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9 benefícios de utilizar Chatbot na sua empresa

O chatbot é uma ferramenta que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, operando como um robozinho que interage com o público através de meios diferentes e com diversas finalidades. Os benefícios de utilizar chatbot são evidentes em muitas áreas do negócio.

Com base na inteligência artificial, o chatbot traz bastante eficácia e agilidade na comunicação da sua marca com o cliente, auxiliando também no processo de vendas. Os benefícios de utilizar chatbot incluem essa melhoria na comunicação e na eficiência de atendimento.

Diante de tantas vantagens, o chatbot caiu no gosto dos gestores, os quais, atualmente, passaram a adotá-lo de maneira mais expressiva nos diversos nichos de mercado e nos mais distintos setores de uma empresa. Os benefícios de utilizar chatbot abrangem desde a automação até o suporte qualificado, trazendo eficiência ao time.

Com uma estrutura robusta, simulando o atendimento humano, o chatbot atua por texto e até mesmo por voz, sendo, portanto, uma escolha certeira pelas empresas que desejam melhorar o relacionamento com o cliente e ter mais assertividade nas negociações. Os benefícios de utilizar chatbot se traduzem também na capacidade de atender com qualidade, sem interrupções.

Diante disso, você conhece os benefícios de utilizar chatbot na sua empresa?

Neste post, listamos 9 vantagens do uso do chatbot no seu negócio. Estes benefícios de utilizar chatbot fazem diferença significativa no dia a dia de uma empresa, seja no atendimento ao cliente, seja na otimização de processos internos.

Ficou interessado? Continue a leitura e aproveite o nosso conteúdo! 

Aproveite e não deixe de conferir os nossos artigos sobre chatbot. Você pode saber mais sobre a ferramenta acompanhando os posts do nosso blog

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Você conhece os benefícios de utilizar Chatbot?

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WhatsApp-Image blog meets

Afinal, o que é chatbot?

O termo chatbot traz a união entre as palavras inglesas “chat”, que significa conversa, e “bot”, que traduzida ao português significa “robô”.

Logo, o chatbot é um software com base na inteligência artificial que possui a capacidade de interagir com o público em tempo real através de texto e voz.

Na interação com as pessoas, o chatbot mantém uma linguagem natural, destacando-se pelo uso da interface conversacional.

Quais são os tipos de chatbot e onde são utilizados? 

Benefícios de utilizar Chatbot
Os benefícios de utilizar chatbot incluem otimização em marketing, vendas e atendimento.

Os benefícios de utilizar chatbot não se limita ao suporte ao cliente.

Sua empresa pode melhorar diversas práticas fazendo uso do robozinho de conversação.

Assim, o bot pode ser utilizado no setor de marketing, para ampliar o engajamento do público, aumentar a conversão, disparar campanhas, etc.

O software se destaca, também, como chatbot de vendas, utilizando, como o próprio nome sugere, para aumentar as vendas de uma empresa.

Assim, o bot é utilizado desde a etapa de prospecção até o pós-venda, otimizando e tornando mais eficiente o ciclo comercial do seu negócio.

Outra função bastante corriqueira do bot é no atendimento e/ou suporte ao cliente.

Aliás, sem dúvidas, é para tais finalidade que o chatbot é mais solicitado, na medida em que a sua utilização otimiza o atendimento, tornando-o mais ágil e eficaz.

Veja esse artigo sobre chatbots inteligentes para Hotéis

9 benefícios de utilizar Chatbot

Agora que você conhece o chatbot e suas principais aplicações, que tal conhecer 9 benefícios de utilizar chatbot na sua empresa?

Para isso, trouxemos dicas valiosas para você explorar as potencialidades do robozinho e caprichar no atendimento e em toda a interação com o público.

Quer saber mais?

Siga lendo! 

benefícios de utilizar o Chatbot meets
9 benefícios de utilizar Chatbot.

#1 Agilidade no atendimento

Sem dúvida alguma, um dos principais benefícios de utilizar chatbot na sua organização é no setor de atendimento ao cliente.

Hoje, o perfil de cliente é pautado no imediatismo. Portanto, o seu consumidor quer ser atendido rapidamente, independentemente do canal que ele utiliza para se comunicar com sua empresa.

Assim, torna-se trabalhoso e custoso manter uma equipe para dar conta de toda a demanda, ainda mais sem cometer (tantas) falhas.

Como solução à isso, o chatbot de atendimento surge como uma excelente alternativa, na medida em que contempla um grande quantitativo de atendimentos em um espaço de tempo reduzido.

Assim, o seu robozinho estará sempre na ativa, sem se cansar, dando conta do atendimento ao público.

Portanto, o chatbot de atendimento irá descongestionar os canais e agilizar o atendimento ao consumidor, atendendo um número quase que ilimitado de indivíduos.

#2 Geração de dados

Benefícios de utilizar Chatbot
Os benefícios de utilizar chatbot incluem coletar dados valiosos e otimizar resultados.

Uma vez que o chatbot consegue dar conta de uma quantidade maior de atendimento, a sua empresa pode utilizá-lo para gerar dados sobre leads/clientes, os quais são fundamentais para traçar estratégias.

Você sabe que os dados sobre consumidores ajudam a sua empresa a se antecipar às demandas, certo?

Ao armazenar informações, é possível conhecer o seu público e, assim, colocar em prática ações focais que ganham em assertividade.

Com os benefícios de utilizar chatbot, a interação do robô com o público já é uma excelente forma de coletar informações.

Além disso, com um chatbot robusto, é possível analisar os padrões do seu cliente e seus  comportamentos.

Mas, não basta apenas coletar informações. É preciso, também, armazená-las de maneira otimizada. Para isso o CRM da Meets é a melhor solução, visto que armazena todas as informações de maneira segura e centralizada no sistema, podendo ser acessada pelo seu time em qualquer lugar e a qualquer momento.

O Meets, inclusive, já possui o chatbot integrado, o qual ajuda no levantamento de dados e a potencializar os resultados da sua empresa.

#3 Mais leads sendo gerados

Digamos que este tópico tem ligação com o annerior. Contudo, aqui, iremos focar na geração de leads.

Um chatbot pode ser utilizado especialmente para tal finalidade.

Mencionamos o potencial da ferramenta para levantar dados do consumidor, certo?

Pois bem, com esse potencial, você pode alinhar suas estratégias para gerar informações de contato de potenciais clientes, aumentando a sua base de leads.

Desse modo, o robozinho pode ser programado para executar a função, assumindo uma demanda bem maior do que uma pessoa poderia dar conta.

Além disso, a geração pode ser de leads qualificados, na medida em que o chatbot pode ser programado para responder dúvidas, interagir de maneira personalizada e entregar conteúdos de qualidade ao consumidor.

#4 Ativo por 24 horas todos os dias 

O seu cliente nunca estará sozinho.

O seu cliente jamais ficará sem resposta.

Hoje, você sabe que a experiência do cliente é valiosíssima, não é mesmo?

Nesse contexto, o atendimento ao cliente é um dos pontos de maior relevância para satisfazer o seu consumidor.

Nisso, um dos grandes erros cometidos por muitas empresas é deixar o lead/cliente sem resposta.

Como a sua empresa vai promover boas experiências se dá vácuo no consumidor?

É inviável, certo?

Com o chatbot, você configura o seu robô para atender dúvidas frequentes, para alterar cadastro ou realizar, conferir pedidos ou até mesmo fazer um, rastrear objetos, reportar algo, entre outros serviços. Tudo isso e muito mais pode ser resolvido apenas com o contato com o bot.

Caso a demanda não esteja ao alcance do chatbot, o consumidor é avisado e transferido para o atendimento humano. Caso esteja fora do horário de atendimento, é feito o comunicado.

Mas independente de qual cenário entre os descritos acima o seu cliente estiver, ele jamais ficará no vácuo.

 O chatbot, portanto, trabalha todos os dias durante 24 horas.

#5 Suporte de qualidade

Com o chatbot, o serviço de suporte ao cliente da sua empresa tem um grande ganho.

É fato que o setor de suporte ao cliente de muitas empresas não consegue dar conta de uma alta demanda, sobretudo em momentos de pico. 

Diante disso, a quantidade de solicitações sem retorno e o tempo de espera são maiores.

Assim, a insatisfação dos clientes é muito mais evidente e as chances de falhas no atendimento também aumentam.

Entretanto, a partir do momento em que o chatbot entra em ação, o serviço de suporte do seu negócio deixa de ser uma dor de cabeça.

Com o recurso, o seu cliente logo será atendido pelo bot, o qual precisa estar preparado para responder dúvidas frequentes. Dessa maneira, muitas demandas serão resolvidas logo pelo robô, sendo passado para o atendimento humano apenas casos mais complexos.

Portanto, sintetizando, sua empresa terá uma redução de tráfego no serviço de atendimento ao cliente, o tempo de espera vai reduzir e os atendimentos ganharão em fluidez.

Você consegue perceber que tudo isso impacta positivamente na experiência do consumidor?

#6 Melhoria no relacionamento com o cliente

benefícios de utilizar o Chatbot meets
Os benefícios de utilizar chatbot incluem agilidade e melhor relacionamento com o cliente.

O relacionamento com o cliente deve ser, sem dúvida alguma, um dos pontos de prioridades da sua empresa.

Ao investir na relação com o consumidor, você está plantando para colher muito mais lá na frente, sobretudo na forma e lucro.

Hoje, em face da realidade do mercado contemporâneo e do senso cada vez mais crítico do seu consumidor, é difícil uma empresa obter sucesso sem ter foco no cliente.

Portanto, investir no relacionamento com o cliente é desenvolver um relacionamento sólido, no qual o cliente se sinta abraçado por sua marca.

Para isso, é crucial focar na experiência do cliente, visto que boas experiências influenciam uma boa relação.

Mas, se no quesito atendimento ao cliente e suporte ao cliente a sua empresa peca, demorando para responder, dando vácuos ou não solucionando situações, fica difícil o consumidor se sentir satisfeito, certo?

A sua empresa precisa investir em praticidade e o chatbot é o recurso ideal

O chatbot consegue lidar com o imediatismo do consumidor atual, ponto que nem sempre as empresas dão conta.

Além disso, o chatbot não dá vácuo, nem muito menos demora a responder.

Todos esses pontos facilitam a relação entre empresa-consumidor, melhorando a imagem do seu negócio e proporcionando uma melhor experiência ao cliente.

Logo, toda essa combinação de elementos é suficiente para o desenvolvimento de um relacionamento sólido.

#7 Redução de custos

Com o chatbot a redução dos custos é uma das melhores consequências.

Tendo em vista que o robô é multifuncional, ele reduz os gastos com equipe, cumprindo diversas operações ao mesmo tempo.

Assim, a implementação do chatbot, por mais que seja, de primeira, custosa, indica economia em curto e longo prazo, o que supera facilmente o investimento inicial.

#8 Diferencial de mercado 

Você deve sentir todos os dias que a concorrência está cada vez mais acirrada, não é mesmo?

A dinâmica atual do mercado é complexa e marcada pela intensa disputa.

Porém, essa disputa não é igualitária, obviamente.

Portanto, sai na frente a empresa que conquistar melhor o cliente.

Mas, como conquistar o consumidor?

Entre tantas dicas que possamos dar, uma das principais é oferecer diferenciais.

Se a sua empresa oferece algo a mais, ainda mais quando esse algo supera a expectativa do consumidor, saiba que estará um passo (ou até vários passos) à frente da concorrência.

Com o chabot, com base na inteligência artificial, você opta por inovação dentro da sua empresa.

Assim, deixa de lado práticas que antes tomavam mais tempo e davam mais trabalho e insere a tecnologia no cotidiano, elevando o patamar do seu negócio.

Logo, além de facilitar a vida da sua equipe, você, sobretudo, torna as operações mais fáceis, práticas e satisfatórias para o seu cliente.

Hoje, com o chatbot, é possível comercializar produtos/serviços, enviar recados, tirar dúvidas e muito mais.

Com tudo isso, a reputação da sua empresa melhora, sua marca, portanto, ganha mais credibilidade no mercado e passa a ser reconhecida pela inovação.

#9 Ajuda na retenção e fidelização de clientes

A partir do momento em que sua empresa utiliza um recurso que atende o consumidor 24 horas por dia durante todos os dias, que torna a comunicação da sua marca mais rápida e eficiente e que, ainda, pode realizar uma comunicçaõa perosnalinzaldas, não tenha dúvidas que sua empresa ganhará mais clientes satisfeitos.

Assim, quanto mais satisfeito o cliente estiver, mais engajado também estará.

E você sabia que esse engajamento é muito bom para a retenção e fidelização

Com o seu consumidor engajado, satisfeito com a experiência de marca, fica muito mais fácil ele realizar novas compras.

Portanto, torna-se mais curto o caminho para fidelizá-lo.

Além de novas compras, você potencializa o marketing boca a boca, na medida em que, de modo espontâneo, o seu cliente fiel tende a indicar a sua marca para outros consumidores, em vista da confiança dele.

Conte com um chatbot integrado à um serviço de qualidade, invista no Meets CRM!

O Meets é o sistema CRM integrado a central de atendimento Omnichannel e Chatbot

Com o nosso CRM você tem sua gestão de leads completa em um único software.

Ao utilizar o Meets, você pode contar com o chatbot integrado ao CRM 24 horas por 7 dias na semana. 

Com o bot integrado do Meets, voce não deixa o seu lead/cliente esperando atendimento.

Além disso, você consegue automatizar seus atendimentos, configurando quantas mensagens quiser do jeito que quiser.

Assim, você pode montar o bot com a cara da sua empresa para um atendimento personalizado e assertivo.

O chatbot do Meets, ademais, funciona como multicanais, visto que está integrado às principais ferramentas de atendimento.

Integre os principais canais como o WhatsApp, Instagram e Facebook Messenger ao chatbot. Use de forma integrada uma central de voip com a ura de atendimento e vendas do meets.

O seu atendimento pode ser, ainda, híbrido. Assim, caso necessário, transfira o atendimento do bot para um atendimento humano para que a conclusão seja satisfatória para ambas as partes.

Ah, e claro, o nosso CRM está integrado!

Tenha um poderoso CRM rodando, automatizando e melhorando o fluxo do seu atendimento!

Além de todo o poder de um bot de atendimento/vendas sua empresa vai contar com um CRM completo auxiliando desde a captura do lead até a última etapa do funil de vendas.

Utilize nossos gatilhos inteligentes para envio personalizado de mensagens aos seus clientes/leads.

Use e abuse dos multiplos funis de vendas e atendimento onde você pode visualizar de forma fácil todas as etapas que seu cliente/lead percorre.

E mais:

Ações automáticas (Leads e Campos personalizados): Permita que o bot solicite os dados de seus clientes/leads e já crie automaticamente uma oportunidade dentro do seu CRM.

Vários formatos de arquivos: Além de textos o bot trabalha com diversos outros tipos de arquivos como, audio, pdf e imagens, aumentando assim o leque de opções e deixando o atendimento mais dinâmico.

Painel visual/Chatbot Flow:  Edite o flow de forma simples do seu bot sem interferência de terceiros ou se necessitar com o apoio de nosso time de especialistas.

Bot por departamentos: Encaminhe seu cliente para o departamento correto.

Multibot: Crie vários bots para cada canal ou linha do WhatsApp.

O Meets é o primeiro sistema de CRM integrado a uma central de atendimento omnichannel com chatbot + IA.

Não perca mais tempo, clique aqui e comece agora mesmo com a Meets Tecnologia!

Deseja falar com os nossos especialistas? Entre em contato conosco via WhatsApp ou preencha os seus dados no formulário abaixo que a nossa equipe entrará em contato.

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