agora que você já sabe o que é suporte ao cliente, vamos conhecer o conceito de sucesso do cliente?
Por mais que sejam confundidos, Suporte ao Cliente e Sucesso do Cliente são conceitos distintos. O suporte ao cliente é uma prática reativa, enquanto o sucesso do cliente é uma estratégia PROATIVA.
O que é Sucesso do Cliente?
De maneira objetiva, Sucesso do Cliente (ou Customer Success) é uma estratégia focada no cliente para que ele alcance seus objetivos ao usar os produtos/serviços de sua empresa. Não se concentra somente na satisfação, mas sim na busca ativa para os clientes atingirem resultados desejados de forma consistente e duradoura. Ou seja, o cliente terá sucesso, literalmente, naquilo que deseja.
Como funciona?
Nesse cenário, a busca pelo sucesso do consumidor abrange o entendimento de suas necessidades, dores e demandas. Dessa forma, é possível:
- Fornecer suporte e acompanhamento personalizado.
- Educar os clientes sobre como usar o produto/serviço efetivamente.
- Antecipar-se a dúvidas e problemas.
O Sucesso do Cliente é a busca por desenvolver uma jornada eficaz, desde o primeiro contato do consumidor com sua marca até o pós-venda. Vai além do atendimento, envolvendo o uso de métricas para mensurar e avaliar o relacionamento.
Ao estar centrado no sucesso do cliente, sua empresa cria as condições necessárias para desenvolver relacionamentos sólidos e de longo prazo, baseados na confiança e no compromisso mútuo. Esse foco não apenas aumenta a satisfação e fidelidade do cliente, mas também é benéfico para o crescimento e a rentabilidade da sua empresa a longo prazo.

🤔 Como diferenciar um conceito do outro?
Certo, agora que você já sabe o que é suporte ao cliente e sucesso do cliente, as diferenças entre eles provavelmente ficaram mais evidentes, mas algumas distinções podem ser melhor abordadas.
Primeiramente, em relação aos objetivos: o sucesso do cliente é uma estratégia proativa focada em garantir que os clientes atinjam seus objetivos ao usar seus produtos/serviços. Por exemplo, se o CRM da Meets pode melhorar o atendimento de uma empresa e o cliente tem essa expectativa, o sucesso do cliente busca realizar esse objetivo, garantindo que a solução, de fato, promova essa melhoria. Por outro lado, o suporte ao cliente, como uma ação reativa, objetiva fornecer assistência e solucionar problemas dos clientes o mais rápido possível.
Em seguida, quanto ao foco temporal: o sucesso do cliente se concentra em uma abordagem a longo prazo, buscando construir relacionamentos duradouros e acompanhando o cliente em toda a sua jornada. Já no suporte ao cliente, o foco é mais no imediatismo e na pontualidade para resolver demandas específicas, prestando assistência pontual ao consumidor.
Um terceiro ponto são as atividades desenvolvidas: no sucesso do cliente, há o uso de estratégias como onboarding, treinamento contínuo para uso do serviço (como o CRM da Meets), educação dos consumidores, personalização da experiência e uso de métricas. Em contrapartida, o suporte ao cliente foca em situações de atendimento, como respostas a chamados, mensagens, ligações, e-mails e a oferta de soluções (seja direta ou indiretamente, educando o cliente, usando, por exemplo, artigos como este).
Por fim, um último ponto de diferenciação está nas métricas utilizadas: no sucesso do cliente, têm-se como exemplo a taxa de conversão, a de retenção e a satisfação do cliente. Já no suporte ao cliente, podemos incluir o tempo médio de resposta, o tempo médio para solucionar demandas e a taxa de resolução.
Elementos essenciais para um bom suporte ao cliente
Agora que você já conhece cada um dos dois conceitos-chave, bem como as maneiras pelas quais eles se diferenciam, vamos aprender sobre os elementos essenciais de cada um deles?
Se o seu interesse é implementar uma boa estratégia de sucesso ao cliente, assim como um serviço de suporte ao consumidor de qualidade, estas dicas são para você mesmo!
Vamos conhecer os principais elementos?
✅Atendimento ao cliente de qualidade

Para um suporte ao cliente de qualidade, é importante trabalhar com estratégias alinhadas para um atendimento ao cliente impecável.
Este ponto é importante, uma vez que uma comunicação/interação eficiente com o seu consumidor possui impactos significativos na experiência do mesmo com a sua marca.
Assim, por mais que o suporte não seja um sinônimo do atendimento ao cliente, é importante contar com uma equipe preparada para atender seus consumidores nas necessidades de resolução de problemas.
✅Resolução de problemas
Por falar em resolução de problemas, esse é mais um elemento essencial para um bom suporte ao cliente.
Logo, a sua empresa precisa contar com um time de suporte empenhado para identificar e resolver os problemas e preocupações dos clientes de maneira rápida e eficiente.
✅Comunicação clara e sem ruídos
Outra ação relevante e necessária é garantir que as informações sejam transmitidas de maneira clara e sem ruídos para os clientes.
Portanto, é preciso prezar pela transparência e, além disso, evitar o uso excessivo de jargões técnicos, para a linguagem ser acessível para todos.
✅Empatia

Outro elemento, nem sempre mencionado, é a empatia.
E saiba: esse elemento é um dos mais importantes.
O suporte ao cliente, como você já sabe, é o serviço de assistência que a sua empresa presta a fim de resolver demandas dos consumidores, certo?
Logo, nesse processo, é importante demonstrar empatia e compreensão em relação às dores e necessidades dos clientes, evidenciando que a sua empresa se preocupa com eles.
✅Conhecimento do produto/serviço
Imagina um cliente procurar o serviço de suporte da sua empresa para sanar alguma dúvida sobre um serviço/produto adquirido ou até mesmo pedir orientações acerca do uso e, nesse cenário, um colaborador da sua empresa não saber respondê-lo…
É um cenário espantador, não é mesmo?
Sendo assim, é o mínimo você e sua equipe ter um profundo conhecimento do produto ou serviço oferecido para poder responder às perguntas dos clientes de forma precisa, clara e sem enrolações.
Dissemos PROFUNDO CONHECIMENTO, e realmente é isso, é preciso se aprofundar no que a sua empresa oferece ao público.
Como já dissemos, é o mínimo.
Se você não conhece o que fornece, como vai defendê-lo e convencer o cliente de que o seu negócio tem o que ele precisa?
✅Treinamento
Diante do que vem sendo exposto, todos esses elementos exigem um treinamento para a sua equipe, de modo que seu time de suporte ao cliente esteja pronto para lidar com uma diversidade de situações que possam surgir.
✅Tempo de resposta
Tratando-se de um serviço de assistência ao cliente, um fator necessário para a sua empresa se concentrar é no tempo de resposta.
Logo, quanto mais rápido o seu cliente obter um retorno, melhor.
✅Personalização
Adaptar as interações de suporte ao cliente de acordo com as necessidades individuais dos clientes é crucial para uma melhor resolução de demandas.
Assim, quando você sabe quem é o seu consumidor e trata ele de modo específico, de acordo com suas necessidades, sua empresa promove uma melhor experiência para ele.
Para isso, é importante contar com um CRM, como o da Meets, o qual permite que você guarde tudo sobre o seu consumidor no sistema, possibilitando as melhores personalizações da experiência dele.
✅Disponibilidade
Para encerrar este tópico, outro elemento indispensável ao qual a sua empresa deve se atentar é a disponibilidade.
Oferecer suporte em horários convenientes para os clientes, incluindo fora do horário comercial, é crucial.
Por isso, muitas empresas vêm adotando o uso de chatbots para suporte, como o integrado ao CRM do Meets.
Com os chatbots, a sua empresa fica disponível todos os dias, em todas as horas, para oferecer suporte e atendimento ao cliente.
Esses elementos são fundamentais para fornecer um suporte ao cliente eficaz e satisfatório e, dessa forma, satisfazer mais seus consumidores, aumentando, assim, as vendas e a fidelização.
Elementos essenciais para promover o sucesso do cliente
No tópico anterior, você conheceu alguns elementos importantes para um bom suporte ao cliente, certo?
Agora, trouxemos os elementos cruciais para a sua empresa promover o sucesso do cliente.
Vamos conhecê-los?
Acompanhe a leitura!
✅Compreender as necessidades do cliente
Para os clientes conquistarem seus objetivos com um serviço/produto da sua organização, é preciso, inicialmente, que você e seu time compreendam as necessidades desses clientes, seus desafios e objetivos particulares.
Para isso, é importante ter uma base de dados rica sobre seus consumidores e contar com o CRM da Meets, para que você realize a segmentação ideal deles.
Assim, fica muito mais fácil pensar e implementar estratégias assertivas para promover melhores experiências aos clientes.
✅Onboarding
Se a sua empresa comercializa serviços/produtos mais complexos em relação ao uso, um bom passo inicial para se concentrar no customer success é o onboarding.
Um processo de integração bem-planejado e orientado auxílio os clientes a começar com o pé direito, garantindo que eles saibam como usar o produto ou serviço desde o início.
✅Educação Contínua
Fornecer recursos de treinamento, tutoriais e informações para capacitar os clientes a aproveitar ao máximo o que adquiriram e continuarem aprendendo durante todo o relacionamento é essencial.
Para isso, você pode enviar conteúdos via e-mail ou redes sociais, disponibilizar uma seção de “Suporte” no site do seu negócio, para fornecer informações e sanar dúvidas, bem como investir no marketing de conteúdo voltado para publicações em redes sociais e em blog.

✅Suporte proativo
Como já mencionado, o sucesso do cliente é uma prática proativa.
Assim, uma dica essencial para auxiliar o cliente é se antecipar e resolver problemas antes que eles afetem a experiência do seu consumidor.
Isso inclui a identificação de obstáculos potenciais, gargalos e o fornecimento de soluções antes mesmo de o cliente perceber o problema.
Com isso, o cliente fica ainda mais satisfeito com a experiência com sua marca e ambos os lados tendem a ganhar.
✅Personalização
Assim como o destacamos como elemento essencial para o suporte ao cliente, citamos também a personalização como elemento do sucesso do consumidor.
Adaptar a abordagem de suporte com base nas necessidades individuais de cada cliente é uma estratégia de grande importância para a sua empresa poder construir relacionamentos sólidos e auxiliar o consumidor a alcançar seus objetivos.
✅Monitoramento e melhoria contínua
O sucesso do cliente não se dá apenas com uma etapa, isto é, com a venda, por exemplo, ou com o atendimento.
Na verdade, o foco no customer success engloba o conjunto de estratégias utilizadas ao longo de toda a jornada do consumidor.
Assim, é fundamental que a sua empresa acompanhe o progresso dos clientes ao longo do tempo e, desse modo, realize os ajustes necessários nas estratégias com base nas informações coletadas.
Dessa maneira, é possível melhorar constantemente a experiência do cliente.
✅Coletar feedbacks
Para fazer um gancho com o elemento acima, uma boa estratégia para monitoramento e busca de melhorias é a coleta de feedbacks.
Assim, coletar regularmente feedbacks dos clientes é importante para entender suas percepções, preocupações e sugestões acerca da próxima relação construída entre consumidor-empresa.
Com esses feedbacks, você e sua equipe podem realizar o aprimoramento de produtos/serviços, estratégias de atendimento e vendas, entre outros pontos.

✅Implementar uma cultura de sucesso do cliente
Por último, mas não menos relevante, um elemento essencial para a sua empresa de fato potencializar o customer success é implementar uma cultura voltada ao sucesso do cliente.
Sobre isso, nada mais é do que criar uma cultura organizacional na qual coloque o consumidor no centro de todas as decisões e operações, onde todo o time, dos mais diversos departamentos, está comprometido com o sucesso do cliente.
🚀Como o CRM da Meets pode auxiliar no sucesso e no suporte ao cliente?
O CRM da Meets é a solução ideal para a sua empresa investir no suporte ao cliente, bem como nas estratégias voltadas ao sucesso do consumidor.
Com o Meets CRM, você tem em mãos o recurso ideal para armazenar de modo centralizado todos os dados do seu cliente, facilitando o acesso às informações e ao histórico de interações, facilitando, desse modo, a personalização da experiência do cliente.
Além disso, com o Meets CRM você tem uma visão 360º do seu consumidor, ajudando o seu time de suporte a entender melhor as dores e/ou necessidades dele e, assim, permitindo uma atenção mais assertiva.
O Meets também permite que a sua empresa elimine práticas manuais e automatize tarefas rotineiras, como, por exemplo, o registro de interações, acompanhamento de leads, envio de mensagens automáticas e de lembretes, além de tantas outras funções.
Assim sendo, há a otimização de tempo e de esforços, o que possibilita que sua equipe se concentre em atividades mais significativas.
Com o Meets você tem o CRM ideal para acompanhar toda jornada do cliente, partindo dos mais diversos recursos e ferramentas disponíveis.
Um dos exemplos é a central de atendimento Omnichannel com chatbot integrado, a qual permite um serviço de atendimento e suporte que melhora a satisfação do cliente, impactando em experiências positivas.
Com o Meets, sua empresa está pronta para melhorar os resultados no mercado e construir relacionamentos sólidos com os consumidores.
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