Como construir um plano de vendas para 2022

Como construir um plano de vendas para 2022. Meets

Sua empresa já possui um plano de vendas para esse ano? Você ainda tem tempo para iniciar o ano com pé direito e alcançando suas metas de crescimento, basta apenas construir um plano. Nesse post, será possível conferir dicas e ferramentas que te ajudarão nessa composição de grande importância para o seu empreendimento.

Toda pequena empresa que se preze já construiu um plano de vendas para 2022, todavia ainda dá tempo para se programar. Afinal, os indicadores já mostram sinais de uma pequena recuperação econômica no momento de diminuição do contágio e mortes pela Covid-19. Contudo, mesmo após a vacina, ainda temos que lidar com uma situação complicada com a chegada da variante ômicron e aumento nos casos de doenças respiratórias, como a gripe. 

Mas, o que é preciso fazer para levar nosso negócio ao crescimento e fazer de 2022, mesmo com incertezas sanitárias, um ano produtivo? Embora um bom produto seja essencial para qualquer negócio, um plano de marketing e vendas claro é vital para o crescimento. Os anúncios, mídias sociais, divulgação em eventos (que estão retornando) e outras iniciativas podem até parecer algo útil.

Porém, o que isso realmente significa? Como é possível efetivamente escalar canais de vendas para ajudar o seu negócio a chegar ao crescimento, mesmo nessa situação de incerteza?

Plano de vendas. Meets
Plano de vendas. Reprodução: www.freepik.com

Pensando em todas as dúvidas que o final de ano traz ao empresário e gestor comercial, selecionamos algumas dicas para ajudá-lo a criar um plano de vendas para expandir seus negócios em 2022.

Benefícios da criação de um planejamento de vendas

  1. Referência de onde se quer chegar e como vai chegar a uma determinada meta;
  2. Analisar os riscos e antecipar possíveis crises;
  3. Entender mais do seu público-alvo e persona;
  4. Melhorar suas estratégias de marketing, aumentando seu ROI e otimizando conversões;
  5. Garantir todos os requisitos para alavancar suas vendas.

Após conhecer os benefícios da criação de um plano de vendas, saiba sobre as dicas e ferramentas essenciais.

1. Pesquise seus clientes

É impossível construir um plano de marketing e vendas se você não sabe para quem está vendendo. Embora seja um componente básico de sua estratégia de marketing, muitas organizações não conseguem, de maneira efetiva, definir o seu público-alvo.

Muitas estratégias de vendas de negócios resumem-se em vender tudo para todos. Como diz um velho ditado, quem vende para qualquer um, não vende para ninguém.

Por essa razão, utilize sua base atual de clientes para conhecer um pouco mais sobre quem são seus potenciais clientes, conhecendo mais sobre seus hábitos e comportamentos. Certifique-se de saber definir quem é o seu cliente ideal e depois pesquisar mais sobre ele.

Qual é o tamanho do seu mercado? Quais ferramentas eles usam? Ele compra mais pelo e-commerce ou em lojas? Essas respostas irão ajudá-lo a entender quais tipos de canais de vendas você pode utilizar para, efetivamente, alcançar os resultados esperados.

2. Pense em plataformas cruzadas

Uma estratégia de marketing e vendas forte é diversificada. Isso significa que um plano de marketing não pode ser focado apenas em 1 plataforma.

Seja anúncios no Google AdWords, panfletagem porta a porta, mídias sociais ou participação em eventos de networking, focar em apenas uma iniciativa pode ser prejudicial. Você precisa fazer uma lista de canais e iniciativas que permitam ampliar seu alcance, dessa forma, será possível atingir os potenciais clientes que esperam e ter sucesso nas vendas. Isso também permite não apenas testar uma variedade de estratégias e canais aprendendo o máximo possível, mas buscar diminuir o risco se algo falhar.

Sendo assim, pense em todas as plataformas disponíveis e estabeleça planos que alavanquem uma variedade de canais de divulgação, como anúncios, conferências, divulgação direta e muito mais.

3. Conheça seus objetivos

Assim como é essencial definir o seu cliente, também é imperativo definir o resultado ideal para o seu plano de marketing e vendas.

Para quem não sabe onde ir, todos os caminhos levam ao mesmo lugar. Por isso, saber o que você espera de cada canal de marketing, bem como saber como lidar com as leads geradas por plataformas diferentes é essencial.

Os objetivos podem variar entre as organizações e as etapas de cada empresa e podem levar a caminhos distintos. Por exemplo, um plano focado no crescimento ou apenas na aquisição de clientes é muito diferente de um focado em testar custos de aquisição em canais. Por isso, é necessário ter conhecimento de qual é o objetivo do seu plano, para conseguir mensurar os objetivos alcançados por todas as suas ações.

Só assim, você vai conseguir determinar o sucesso de cada atividade realizada pela sua empresa.

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4. Defina metas para seu plano de vendas

Além de seus objetivos iniciais, certifique-se de definir metas claras baseadas em dados para cada canal ou segmento dentro do seu plano de marketing e vendas. Atente-se, pois, esses objetivos ou estimativas devem incluir custos e resultados.

Se, por exemplo, você estiver definindo seus planos para anúncios, obtenha dados detalhados e avalie seu orçamento, bem como o custo de conversão esperado para um novo cliente. Ter metas de orçamento, resultado, alcance, leads, prospects e outros indicadores irão ajudá-lo a identificar e investir nos canais que permitem um resultado ainda mais qualificado para o seu negócio.

Isso vai ajudar a planejar o futuro e também entender se já tem sucesso, caso contrário, é necessário se organizar melhor e traçar bem suas metas.

5. Defina indicadores financeiros

Além dos alvos, você também pode definir indicadores financeiros que permitam saber quando optar por determinado canal. Afinal, você precisa entender, principalmente, quanto cada cliente custou para sua empresa.

Sabendo disso, pode saber quanto tempo consegue recuperar esse investimento, ou, qual é o ciclo de vida necessário de uma relação comercial para ela começar a dar lucro para a sua empresa.

O que você precisa, obviamente, é encontrar o canal com maior retorno sobre investimento (ROI), uma vez que ele irá entregá-lo os melhores resultados.

Cálculo do ROI.

Se você estiver testando uma variedade de canais de marketing, você pode notar que, uma vez que seu custo de aquisição de clientes (no Google AdWords, por exemplo) está baixo, será necessário um maior investimento nesse canal.

Definição de indicadores financeiros no seu plano de vendas. Meets
Definição de indicadores financeiros no seu plano de vendas. Reprodução: www.freepik.com.

6. Avalie constantemente seu plano de vendas

No final do dia, você identificou seus clientes e construiu um plano baseado em dados para alcançá-lo em vários canais. Porém não indicamos tornar-se complacente, pois, clientes e mercados (como quase tudo na vida) mudam.

Como resultado, reconheça que seu plano de marketing e vendas não é imutável e esteja disposto a adaptar-se para qualquer alteração e atualizá-lo sem aviso prévio.

7. Mundo híbrido e relacionamentos humanizados

É claro que não podemos esquecer da situação que o mundo se encontra após 2020. Com a chegada do coronavírus afetando o mercado e os negócios, não poderá ser deixada de lado a integração entre o presencial e o virtual

A retomada nas empresas ainda será híbrida e a qualificação de vendas online deve continuar.

Atente-se também para a continuação de relacionamentos humanizados entre o profissional e o cliente. Construa relações cada vez mais significativas e que aumentem a visibilidade da marca, utilizando-se, principalmente, de redes sociais com caráter mais profissional, como o LinkedIn.

DICA MEETS: Descubra também quais são as melhores estratégias de gestão de clientes para 2022, clique aqui e saiba mais.

Esteja preparado para colocar o seu plano de vendas para rodar

Se você quer iniciar o ano com novos resultados, vai precisar iniciar também com uma nova mentalidade. Organizar um plano de vendas no início de 2022 ainda é uma oportunidade de preparar o terreno agora, objetivando o início das atividades em pleno crescimento.

Saber o que é preciso para aumentar suas vendas é o primeiro passo para uma rotina produtiva de vendas. Para isso, dominar os canais de marketing, conhecer o seu cliente, sua capacidade de investimento e acompanhar tudo de perto é essencial.

Com essas dicas, você terá um plano de marketing e vendas para começar, além de novas metas que poderão ser atingidas. Feito isso, tudo que você tem que fazer, é colocar o seu plano de vendas em prática e colher novos resultados.

Outrossim, você pode contar com a ajuda do Meets. Aplicando um CRM de qualidade e de fácil manuseio, sua empresa conseguirá alavancar as vendas, aumentar sua taxa de conversão e compreender mais sobre o funil de vendas. Com o Meets, você entenderá melhor sobre os gatilhos inteligentes – de acordo com o comportamento da lead – conseguirá cadastrar clientes, alterar tags e ainda terá diversas integrações disponíveis para aplicação. 

Sua empresa continua perdendo vendas? Não conhece bem seu público-alvo? Seu ROI está baixo? Então está na hora de conhecer o Meets! Não perca tempo e faça já um teste grátis da nossa plataforma ou converse com nossos colaboradores.

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