spot_img
HomeDicas9 coisas que pessoas bem sucedidas fazem para resolver problemas

9 coisas que pessoas bem sucedidas fazem para resolver problemas

Você se considera uma pessoa bem sucedida em sua vida? Como consegue resolver seus problemas? Sabia que pessoas de sucesso possuem um comportamento diferente para lidar com problemas? Que tal conhecer dicas que podem te ajudar na resolução de problemas no seu dia a dia? Se quer descobrir mais, continue acompanhando esse post exclusivo que o Meets preparou para você!

Uma coisa é certa, os problemas são uma das coisas mais comuns em nossas vidas, porém, o que faz toda a diferença é a maneira de resolver problemas.

Como você pode imaginar, pessoas de sucesso têm comportamentos diferentes das pessoas normais, ou medianas. Afinal, elas fazem sucesso justamente por não terem o mesmo comportamento da média das pessoas. E, se estivermos trabalhando ou buscando o caminho do sucesso, precisamos rever nossos comportamentos.

O sucesso, sobretudo, acaba encontrando espaço nas pessoas mais bem-humoradas, positivas, otimistas e felizes, podendo ser refletido no nosso local de trabalho. Por conta disso, pessoas mais otimistas tendem a ser mais bem sucedidas e alcançar melhores resultados.

Não se trata apenas de um comportamento, mas sim um estilo de vida que tem as suas bases na psicologia positiva. Hoje muito se fala em psicologia positiva e ela, aos poucos, vem transformando as relações, não apenas no ambiente de trabalho, todavia nem sempre foi assim.

Se atualmente, temas como alta performance, auto ajuda, motivação e autoconhecimento são matérias essenciais para a plenitude, há alguns anos atrás eram encarados apenas como baboseira.

E é justamente dessa época, mais precisamente da década de 50, que temos uma literatura clássica da psicologia positiva, trazendo uma maior capacidade de nos ajudar a trilhar o caminho do sucesso. Para isso, estamos falando do Dr. Norman Vincent Peale e o seu livro clássico, “O Poder do Pensamento Positivo”.

Com essa obra, a filosofia atemporal de Peale e os ensinamentos sobre o pensamento positivo foram elogiados por presidentes que abrangem 7 décadas, incluindo Richard Nixon, Ronald Reagan, Bill Clinton e até mesmo Donald Trump.

Porém, se você acha que o pensamento positivo (e a psicologia positiva) têm pouco, ou nada a ver com sucesso, vamos fazer uma pausa para explicar essa conexão.

A importância da psicologia positiva nos fatores de sucesso e resolução de problemas

Inicialmente, é válido salientar que pesquisadores americanos da linha da psicologia positiva tentavam entender como alguns poucos alunos pobres conseguiam notas melhores que a maioria. Para isso, eles precisaram entender que o que separava aqueles alunos excepcionais não eram características excepcionais, mas atitudes comuns – só que estas funcionavam mais do que outras características.

Essas atitudes são:

  1. Resiliência.
  2. Metas bem definidas.
  3. Otimismo.
  4. Foco.

Com essas características, é possível obter mais resultados positivos e abandonar velhos hábitos.

Ao contrário da psicologia tradicional, focada no estudo e tratamento de distúrbios como a depressão e ansiedade, a psicologia positiva tem como objetivo compreender a ciência e a anatomia da felicidade. Em outras palavras, ela busca muito mais promover qualidade de vida para as pessoas do que reparar os problemas que surgem em nosso cotidiano.

É de entendimento que não só o sucesso da empresa é alcançado com funcionários felizes, mas uma melhoria na saúde mental é alcançada por essas pessoas. Pesquisas indicam que funcionários motivados e felizes desempenham melhor seu trabalho, trazendo um impacto também positivo.

Trabalho em equipe para resolução de problemas. Meets
Trabalho em equipe para resolução de problemas. Reprodução: www.freepik.com

Por isso, é muito importante estar bem consigo mesmo para trilhar o caminho do sucesso.

Mas agora vamos voltar para o tópico sobre sucesso. Contudo, já deu para perceber que pessoas de sucesso têm uma maneira própria de se comportar, não é mesmo?

Como pessoas de sucesso podem resolver problemas?

Anteriormente, citamos que pessoas de sucesso focam em 4 características para ir além das demais. Mas, o que elas fazem quando têm problemas? Como isso pode nos ajudar a lidar com nossos desafios? O que acontece quando essas pessoas estão perdidas e não conseguem encontrar um caminho?

Nos tópicos abaixo, iremos detalhar cada resposta sobre o que essas mesmas pessoas fazem para conseguir resolver problemas.

1. Todo problema é a sua própria solução

A melhor maneira de começar a resolver um problema é criar uma crença sólida de que cada problema tem as sementes da sua própria solução. Para isso, você pode encontrar a resposta ao seu problema se olhar profundamente para o próprio.

2. Calma

Estatísticas apontam que 90% da população mundial sofre de estresse. No Brasil, os dados também não são os melhores, apontando que 70% dos brasileiros sofrem com esse conjunto de reações fisiológicas que atrapalham o equilíbrio, 30% deles estão relacionados ao estresse do trabalho. 

Para isso diminuir, é necessário manter-se calmo. A tensão pode bloquear o fluxo do poder de pensamento e concentração. Reduza o estresse e a tensão para que a sua mente possa operar sob controle eficiente.

3. Monte o cenário

Mas como assim montar o cenário? Simples, ao lidar com um problema, reúna objetivamente todos os fatos e dados para que você possa montar o cenário e trabalhar na solução.

4. Coloque no papel

Para entender melhor este tópico, coloque todos os detalhes do problema no papel para que você possa enxergar as coisas em ordem. Isso ajuda a esclarecer o seu pensamento, trazendo os vários fatores de um problema em ordem sistemática.

Quando você puder enxergar claramente, será também capaz de pensar com clareza.

5. Não use a força

Um ponto é certo, nunca tente forçar uma resposta a um problema. Mantenha sua mente relaxada e permita que a solução se abra naturalmente e se torne clara.

Atente-se, pois, o perigo em tentar forçar uma resposta é que de estar forçando a sua vontade em vez de pensar no que é certo.

6. Busque conselhos

Muitas vezes precisamos de ajuda com um problema.

É valioso, portanto, buscar conselhos com pessoas mais experientes, ou profissionais que já passaram pelo que você está passando, desta forma, você conseguirá solucionar o problema de maneira célere e eficaz.

7. Intuição

Nós possuímos uma grande quantidade de processos mentais que podem ser descritos como intuição, até mesmo como uma sensação de coisas certas a fazer.

Devido a isto, siga sempre a sua intuição.

8. Meditação

A meditação trará benefícios na redução da dor, na melhora do sistema imunológico, no auxílio à prevenção de doenças cardíacas e no alívio da depressão, ansiedade e raiva.

Meditação para resolução de problemas. Meets
Meditação. Reprodução: www.freepik.com/pressfoto

Deixe o problema flutuar livremente em sua mente. Abstenha-se de pressão, tensão ou até mesmo tempo.Tudo que você precisa fazer é permitir que o problema permaneça na sua atividade mental sem pressa.

Sua mente, portanto, poderá trazer a resposta quando necessário.

9. Criatividade

Coloque a sua confiança no poder criativo de sua mente para chegar a uma resposta adequada através do processo de afirmação.

Resolver problemas da mesma maneira que as pessoas bem sucedidas vai te aproximar do sucesso

Nos espelharmos em atitudes de pessoas bem sucedidas é a base para trilharmos o caminho do sucesso. A nossa rotina é repleta de problemas, e muitas vezes, temos que improvisar. Mas, parar de agir de maneira impulsiva e começar a agir de maneira consciente é o primeiro passo para focar na em resolver problemas.

Se você não aguenta mais os seus problemas, essa pode ser a sua saída. Afinal, quanto mais condicionamos nosso comportamento, mais prontos para resolver problemas antigos. Use a sabedoria das pessoas bem sucedidas em suas vidas e negócios para resolver problemas.

Ademais, conte com o Meets para diminuir seu estresse organizacional. Nossa plataforma irá oferecer gestão do funil de vendas, gatilhos inteligentes, aumento da taxa de conversão, automação de Marketing e melhoria no atendimento. Converse com nossos consultores ou faça agora mesmo um teste gratuito! Meets, o primeiro CRM com central de atendimento e vendas.

Fale com nossos especialistas:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

Posts Populares

spot_img

Posts Relacionados