spot_img
HomeGestãoComo eliminar hábitos antigos no trabalho

Como eliminar hábitos antigos no trabalho

É POSSÍVEL ELIMINAR HÁBITOS ANTIGOS NO TRABALHO COMPLETAMENTE ?

Em O Poder do Hábito, o autor afirma que, de acordo com os cientistas, não é possível eliminar hábitos por completo.

Como argumento, Duhigg baseia-se no relato dos cientistas. Por exemplo, se eles mudam a localização da comida depois que o hábito já se formou no cérebro do rato, isso faz com que o rato se comporte de modo diferente… 

Mas, a partir do momento em que a comida volta para o lugar antigo, o hábito volta com tudo.

A dica do livro é que nós temos que criar novas rotinas neurológicas, que sejam mais poderosas, para sair da sequência antiga do Hábito Triangular anterior.

Em vez de tentar mudar um hábito antigo, nós precisamos

mudar a rotina. É como formatar o HD e inserir um novo programa.

 

A chave principal é criar um novo desejo, um desejo tão incontrolável que nos conduza a realizar a rotina desejada para aproveitar a recompensa.

No caso de hábitos antigos, geralmente, existe há muito tempo o desejo por uma recompensa de uma rotina indesejada. Em vez de eliminar tal hábito, Duhigg recomenda alcançar a mesma recompensa através de uma nova rotina.

A abordagem dos Alcóolicos Anônimos para promover mudança de hábitos É isso o que os Alcóolicos Anônimos fazem. Quando alguém entra para esse grupo, é necessário cumprir algumas regrinhas que estimulam novas ROTINAS.

Basicamente, tais rotinas estão ligadas a encontros em grupo, numa socialização entre os participantes que acontece quando eles contam suas histórias pessoais.

Desse modo, os participantes dos encontros dos Alcóolicos Anônimos são encorajados a refletir sobre quais são os motivos que os levam a beber. Geralmente, é a vontade de esquecer as preocupações, satisfazer alguns desejos de prazer.

Esse tipo de relacionamento entre os participantes dos Alcóolicos Anônimos oferece a mesma recompensa do álcool, a socialização,

porém tornar o ato de ingerir a bebida numa rotina.

Assim, eles conseguem a mesma recompensa através da rotina da conversa, dos encontros do grupo.

Essa recompensa é parte importante do processo de como eliminar hábitos antigos no trabalho ou na sua vida pessoal. Então verifique que para eliminar hábitos antigos no trabalho é importante que você crie uma rotina com recompensas.

 

EU SEMPRE SEI COMO O MEU HÁBITO FOI CRIADO?

 

Não, nem sempre. Muitas das nossas ações são inconscientes, acontecem sem nos lembrarmos dos fatores que contribuíram para a sua formação.

Se questionarmos alguma pessoa (ou nós mesmos) a razão de terem um determinado hábito, pode ser que não exista memória ou compreensão acerca da sequência do Hábito Triangular que deu origem a esse hábito.

Isso ilustra uma característica da formação de hábitos: sua sutileza.

É verdade que eu posso conscientemente arquitetar um hábito, mas os hábitos podem ter também sido formados por eventos aleatórios, por influência de terceiros, ou por simples acaso da vida.

 

POR QUE OS HÁBITOS SÃO TÃO PODEROSOS?

 

Essa é uma ótima pergunta. O motivo está ligado à RECOMPENSA. Ela cria uma dependência neurológica. E há um desejo tão intenso pela recompensa, que o hábito pode virar um vício.

Se nós estamos diante de um Gatilho, realizamos uma Rotina, e recebemos a Recompensa; existe um prazer, uma felicidade, uma satisfação. Essa é a sequência do Habito Triangular que, se for repetida, dará origem ao hábito.

Porém, tem um detalhe especial:

Ao chegarmos ao ponto crítico em que o Hábito Triangular se repetir bastante, só o fato de nos depararmos com o gatilho já

representará um prazer percebido.

Já ouviu falar no famoso caso dos cachorros de Pavlov? Se você sempre dá comida depois de tocar um apito, vai chegar uma hora que o cachorro começa a salivar só de escutar o apito.

Com o ser humano, é a mesma coisa. O gatilho pode ativar uma expectativa de que teremos uma recompensa. E se, por algum motivo, a recompensa não chega, nós ficamos com raiva ou até deprimidos, porque a expectativa foi frustrada.

Em um experimento, cientistas colocaram macacos numa situação em que eles ganhavam suco depois de apertar um botão. (Algumas vezes o suco demorava um pouco para chegar).

Se o hábito de apertar o botão e receber o suco ainda estivesse como um hábito novo ou um hábito fraco, o macaco mudava facilmente seu foco de atenção diante de alguma distração, por exemplo, oferecimento de outras comidas ou abertura da gaiola para o macaco passear.

No caso dos macacos que já tinham criado o hábito de receber a recompensa do suco depois do gatilho do botão apertado na hora certa, eles ficavam obsessivos olhando e esperando o suco chegar.

Se o cientista oferecesse outras comidas ou abrisse a jaula, o macaco não iria querer saber.Ele estava dependente do resultado, de forma assustadoramente parecida com pessoas que estão, por exemplo, viciadas em jogos e apostas.

O Meets pode ajudar a sua empresa a melhorar as vendas e produtividade de sua equipe. No nosso caso, existem pessoas que se distraem facilmente com alguma notificação de e-mail, do instant messenger,do Facebook.

 

O computador ou o celular fazem aquele barulho(que é o gatilho). Daí nós vamos executar a rotina de conferir o que é aquela notificação. E a recompensa é encontrar alguma mensagem , alguma demanda que subcomunica que nós somos importantes.

Quando você centraliza tudo em um único lugar ( Whatsapp, messenger , Instagram e outras entradas de leads) isso muda completamente a rotina e os hábitos de sua equipe.

 Enfim, esse é o triângulo do hábito: gatilho, rotina, recompensa. E esse ciclo vai alimentando nosso hábito de distrações. Por isso é difícil ter foco.

É possível modificar esse hábito, começando com uma mudança de ambiente.  Por exemplo : O uso do whatsapp consome grande parte do tempo e produtividade das pessoas. Quando você  passa  utilizar o Meetszap para centralizar o seu atendimento. Ou seja, um único número e vários atendentes, você cria um novo ambiente e a possibilidade de um novo hábito.

Mudamos assim os gatilhos, e iniciamos uma mudança pessoal para transformarmos as rotinas e também o modo como percebemos as recompensas.

 

 

EXEMPLO DE CRIAÇÃO DE UM HÁBITO NOVO

 

Então vamos aproveitar todo esse papo para um exemplo prático: Criar o hábito de praticar esportes.

O que nós temos que examinar não é o que motiva as pessoas a COMEÇAR um hábito – isso varia e não faz grande diferença, pela pesquisa do Charles Duhigg.  Na pesquisa de Charles Duhigg, tem gente que começa por ter tempo livre; outros porque algum amigo também praticava; outros por precisar perder peso; outros por recomendação médica. Por haver essa variedade é que ele considera o motivo inicial como sendo de pouca importância.

Essa lógica de recompensa está bastante enraizada na internet. Quem não baixou um e-book e deixou seu e-mail ?

O que é realmente importante é entender o que faz algumas pessoas MANTEREM O HÁBITO.

E, para isso, nós temos que entender o desejo pela recompensa.

No caso das atividades físicas, a maior parte das pessoas mantém o hábito pela vontade de se sentir bem, por causa das endorfinas que o exercício libera – é uma recompensa bioquímica. 

Outras pessoas criam uma recompensa mental: elas se sentem REALIZADAS, triunfantes depois de uma atividade. Veja então que a recompensa pode ser mental.

Para que a atividade que você deseja transformar em hábito funcione, precisamos de um GATILHO simples, precisamos de clareza sobre qual é a ROTINA a ser realizada, precisamos da RECOMPENSA clara e específica, e precisamos fazer com que essa sequencia do Habito Triangular se repita a ponto de criar uma expectativa, um desejo que o cérebro passa a esperar e nos puxar em direção à repetição da rotina após o gatilho pra receber a recompensa.

O problema é quando a recompensa é muito abstrata. Tem que ser algo que nos faça sentir o DESEJO INCONTROLÁVEL de passar pelo processo da rotina para chegar até a recompensa.

Por exemplo, se quero ir para a academia, eu posso determinar que vou tomar uma vitamina bem gostosa de frutas depois do treino. Se quero perder peso, e tenho que passar por uma dieta controlada, é interessante ter um par de calças do número em que quero chegar, um biquini, uma roupa que eu quero muito usar, mas só conseguirei com a recompensa de alcançar o objetivo.

Quer ver alguns exemplos de como as empresas entendem esse processo do Hábito Triangular? A pasta de dente ilustra bem.

Pela perspectiva da higiene bucal, não é necessário que a pasta de dente dê aquele ardidinho na língua, mas isso é provocado com a adição de produtos químicos, pois tal sensação é interpretada pelo cérebro como o “frescor, o refrescante”, que indicaria que houve uma boa higiene bucal. Ou seja, o cérebro cria uma expectativa de que, depois de algumas horas após a refeição, eu preciso ter essa sensação. E se ela não vem, fico achando que minha boca está suja.

Shampoo é outro bom exemplo. O shampoo não precisa fazer espuma para limpar bem os cabelos. Mas as empresas sabem que as pessoas vão se lembrar da espuma, como um indicador, uma recompensa que pode ser esperada. E é por isso que elas adicionam componentes químicos especiais só pra criar mais espuma e, assim, criamos o hábito de lavar os cabelos com frequência.

E como eliminar hábitos antigos no trabalho?

Quando eu trabalhava em uma financeira e chegava uma grande operação que daria muito trabalho, ao concluir minha operação eu sempre saia pra comer um pão de queijo e tomar um café. Essa era minha recompensa.

Eu sabia que não poderia atrasar porque muitas vezes os clientes precisavam de uma resposta rápida. Eu corria pra finalizar minha análise a aprovação para ter minha recompensa. O café com pão de queijo.

Antes de eu perceber a diferença desse novo hábito eu fazia de uma outra maneira. A princípio eu tomava o café na própria empresa e sentava na mesa para avaliar. Percebi ao longo do tempo que isso me deixava mais desfocado. Quando passei a avaliar primeiro e depois descer para o café de esquina, eu percebi que a minha recompensa não era apenas o café. Mas todo o conjunto ( café, ambiente e respirar um pouco de ar puro).

Para eliminar hábitos antigos no trabalho nós sabemos que não é fácil, mas uma das coisas importantes é a reversão dos hábitos. Coisa que iremos ver no próximo post.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

Posts Populares

spot_img

Posts Relacionados