Você conhece suas qualidades como vendedor? Sabia que seu ego de vendedor pode estar atrapalhando suas vendas? Que tal começar a controlá-lo e obter sucesso no seu faturamento? Se ficou interessado e quer descobrir mais, continue acompanhando essa postagem para não ficar de fora das estratégias que te ajudarão a mudar seu comportamento.
Um bom vendedor consegue entender o senso de urgência, a sociabilidade, criatividade e empatia que deve ter com o cliente. Ademais, causar uma boa impressão, cultivar uma atitude positiva, conhecer o seu produto/serviço, aceitar críticas e jamais desistir, também são hábitos que os vendedores altamente eficazes conseguem aplicar no seu dia a dia nas vendas.
DICA DE LEITURA: Confira esse post do Meets sobre o vendedor de sucesso e entenda sobre as características necessárias para vender.
Mas vamos lá, uma das regras básicas sobre o mundo das vendas é não falar sobre si mesmo, ou então, manter o ego de vendedor fora da conversa. Porém, parece que, quanto mais falamos para controlar o ego, mais difícil fica.
Os vendedores adoram contar o seu feito, suas conquistas, mostrar que são ótimos e perfeitos. Obviamente isso é uma cilada. É o ego de vendedor estragando tudo. Vender é sobre conhecer o cliente e se preocupar em ouvi-lo para entender o que ele precisa.
Nós – vendedores, gestores comerciais, diretores de vendas e empresários – adoramos massagear o nosso ego, e deixamos que ele fique maior do que nossos clientes. Algumas dessas frases são conhecidas do seu vocabulário?
- Nossa empresa foi nomeada a maior do segmento em 2016.
- Nossa meta é atender mais de 1 mil clientes em 2017.
- Somos os melhores nesse setor.
Mas a quem queremos enganar, não é mesmo? É óbvio que estamos puxando a sardinha para nosso lado e deixando o ego falar mais do que deveria. Fazer o ego de vendedor se calar é algo que necessita de prática, tempo e observação.
Para isso, você precisará começar a se policiar e observar para não cair nas velhas armadilhas. Se você quer ver o quanto é ruim o ego de vendedor, faça uma experiência: convide uma pessoa para jantar e fale apenas de você. Certamente o seu jantar será o pior (e talvez, mais curto) da história.
Agora que já sabemos o como é difícil controlar o ego do vendedor, vamos ajudar você. Aqui estão algumas estratégias que irão ajudar você a mudar o seu comportamento e aumentar suas vendas.
1. Limite as informações que você compartilha
Se você tem um produto simples, ou um serviço complexo, seu discurso de vendas deve se concentrar em vender apenas um conceito. Para fazer isso, você pode concentrar sua abordagem em um ponto de dor do seu cliente, um benefício, ou até mesmo uma ideia.
Resista à qualquer tentação de tentar dar uma aula sobre seu produto para um prospect. Isso reduz – amargamente – as suas chances de sucesso. Lembre-se do seguinte: se o seu cliente quiser saber mais, ele vai perguntar.
Se você fez o dever de casa, deve saber qual é o maior benefício que o seu produto pode trazer ao seu cliente, ou então, sabe, quando o cliente está perdendo sem o seu produto. Com isso em mente, tudo que você precisa fazer é se concentrar nesse detalhe – e mais nada.
Quando o foco fica na dor e na necessidade do prospect, e não mais no seu ego, você está falando o que ele quer ouvir. Lembre-se: para nós, nenhum problema é mais importante do que o nosso. Por isso, é importante se concentrar sempre apenas no problema do cliente.
2. Mantenha o discurso simples
O seu discurso de vendas precisa ser fácil de ser entendido. Para que isso aconteça mantenha-o o mais simples possível, para isso, use palavras cotidianas e não faça as pessoas pensarem que você engoliu um dicionário.
Ademais, os jargões são muito ruins. Os jargões técnicos são terríveis, por isso, fique longe deles.
Atente-se, pois você não está falando com o departamento técnico da sua empresa. Seus prospects precisam entender o que você diz assim que abre a boca. Então, garanta que a sua comunicação seja o mais simples e objetiva possível.
Se tiver dúvidas quanto a isso, teste o seu discurso com outras pessoas (sua mãe, esposa, avós, ou qualquer outro leigo no seu mercado). Se ainda assim, você estiver se perguntando se determinada expressão é muito complexa, é porque, provavelmente, ela é.
O ego de vendedor muitas vezes também faz com que queiramos adicionar alguns pitacos inteligentes ao nosso discurso. Por favor, não faça isso! Se você estiver indo bem, e por um segundo começar um discurso egoísta, vai colocar tudo a perder. Acredite, seu prospect não está preocupado com o quanto você é inteligente ou sabido, ele só quer garantir que você conhece e pode resolver o seu problema.
- Se quer descobrir mais sobre 6 razões pelas quais um vendedor perde a venda, clique aqui e saiba mais.
3. Mantenha a humildade
Outrossim, ser humilde é importante. Dizer que a sua empresa iniciou determinada tendência, só vai fazer o seu prospect acreditar que o seu produto é caro. É natural querer compartilhar os planos e ambições de sua empresa, mas acredite, isso não vai ajudar.
Deixe para mostrar as suas credenciais (premiações, reconhecimentos e etc.) quando você já tiver a atenção e o interesse do seu cliente. Dessa forma, as informações irão soar menos pretensiosas e você terá mais chance de sucesso em sua abordagem.
Se o seu discurso de vendas tem um excesso de verbos conjugados na primeira pessoa do singular (eu), por favor, mude isso. Coloque um pouco o seu cliente no centro e fale menos de você. Mas por quê? Mais uma vez, porque qualquer discurso de vendas precisa estar focado em seu comprador, não em você. Isso vale para um script telefônico, para um e-mail de vendas, ou até mesmo um elevator pitch.
Dica de leitura do Meets: Conheça também a linguagem corporal em vendas e atente-se às 10 dicas que irão melhorar a sua!
Atente-se! O foco não deve ser o ego do vendedor, mas nas necessidades do cliente
Quando você fala sobre si mesmo e deixa o ego tomar conta do seu discurso, demonstra não conhecer o problema, as necessidades e as dores de seu potencial cliente. Isso mostra que você não fez o dever de casa e precisa melhorar rapidamente.
Ao manter o foco no seu cliente e deixar o seu ego em segundo plano, você mostra que está pronto para servir e resolver o problema do cliente. Quando o cliente tiver essa certeza, dará a você um pouco mais de tempo para falar quem é, quais reconhecimentos já teve no mercado, e o que te faz ser tão bom.
Lembre-se do princípio da paquera: primeiro ouvimos a outra pessoa, arrancando respostas estratégicas com perguntas focadas na dor e no interesse do outro. Depois, quando já ganhamos a confiança e mostramos, acima de tudo, que somos confiáveis, poderemos falar um pouco de nós mesmos. Mas, por outro lado, se invertemos as coisas, estragamos tudo. Afinal de contas, faz muito mais sentido mostrar que a sua empresa é excelente, começando pela atitude dos vendedores, do que precisar bater no peito para gritar isso aos 4 cantos.
Por conta disso, comece a treinar para deixar o ego de vendedor de lado, desta forma, você vai colher muito mais frutos.
Conseguiu entender um pouco mais sobre como seu ego de vendedor pode estar atrapalhando suas vendas?
Compreendeu um pouco mais de como seu ego pode estar abalando suas vendas? Que tal começar a colocar essas dicas em prática e modificar sua realidade? Não perca tempo e vendas, comece agora mesmo!
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