Como pessoas inteligentes podem lidar com pessoas difíceis

pessoas-inteligentes

Você sabe como as pessoas inteligentes conseguem lidar com pessoas difíceis? Conhece os impactos que podem ser ocasionados por conta do estresse? Que tal aprender um pouco sobre como lidar com essas pessoas mais complicadas? Se você ficou curioso e quer descobrir mais, continue acompanhando essa postagem exclusiva que o Meets preparou para você!

Inicialmente, sabemos que quando o assunto é área comercial, é preciso aprender a lidar com pessoas difíceis. Compreendemos que nem sempre isso é possível e geralmente não é a coisa mais fácil a fazer. Até porque, os clientes, apesar de sempre terem razão, podem acabar tirando qualquer pessoa do sério.

Essas mesmas pessoas que são consideradas difíceis de lidar conseguem elevar seu nível de estresse, afetando áreas do cérebro que são responsáveis pelo raciocínio e memória. Ademais, vale destacar que o Brasil, segundo dados de um estudo, atingiu em 2017, um nível de 70% de estresse na população ativa que já apresentou ou possui sintomas do mesmo.

Dica de leitura: O Meets recomenda o vídeo e a leitura sobre as 7 vidas de Tom Coelho, o entendimento sobre a obra ajudará você a lidar melhor com momentos da vida.

As pessoas difíceis desafiam a lógica. Algumas, são felizmente inconscientes do impacto negativo que têm sobre as vendas e sobre a empresa. Porém outras, parecem ter o prazer de serem assim e criarem o caos para empurrá-lo em todos que estão ao seu redor. Desta forma, essas pessoas vão criando um clima desnecessário e é preciso aprender a lidar com elas.

1. Comece estabelecendo limites

Pessoas agem sem limites e, se você deixar, farão isso pra sempre. Elas fazem pressão desnecessária apenas para ter o seu desejo atendido. Para lidar com pessoas difíceis, você pode começar estabelecendo limites e se distanciando sempre que necessário.

Na área comercial de uma empresa, é impossível lidar com pessoas difíceis sem impor limites. Estabeleça sempre o limite até onde você e sua empresa podem ir, deixando claro que fazem o melhor possível para agradar. Por conta disso, nem sempre a definição de agrado será a mesma para todos, e é justamente por isso, que é importantíssimo deixar os limites pré-estabelecidos.

2. Siga sua vida

Pessoas difíceis deixam todos loucos por conta de seu comportamento irracional e por seguirem uma lógica que ninguém entende. Mas, por que você se permite entrar em um jogo irracional?

Lembre-se: você nunca vai poder vencer uma pessoa no jogo que ela criou.

Quanto mais você tentar entrar no jogo de uma pessoa difícil, mais difícil será para você conseguir chegar a um acordo. Para lidar com pessoas difíceis, não as trate como se você fosse o seu terapeuta. Respeite o limite que você criou no ponto anterior e siga a sua vida.

3. Conscientize-se de suas emoções para lidar com pessoas difíceis

Manter distância emocional requer consciência. Atente-se pois, se não pode afastar-se de uma pessoa que está importunando-o, não há consciência daquilo que está acontecendo.

Para isso, é preciso ter consciência de que está lidando com uma pessoa difícil e principalmente como isso age sobre você.

Conscientize-se de suas emoções. Meets
Conscientize-se de suas emoções. Reprodução: www.freepik.com/yanalya

Muitas vezes, no meio do processo, você vai se encontrar em situações onde precisará reagrupar e escolher o melhor caminho a seguir. Isso é ter consciência.

4. Não lute até morrer

Pessoas inteligentes sabem o quão importante é sobreviver para o amanhã, especialmente quando passam grande parte do dia lidando com pessoas difíceis. Durante o conflito, agir apenas com a emoção vai fazer você se cansar, além de deixar claro que você não está se conscientizando de tudo que está acontecendo (volte à dica 3).

Quando você está consciente de suas emoções, do seu limite, e do que deve fazer, você não vai seguir adiante e vai parar de lidar com tudo como se fosse uma disputa. Lembre-se que, quando uma pessoa perde, no processo comercial, todos saem perdendo.

5. Concentre-se na solução

A sua atenção vai determinar o seu estado emocional. Quando você se fixa nos problemas que está enfrentando, você vai criar e alimentar emoções negativas. No momento em que o contrário ocorre e você se concentra em ações positivas, é criado um senso de eficácia e produtividade que gera emoções positivas e reduz o estresse.

Mas o que isso significa? Para lidar com pessoas difíceis, pare de pensar em como elas são difíceis, apenas concentre-se em como você vai lidar com isso. Você pode olhar para o problema – a pessoa difícil, ou pode olhar para a solução, ter paciência e contornar o problema, como se fosse um desafio pessoal.

6. Não tenha memória fraca com pessoas difíceis

Ademais, você pode até passar por cima de alguma coisa durante o relacionamento com uma pessoa difícil, mas, para lidar com pessoas difíceis, você não pode passar por cima do que acontece.

Perdoar, significa deixar passar o que aconteceu para que seja possível seguir em frente. Isso não significa que você vai dar uma segunda chance a alguém ofender você. Não esteja disposto a ser soterrado pelos erros dos outros. Você pode até deixá-los passar, mas proteja-se de danos futuros.

7. Evite pensamentos negativos

Às vezes, você absorve a negatividade das pessoas. Não há nada de errado em se sentir mal com a maneira que as pessoas te tratam, mas seus pensamentos podem intensificar a negatividade ou ajudá-lo a passar por ela.

Elimine os pensamentos negativos. Eles são irreais, desnecessários e autodestrutivos. Esses pensamentos irão levá-lo a um espiral descendente emocional que será difícil de sair. Por conta disso, evite que isso aconteça a todo custo!

Pensamentos negativos e pessoas difícies. Meets
Pensamentos negativos. Reprodução: www.freepik.com

8. Descanse

Pessoas difíceis cansam, elas dormem bem. Isso é verdade pois elas nos cansam física e psicologicamente. Por isso, é importante descansar. Quando descansamos, nosso cérebro literalmente se carrega, de modo que você acorda alerta e renovado.

Seu autocontrole, atenção e memória estarão todos reduzidos quando você não descansar nem dormir o suficiente. A privação do sono aumenta os níveis de estresse, mesmo sem que você esteja passando por momentos estressantes.

Uma boa noite de sono faz com que você seja mais positivo, criativo e proativo em sua abordagem para lidar com pessoas difíceis. Desta forma,você vai poder lidar de maneira muito mais eficaz com ela, sem que isso afete você mais do que deveria.

9. Use o seu ecossistema

É tentador, mas totalmente ineficaz tentar resolver tudo sozinho. Para lidar com pessoas difíceis, você precisa reconhecer as suas fraquezas no relacionamento com elas. Isso significa contar com seus colegas de equipe, gerente, ou até mesmo coach para ajudar a ter o melhor em uma situação difícil.

Identifique quem são as pessoas que podem ajudar você a lidar com essas situações e busque assistência sempre que você precisar. Algo simples, como ver a situação de fora, pode ajudá-lo a ter uma nova perspectiva.

Na grande maioria das vezes, outras pessoas podem ver uma solução que você não pode, porque não estão emocionalmente envolvidos na situação.

10. Junte tudo e parta para a ação, você estará pronto para lidar com pessoas difíceis

Antes de você ter esse sistema funcionando perfeitamente, você precisa passar por alguns testes. Na maioria das vezes, você vai ser testado toda vez que tiver que lidar com pessoas problemáticas, dentro e fora do trabalho.

Afinal, pessoas difíceis não existem apenas no departamento de vendas, não é mesmo? Felizmente, a plasticidade do cérebro permite você moldar e mudar a maneira de se comportar, mesmo quando você falha. Implementar essas técnicas saudáveis alivia o estresse na hora de lidar com pessoas difíceis e diminui a probabilidade delas terem algum poder nocivo sobre você.

Compreendeu um pouco mais sobre como lidar com pessoas difíceis?

Entendeu um pouco sobre como lidar com pessoas difíceis? Que tal começar a colocar essas dicas em prática para não ter um estresse elevado em seu cotidiano? 

Comece imediatamente a se impor, faça bom uso do ecossistema e do seu descanso. Ademais, concentre-se na solução e evite pensamentos negativos.

O Meets pode ajudar a diminuir o seu estresse comercial aplicando técnicas que facilitam seu dia a dia. A aplicação de um funil de vendas, o mapeamento da jornada do cliente e a utilização de ferramentas de atendimento que aumentará seu processo de fidelização, são alguns dos recursos que o Meets disponibilizará para sua empresa. Converse com nossos consultores ou realize um teste gratuito da nossa plataforma. 

Fale com nossos especialistas

Tavares

Tavares

Deixe seu comentário

Posts Recentes

Sobre nós

O Meets foi concebido para tornar as coisas simples e práticas. Ao permitir que você visualize todo o seu processo de vendas acompanhando as atividades certas a serem realizadas.

Siga-nos

Vídeo Tutorial

Comece com conta GRATUITA!

Nenhum cartão de crédito é necessário.
Ao clicar em “Cadastre-se”, você concorda com a nossa Política de Privacidade