CRM Online

Você conhece as vantagens de um CRM online? Listamos alguns motivos porque ele é importante para sua empresa

Quando falamos sobre CRM, levantamos grandes discussões dentro das empresas. Afinal, vendedores não gostam de se submeter a um CRM online.

Mas, um CRM online pode ser o bem mais valioso de uma estratégia comercial para garantir a saúde dos negócios.

Nisso, entramos em um grande dilema: como uma ferramenta que pode ser extremamente útil para aumentar seus negócios e vendas pode ser odiada por alguns vendedores, e o que podemos fazer para mudar isso?

Essa é a dúvida de dezenas de gestores empresariais, e muitas vezes, parece que não temos nenhuma resposta para ela.

Afinal, se forçarmos a equipe comercial a utilizar o CRM à qualquer custo, podemos coloca-la em colapso; por outro lado, se não tivermos um controle e um centro de inteligência em nossos negócios, estamos perdendo competitividade.

É nisso que gestores e executivos pensam quando falamos sobre gestão de vendas.

E o que todos buscam é uma maneira de falar sobre os benefícios do CRM para a empresa para que seja possível criar uma cultura em torno desse conceito.

Mas, para isso, precisamos entender um pouco mais sobre o CRM, para depois falarmos sobre as suas inúmeras vantagens.CRM Online

Entendendo um pouco mais sobre o conceito de CRM

Para entender um pouco sobre o conceito de CRM, vamos usar uma rápida analogia para que você compreenda facilmente o seu papel em uma organização.

Digamos que você é um membro muito participativo de sua família e tem 10 parentes. Digamos ainda que você lembra a data de aniversário de todos eles.

Além disso, você sempre envia 10 cartões de aniversário para os seus parentes junto com alguns presentes.

Vamos supor que você não apenas lembre dos seus aniversários e endereços, mas também, detalhes importantes sobre o que eles gostam, e portanto o que deve comprar para cada um.

Agora, digamos que cada um desses parentes encontra um parceiro e, com isso, inicia uma família.

De repente, você tem 30 parentes com detalhes como endereço, data de aniversário e gostos pessoais, que você tem que armazenar.

Isso deixa o seu cérebro totalmente sobrecarregado.

É aí que começam os problemas.

Os aniversários são perdidos ou esquecidos. Os cartões e os presentes ficam menos personalizados e os relacionamentos tornam-se menos verdadeiros.

Mas, nem tudo está perdido

Felizmente temos ferramentas como calendários e agendas que nos ajudam a armazenar essas informações para que não esqueçamos.

Agora, imagine que você é o gerente de uma pequena empresa e ela possui 10 clientes. Você armazenou informações sobre esses clientes na cabeça.

Você provavelmente pode acompanha-los em sua cabeça. Isso não parece uma tarefa muito difícil.

Então, seu negócio começa a crescer. Você atrai mais clientes.

Você gasta menos tempo com cada cliente, individualmente e descobre que o crescimento precisa acontecer em outras áreas do seu negócio para que você possa atender a demanda.

Os telefonemas de relacionamento acabam sendo cada vez menos frequentes; os e-mails tornam-se curtos; as ordens são cumpridas tardiamente; e no final, os clientes com menos dinheiro se tornam marginalizados, esquecidos e eventualmente perdidos.

É aí que a sua empresa começa a quebrar.

É para isso que existem um CRM. E é justamente nessas atividades que ele vai ajudar você a ter uma atividade comercial melhor.

Entendendo um sistema de CRM

O CRM é o nome dado ao modelo utilizado para gerenciar o relacionamento com seus clientes, sejam eles atuais ou futuros.

Esse sistema é uma metodologia usada para organizar todas as áreas relacionadas ao cliente em uma empresa.

Você poderá ter controle sobre o relacionamento com seu cliente; controle sobre o andamento do processo comercial; e até mesmo projetar o crescimento de sua empresa e analisar se as metas serão batidas.

Muitas empresas utilizam planilhas para armazenar dados seus clientes.

Mas, será que essa é a ferramenta correta?

As planilhas se perdem, ficam desatualizadas e podem cair em mãos erradas. Os cartões de visita são importantes para coletarmos informações de potenciais clientes.

Mas, perdem a importância quando ficam jogados em cima da mesa.

Um banco de dados de clientes só tem valor quando todos trabalham juntos para alimentá-lo com dados.CRM Online

Pensando na utilidade do CRM online

É aí que o sistema de CRM online entra. Para facilitar ainda mais a vida de uma empresa, e permitir que o relacionamento aconteça de maneira plena.

O CRM online é uma maneira de ter todas as informações de seu cliente, em tempo real, de maneira segura e, principalmente centralizada.

Isso transforma essas informações em uma ferramenta de inteligência. Mas, não é só isso, um CRM online tem outras dezenas de benefícios:

  1. Uma maneira de centralizar as informações sobre seus clientes, que podem ser facilmente atualizadas e compartilhadas com toda a equipe.
  2. Todos podem ter um retrato da comunicação da empresa com o cliente e qual a natureza do relacionamento: prospecção, qualificação, negociação, fechamento, descontos e etc.
  3. O CRM online pode oferecer métricas instantâneas sobre vários aspectos do seu negócio automaticamente. Você pode gerar relatórios e ter dados para planejar o futuro.
  4. Você poderá ver o histórico do cliente e isso pode servir como um guia para se aproximar dos futuros clientes, ou aprender sobre o que deu certo e o que deu errado, para que você adeque seu discurso.
  5. O CRM online ainda pode ser sincronizado aos seus calendários e outros sistemas. Com isso, você pode programar lembretes e criar uma rotina comercial mais eficiente.

Foque no seu cliente com um CRM online

Um CRM online, estará sempre disponível para você e sua equipe tirarem o melhor proveito do desempenho comercial.

Além de ser mais barato, simples e fácil de usar do que um CRM hospedado em sua empresa, ele oferece recursos integrados e atualizações em tempo real constantes.

Lembre-se que, empresas que investem em CRM online estão usando essa estratégia para colocar o cliente no centro dos seus negócios, que é a maneira mais rápida de aumentar as vendas.

Como você pode perceber, o CRM online não é mais um recurso opcional para que a sua empresa tenha resultados.

Ele é a ferramenta certa para garantir que você tenha o controle comercial da sua empresa, bem como possa planejar o seu crescimento de maneira sustentada, baseada em fatos e números.

O CRM online é um aliado não apenas da empresa, mas do vendedor, que assim, poderá potencializar suas ações e seus resultados comerciais.

Como podemos perceber, o CRM online é o grande recurso que um vendedor precisa para ser um super vendedor.

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