Como sobreviver em tempos incertos?

meets crm e corona

Como sobreviver em tempos incertos:

O que o plano Collor pode nos ensinar em relação ao COVID-19.

Caro leitor(a)

Espero que esse artigo possa te ajudar a passar por esses tempos incertos.

No dia 16 de março de 1990  se instalou o caos no Brasil. Era uma sexta-feira. O plano Collor começou confiscando as cadernetas de poupança e bloqueando o dinheiro de todas as pessoas e empresas nos bancos. Começava aí uma jornada que varreu muitas empresas do mapa trazendo muita incerteza na economia e na vida das pessoas. Trouxe sofrimento e muita dor. Mas também diversos casos de sucesso.

30 anos se passaram e eu senti ontem dia 16 de março uma segunda-feira aquela mesma sensação de incerteza de 30 anos atrás.

Quem viveu esse dia no Brasil sabe exatamente o que estou falando.

A diferença das incertezas é que hoje são globais e estão relacionadas não apenas aos aspectos econômicos, mas principalmente de saúde pública.

Estamos lidando com medo da morte de milhares de pessoas por falta de condições de tratamento. E estamos lidando com incertezas econômicas.

Nesse momento eu fui buscar na memória as decisões que tomei lá trás e entender onde eu errei , onde acertei e fazer uma conexão com os dias atuais. 

Essas lições me marcaram para o resto da minha vida e talvez isso possa ajudar de alguma forma as pessoas e empresas nos dias de incerteza que vivemos. Naquele dia minha decisão deu condições de 600 famílias passarem por um período de incerteza com um pouco mais de tranquilidade. Agradeço a Deus por me ter permitido tomar uma decisão tão acertada antes do caos.

Antes de começar a apresentar essas pequenas lições preciso voltar no tempo brevemente para dizer o que aconteceu comigo exatamente no dia 14 de março ( quarta-feira de 1990).

Foi um dia aparentemente normal. Mas havia algo diferente no ar. As pessoas estavam na expectativa de alguma medida dura pelo novo governo que herdou uma inflação altíssima.

Naquele ano nossas empresas estavam com condições favoráveis de caixa. Havíamos economizado bastante recursos em 1989 e tínhamos na época bastante dinheiro em caixa o que nos permitia pagar nossas contas com folga durante 3 meses sem entrada de receita alguma.

O dinheiro todo estava aplicado nos bancos e uma pequena parte estava em dólares americanos. 

O câmbio negro era uma realidade para todos no Brasil e mesmo com as melhores taxas de rendimentos , tínhamos uma pequena reserva em dólares guardados.

Ao ligar para gerente do banco na época, ele me disse:

-Recebi uma informação que o Banco deverá fechar na segunda-feira dia 19.

Quando ele me disse isso, o meu radar começou a apitar. Conversei com o resto da diretoria na época e na quinta-feira quando os bancos abriram, sacamos todo o dinheiro aplicado que foi possível e compramos de dólares antes das 10:30 da manhã.

O que iríamos perder?

A aplicação financeira de 3 dias. Que não era pouca coisa na época.

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O que aprendi :

Lição #1 –

Escute seus instintos. Siga seus instintos e não siga a manada. É melhor ficar leve sem peso do que travado e sem condições de se movimentar.

Lição # 2- 

Antecipe-se. Nesse caso não espere o COVID-19 entrar na sua empresa para você tomar as medidas de contenção.

Faça contenção de tudo. Seja ela financeira, como de insumos primordiais para sua produção ou ciclo de vendas.

Lição # 3 

Perca alguma coisa, mas não perca tudo. Esteja disposto a abrir mão de parte de sua margem e lucros para passar um período de escassez. Esteja disposto a perder parte de sua boiada para não perder todo o rebanho.

Lição # 4 

Não explore a situação. Esse é o tipo de situação que muitos já começam a querer levar algum tipo de vantagem. 

Os 3 meses seguintes enquanto uma grande parte  das empresas no Brasil estavam sem dinheiro em caixa e sem recursos, nós liquidamos os dólares para pagar os mais de 600 funcionários , contas de luz e abastecer a empresa pra gerar novas receitas.

Se aquela decisão não tivesse sido tomada na quarta-feira as 18 horas antes do final do expediente, certamente nossa empresa não teria passado pelo plano Collor.

Mas como o Coronavírus ( COVID-19)  poderá afetar seus negócios e como você poderá sair mais forte dessa situação?

Warren Buffett disse uma vez que, como investidor, é aconselhável ter “medo quando os outros são gananciosos e gananciosos quando os outros têm medo”. Essa afirmação é uma visão contrária nos mercados de ações e se relaciona diretamente com o preço de um ativo: quando outros são gananciosos, os preços costumam  transbordar, e deve-se ter cuidado para não pagar em excesso por um ativo que subsequentemente leva a retornos anêmicos. Quando outros têm medo, isso pode apresentar uma boa oportunidade de compra de valor.

Obs: não entenda como ganância , se dar bem enquanto outros estão em dificuldade. O contexto é de não seguir a manada. Fazer de forma diferente e arriscar mais. Investir mais.

Lembre-se de que o preço é o que você paga e o valor é o que você recebe – pague um preço muito alto e os retornos serão dizimados. Para entender isso, o valor de uma ação é relativo à quantidade de ganhos que ela gerará ao longo da vida de seus negócios.

Muitos negócios já estão sendo afetados e muitos outros serão afetados ao longo desse período. 

Estima-se que no Brasil o pico do COVID-19 será entre maio e junho.

Em Portugal será até o dia 30 de abril.

Aguentar o isolamento social e a possível quarentena será um desafio. 

Um desafio para mente, corpo e espírito. E será um enorme desafio para o bolso de todos.

Em 2014 numa palestra do TED , Bill Gates fala justamente sobre nosso maior inimigo. 

Bill Gates: A próxima epidemia? Não estamos preparados

Certamente muitos negócios estão sendo afetados de forma imediata. Muitos outros irão ser ainda em efeito cascata. 

Veja nesse gráfico o tempo necessário para uma recuperação econômica depois  que o mercado cai em 20% ou mais, leva aproximadamente 536 dias para se recuperar.

Quando o presidente TRUMP diz que  os Estados Unidos deverão sofrer o impacto do COVID-19  até agosto, fico pensando que numa economia frágil como a do Brasil se ficaremos a deriva e podemos considerar esse ano perdido.

E agora o que fazer?

Felizmente, o Coronavírus passará  em breve. O impacto será grande na vida de muitas pessoas. 

Você deve ler este artigo do Washington Post, pois descreve grandes simulações de como o Coronavírus se espalhará e o que podemos fazer para reduzir o impacto no mundo.

Você poderá acompanhar ao vivo a evolução do covid-19 no site da Microsoft aqui

As empresas vão passar por dificuldades por um bom tempo.

Mesmo que o vírus diminua rapidamente com o declínio dos números na China, as empresas terão dificuldades por mais de um ano, porque terão que compensar suas perdas.

Por exemplo, na China, o vírus causou uma queda de 20,5% nas vendas no varejo e a taxa de desemprego saltou para 6,2 em fevereiro.

Quando empresas como a Apple fecham suas lojas para ajudar a reduzir a propagação do vírus, isso significa menos vendas e menos lucro. 

Certamente eles podem pagar a seus funcionários durante seu desligamento temporário, mas nem todas as empresas têm caixa para isso . A grande maioria não poderá fazer o mesmo.

Basta olhar para a indústria de viagens e turismo. Espera-se que o vírus cause um prejuízo de 820 bilhões de dólares.

E quanto ao seu marketing?

Este é o momento para você dobrar seus investimentos. Não tenha medo quando os outros também tiverem medo. Faça o que Warren Buffett diz … seja ganancioso quando outras pessoas estiverem com medo.

Se você quiser testar o Meets CRM , faça isso aqui. Estamos com uma condição especial para ajudar sua empresa a melhorar os resultados. Enquanto durar essa pandemia estamos criando condições de ajudar a seu negócio. Essa é nossa missão.

Tavares

Tavares

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