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Estratégias de Inbound Marketing no ramo odontológico

Conheça aqui como adequar suas estratégias de Inbound Marketing no ramo odontológico.

É muito provável que você já tenha sido surpreendido por um anúncio enquanto estava assistindo um vídeo. 

Diversas empresas apostam neste tipo de anúncio, porém, acontece muitas vezes, situações em que ao invés de atrair o público, pode vir a causar um grande desconforto ter de esperar um tempo até pular a propaganda e voltar a assistir o que você deseja. 

O Inbound Marketing é uma estratégia que visa captar potenciais clientes da forma menos invasiva possível. Para que frustrações como a que citamos acima não sejam causadas por sua empresa. 

Diferente do que muitos pensam, é essencial fazer o uso desta estratégia no ramo odontológico. Afinal, o objetivo pode não ser vender algum produto, mas certamente, todo dentista deseja estar com a sua agenda cheia, não é mesmo? 

Continue a leitura e descubra os principais benefícios de investir no Inbound Marketing em sua clínica ou consultório odontológico! 

Afinal, o que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma das principais estratégias do Marketing Digital, utilizada a fim de atrair e converter potenciais clientes de acordo com o estágio de sua jornada de compra. 

De forma resumida, esta estratégia, também conhecida como Marketing de Atração é uma forma de publicidade que visa uma boa navegação do usuário. 

Somada a um bom conteúdo, é possível fazer com que o usuário migre para o seu site ou plataforma de forma espontânea. 

Isso acontece porque um dos pilares do Inbound é que mesmo sendo um tipo de publicação patrocinada, ela deve ser informativa e que atraia o público.

Por exemplo, quando uma clínica odontológica começa a fazer uso desta estratégia, ela pode criar conteúdos informativos e atrativos sobre procedimentos ou cuidados necessários para uma boa saúde bucal como essa aqui “Confira as principais vantagens do aparelho ortodontico transparente”.

Quais os passos necessários para colocar em prática no meu consultório?

Assim como mostramos anteriormente, o Inbound Marketing é uma ótima forma de atrair novos pacientes. 

Para te auxiliar na implementação dessa estratégia, preparamos alguns passos essenciais que você deve realizar. Confira: 

Descubra quem é a sua persona

Para ter ainda mais resultados, é essencial que você saiba qual é o perfil do seu paciente. Dessa forma, não será necessário ficar quebrando a cabeça para conseguir se ajustar ao tipo de conteúdo que ele deseja ler. 

De forma resumida, a persona é um perfil fictício do seu cliente ideal com o maior número de detalhes possíveis recolhidos dos seus pacientes já existentes. 

Você pode fazer isso através de formulários e análises de comportamento. Por exemplo, fazendo um levantamento de qual é a maior dúvida de seus pacientes, é possível descobrir quetratamento de canal preçoestá no topo. 

Avalie solicitar o preenchimento de um informações para qualificar melhor seus clientes. Com efeito você poderá voltar e consultar essas informações entregando o melhor conteúdo possível. Dentro do Meets CRM, você poderá organizar todo o perfil ideal desses seus clientes e ter todo o histórico de atendimentos, tarefas e conversas de whatsapp.

Algumas informações importantes que você poderá coletar são:

  • Nome:
  • Idade:
  • Estado civil:
  • Educação:
  • Hábitos:
  • Hobbies:
  • Comportamento de consumo:

Tenha um bom planejamento

Após descobrir quem é a sua persona, é essencial que você trace um planejamento para a sua estratégia. Afinal, de nada adianta você investir em uma equipe qualificada, em tempo e dinheiro caso você não saiba onde deseja chegar.

Estude o seu possível paciente, descubra qual etapa da jornada ele está e defina um objetivo a ser atingido com o seu conteúdo.

Por exemplo, vamos supor que a sua persona é uma mulher de 35 anos, casada, economista e que se preocupa com a estética , quer fazer um procedimento para melhorar o seu sorriso, mas ainda não sabe o valor a ser investido. 

Um bom planejamento irá criar uma estratégia de atração por meio de conteúdos informativos e que façam uso de palavras-chave como “quanto custa um clareamento

Enfim, a criação do conteúdo

Agora que você já conseguiu identificar as principais informações do seu potencial cliente e já criou um plano de ação, chegou o momento de criar o conteúdo. 

Primeiramente, você deve definir uma pauta para servir de direcionamento para o redator e assim, evitar que haja erros de comunicação futuramente. Uma boa pauta deve conter: enfoque, palavra-chave, título sugerido, descrição geral e referências. 

Após a pauta, a pessoa responsável pelo conteúdo começa a produzir um texto. É importante ressaltar que este conteúdo precisa ser atraente e criativo, mas de forma alguma, deve deixar de ser coerente e objetivo. 

Utilizar as técnicas de SEO para garantir a qualidade do produto final é essencial nas suas estratégias de Inbound Marketing. Assim, detalhes como a hierarquização de informações e o uso ponderado de palavras-chave estarão presentes no texto e farão com que o seu leitor tenha prazer em continuar a leitura. 

Não se esqueça da revisão! 

Muitas pessoas esquecem esse passo na suas estratégias de Inbound Marketing, porém, ele é essencial. Sabemos que às vezes, durante a escrita, alguns erros gramaticais podem acabar passando despercebido. 

Por isso, é essencial que um revisor cheque minuciosamente essas informações e assim, garanta que o seu conteúdo esteja apto à ser publicado. 

Mas não é só isso! Dentro do Inbound Marketing, um revisor não deve apenas checar a gramática e a ortografia, mas também, deve se certificar que tudo o que estava proposto na pauta, foi corretamente abordado. 

Por exemplo, imagine que um texto sobre implante dentario tenha sido produzido a fim de compor uma ação de Inbound Marketing, porém, no decorrer do texto, o assunto foi se perdendo. 

Mesmo estando coeso e de acordo com as normas da língua portuguesa, caso o texto não esteja cumprindo o que foi solicitado, é preciso realizar algumas alterações. 

Considerações finais sobre Estratégias de Inbound Marketing

Agora que você já sabe o que é esse modelo de estratégia e pôde aprender um pouco mais sobre os passos essenciais da aplicação do Inbound Marketing, é possível investir em seu consultório e torná-lo mais atrativo. 

Caso você precise de ajuda, não se desespere. Existem diversas empresas especializadas neste tipo de Marketing e certamente, irão te auxiliar neste plano de comunicação. 

Aqui no Meets temos vários parceiros e agências que trabalham de forma profissional e poderão te ajudar na jornada. Se você deseja saber como montar uma central de atendimento de whatsapp para sua clínica, veja esse nosso artigo aqui.

Dessa forma, você conseguirá alavancar os seus resultados e o tão sonhado aumento de consultas irá acontecer! 

Este conteúdo foi produzido por Mayara Santos, redatora na empresa Clínica Ideal

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