Como implantar um CRM na sua empresa?

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Você sabe o que é o CRM? Sabe como implantar na sua empresa? Que tal descobrir mais e não ficar para trás na utilização de sistemas obsoletos e falhos? Conheça um pouco mais sobre nesse post incrível que o Meets preparou para você!

O CRM é o famoso Customer Relationship Management, conhecido no português como a Gestão de Relacionamento com o Cliente. Através desse software, conseguimos integrar valor a sua empresa, aumentando a experiência do cliente e oferecendo estratégias que geram mais vendas, ampliam seu ticket médio, automatiza tarefas e diminui os ruídos comunicacionais.

Segundo dados, 47% dos usuários de CRM disseram que o CRM ajudou a ter um impacto significativo na retenção de clientes. Ademais, esses mesmos entrevistados alegaram que com o uso do software ocorreu um aumento na satisfação do cliente.

Mas como consigo implantar essa plataforma tão importante na minha empresa? Atente-se às dicas que preparamos para conseguir integrar no seu empreendimento da melhor maneira!

Dica 1: Faça uma análise da sua empresa

Para começar a implantar e dar o pontapé inicial do CRM em seu empreendimento, é necessário entender alguns fatores básicos, como por exemplo:

  • Análise de como é feita atualmente a gestão de relacionamento com o cliente, quais canais utilizados, quais melhorias necessitam ser empregadas;
  • Quais são os profissionais que estão relacionados a essa área?
  • Quais são as características do seu mercado atuante?
  • Quem são seus concorrentes?
  • Sua empresa está realmente preparada para se adaptar a um funcionamento de uma nova plataforma que irá auxiliá-los?
  • Quais os objetivos que sua empresa busca com a implantação dessa estratégia?

Após entender um pouco mais e fazer esse detalhamento, prepare-se para seguir outros passos importantes.

Dica 2: Entenda o jogo e os números das vendas

Você sabia que já possui a chave mágica para o seu sucesso de vendas? Na verdade é muito mais simples do que você espera e qualquer pessoa pode ter essa chave.

Embora o sucesso de vendas possa demandar um esforço concentrado, seguindo os passos em nossa Academia de Vendas será mais fácil para você e diminuirá os riscos de falhas. Mas você conhece o verdadeiro truque para vendas? É que não há nenhum truque real para vender.

Muitos acham que os vendedores bem sucedidos já nascem com capacidades inatas que outras pessoas não possuem. O sucesso nas vendas é baseado no tempo e esforço que você colocou para gerenciar seu funil de vendas. Quanto melhor sua ética de trabalho, melhor seus resultados.

Conversão no funil de vendas, como implantar um CRM. Meets
Conversão no funil de vendas. Reprodução: www.freepik.com/vectorjuice

Um canal de vendas começa por uma entrada, conversas com contatos novos e antigos em uma extremidade do seu funil e, em seguida, do outro lado vem as vendas com contratos assinados e pagamentos. Quando você compreender os conceitos chave de um funil de vendas e gerir o seu tempo e hábitos de trabalho, você verá os resultados desejados começar a acontecer.

Um funil de vendas trabalha com seu próprio tempo

Ademais, lembre-se que as coisas não acontecem somente na velocidade que você necessita, apenas na velocidade natural. Seu funil de vendas é cada ligação, reunião, e-mail, conversa de vendas com a pessoa que você conheceu em uma feira de negócios ou em qualquer lugar, além de outros contatos que conseguiu durante a duração normal do seu ciclo de vendas.

A maioria dessas conversas estão em estágio inicial e longe do próximo estágio. Estas são as pessoas que você acha que precisam do que sua empresa está oferecendo. Porém existem outras pessoas com quem seu negócio já tem uma história. Tais são aquelas que já houveram conversas e identificação de necessidades que deve-se oferecer oportunidades.

Por conta disso, um funil de vendas ativo e eficaz consiste em conversas com perspectivas que levam a vendas e acordos assinados e se enquadram dentro do prazo do seu ciclo de vendas típico.

Que tal exemplificarmos?

Se o seu ciclo de vendas normal de seu negócio é definido a partir do inicial “Olá” para a assinatura de um pedido e leva 6 semanas, então qualquer conversa com duração superior a 6 semanas deve ser considerada a ser realizada fora do funil e colocada em banho-maria ou em outro funil.

Mas você deve se perguntar…“Vou jogar fora aquela pessoa que eu tenho trabalhado durante os últimos 2 anos?” Claro que não, você não pode ignorá-los completamente, mas é realmente uma questão de foco.

Pode parecer estranho pensar em não focar com essa distância de uma perspectiva de longo prazo. A gestão do funil de vendas rentável é saber focar nas conversas que têm mais probabilidade de vendas. Isso significa que somente aqueles que se enquadram dentro do seu ciclo de vendas.

A persistência é uma grande qualidade, mas o esforço concentrado é realmente o que faz o dinheiro entrar, lembre-se disso. Sua empresa pode quebrar pois não possui vendas entrando, esta é a única razão.

Você consegue ter grandes números de vendas quando entende o jogo dos números. Uma grande verdade sobre seu funil de vendas: não é um funil sem buracos, ele possui inúmeros buracos.

Nem todo mundo que você colocar pra dentro e encher no topo será feito uma venda na saída do funil para esse cliente. Então, a primeira coisa que você precisa entender é o seu número de conversões para fechar vendas. Qual o percentual de pessoas que fazem contato inicial com seu produto ou serviço irá comprar? Quantos compram de cada 10 contatos?

Por exemplo, digamos que sua empresa está vendendo filtros de água e você possui uma lista de 20 perspectivas acreditando que vai fazer bons clientes. Destes 20, 5 irão ficar interessados, 5 não dará nenhuma esperança e 8 irão lhe dar todos os tipos de desculpas do porque eles não podem comprar. Tais desculpas estarão relacionadas a preços e outras, pois eles estão indo comprar com um concorrente. No entanto, 2 irão comprar, tornando a sua taxa próxima 2 de cada 20, ou seja 10% neste exemplo.

Quanto mais trabalho você faz, mais precisa da realidade sua taxa de fechamento real será. Ao identificar esta relação dá-lhe a chave mágica para o sucesso das vendas, ou seja sua conversão. Dessa forma, se seu objetivo é uma venda, você tem que falar com 10 pessoas. Caso seja 6 vendas, você contactar falar com 60.

Durante um processo de vendas, é importante saber que,para fechar um negócio, é preciso uma ligação inicial para marcar uma reunião, duas reuniões para descobrir adequadamente as necessidades do cliente, dois projetos de propostas, uma ligação de negociação de contratos e 10/15 e-mails no decorrer do processo.

Estes são apenas alguns exemplos, mas o seu dever de casa vai lhe dar as ferramentas para determinar seus números reais. Em um próximo momento, vamos discutir como cada conversa que vai para o funil está em um estágio diferente do ciclo de vendas. O que é importante agora é o fator tempo e sua taxa de fechamento ou conversão. Agora que você sabe a verdadeira chave mágica para vendas. 

Aumento de vendas. Meets
Aumento de vendas. Reprodução: www.pixabay.com

Conclusão deste tópico:

Para fazer com que um número X de vendas, você deve falar com Y número de clientes potenciais. Isto é como funciona a gestão de funil de vendas e como você pode garantir que você estabeleça suas metas de vendas a cada mês. Pode parecer bem simples isso, mas na verdade poucos fazem assim.

DEVER DE CASA!

Que tal calcular sua taxa de conversão de vendas?

Por exemplo, você faz 50 chamadas para pessoas ou empresas diferentes e faz 2 vendas. Em seguida, o seu número seria 2/50 = 0,04, ou em porcentagem, de 4%. Logo depois, calcule quantas ligações deve fazer, e-mails para enviar ou reuniões que você deve ter para fazer seu trabalho e sua taxa de conversão. No exemplo acima, com uma taxa de fechamento de 4%, você deve realizar 25 ligações para ter uma venda.

Se, ao realizar estes cálculos você achar que há uma discrepância com a vida real, pode ser que você não está colocando as pessoas em número suficiente na boca do seu funil de vendas. Também pode ser que a sua taxa de conversão seja muito baixa. Isto significa que além de trabalhar duro e colocar nas posições necessárias, você pode sempre trabalhar de forma mais inteligente e melhorar a sua próxima venda.

Dica 3: Ajuste a estratégia e alinhe-se com sua equipe

Após entender um pouco mais sobre suas vendas, é o momento de se alinhar para que o CRM possa trabalhar da melhor forma possível em sua empresa. Busque acelerar o ciclo de vendas e eliminar possíveis falhas na gestão que estejam atrapalhando o desenvolvimento da sua empresa.

Ademais, trabalhe com foco no cliente, produza mais com sua equipe para dominar a ferramenta e conseguir atrair, nutrir e gerenciar leads. Atente-se também aos clientes fidelizados e a experiência do pós-venda.

Dica 4: Escolha o melhor CRM

Para conseguir aplicar tudo que falamos desde o início da postagem, é necessário um ótimo CRM para sua empresa. Por isso, apresentamos o Meets, nosso CRM que é integrado, pode personalizar seu atendimento, tem ótimo suporte, uma capacidade de armazenar dados, gerar relatórios, observar gatilhos inteligentes e aumentar suas vendas e taxas de conversão. 

Será que sua empresa não está perdendo oportunidades com a falta de um CRM adaptável e acessível? Teste agora o Meets e não perca tempo!

Entendeu mais um pouco sobre como implantar um CRM?

Agora que entendeu mais um pouco sobre como implantar um CRM na sua empresa, que tal começar a colocar as dicas em prática?

Faça uma análise da sua empresa, identifique os objetivos da estratégia, observe os processos que serão necessários e alinhe-se junto a sua equipe. Atente-se também ao seu funil de vendas e não esqueça de calcular sua taxa de conversão de vendas baseada em nossos exemplos. 

Outrossim, busque o melhor CRM para sua empresa. O Meets pode ser o CRM ideal para começar a aumentar suas vendas, aumentar suas leads e personalizar seu atendimento. Converse com um dos nossos consultores e não perca tempo!

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Tavares

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