10 fatores que você não sabia sobre White Label
Você já imaginou que muitos produtos/serviços do mercado, independentemente de nicho, por mais diferentes que sejam são, na verdade, o mesmo produto, mudando apenas o rótulo e/ou identidade?
Pois é!
E isso não é falsificação, certo?
Vai desde um produto na prateleira de um mercado ou nas plataformas digitais, como e-commerce e marketplace, ou até mesmo com um sistema de CRM, como o da Meets.
Ainda não está entendendo como isso é possível?
Calma, vamos explicar!
Estamos falando do White Label.
Você já pode ter pensado “ihhh, lá vem mais um termo”, mas pode ficar tranquilo, pois o White Label, além de ser de fácil compreensão, é uma prática que vem se tornando cada vez mais comum no mercado. Com a prática, as empresas vêm obtendo facilidades na comercialização de serviços e produtos, o que alcança positivamente também o seu consumidor.
Neste post, vamos falar sobre o White Label, o que é, sua importância, algumas diferenças para conceitos que podem ser confundidos, como funciona, bem como DEZ fatores que você talvez não conheça sobre a prática.
Ficou interessado no nosso conteúdo? Continue a leitura para saber mais do assunto!
O que é “White Label”?
Primeiramente, vamos saber o que é White Label, certo?
Você já percebeu imediatamente que trata-se de um termo em inglês, o qual, traduzido ao português, significa “etiqueta branca” ou “marca branca”.
De modo objetivo, o white label parte de uma ideia de uma empresa “A” fornecer um produto/serviço criado por ela para outras marcas revender como se fosse criação própria.
Como assim?
Uma empresa X produz um objeto robusto, com grande relevância tecnológica, o qual várias empresas não possuem expertise necessária para desenvolvê-lo. Assim, essa empresa X comercializa o seu produto com empresas Y, Z, W, A, B… enfim, com quantas forem necessárias, e cada uma dessas outras empresas que compram o objeto da empresa X o comercializam como se fosse seus. Ou seja, o Y veicula o objeto com sua identidade, o Z também, o mesmo para o B e assim por diante.
Logo, é uma estratégia que parte da terceirização de produtos, onde a empresa proprietária da ideia e da capacidade técnica e criativa faz uma produção e repete moldes personalizados, os quais são adquiridos e vestidos por diferentes marcas.
As marcas que compram o produto, por sua vez, possuem a liberdade para chamá-lo de seu e comercializá-lo com suas próprias identidades.
Do mesmo modo, após a venda, a marca criadora dá total liberdade para que as empresas compradoras revendam seus produtos/serviços com base nas suas culturas.
Como o conceito surgiu?
Falar sobre o aparecimento do white label é trazer à tona uma situação curiosa, a qual se liga ao campo das artes, especialmente à música.
Se dissermos que este conceito, que aqui estamos aplicando ao mundo corporativo, nasceu através da ascensão da cultura Hip Hop nos Estados Unidos, você acreditaria?
Pois bem, acredite!
O white label surgiu por meio do Hip Hop, quando a desenvoltura dos DJs passou a ser observada com olhares mais atenciosos.
Antes, os artistas utilizam trechos de músicas, além de ritmos, já consagrados, isto é, com grande sucesso nos anos 80. Para esse uso, eles davam novas mixagens e identidades, obviamente, a princípio, de forma ilegal.
Mas, em meio à ilegalidade e, concomitantemente, ao sucesso que os DJs começaram a fazer, as gravadoras, que detinham os direitos dessas músicas, enxergou uma oportunidade de mercado nessa nova proposta.
Sendo assim, os DJs, antes na ilegalidade, começaram a ter autorização das produtoras para utilizarem seus instrumentos para testar novas músicas.
Logo, ao passar do tempo, as gravadoras continuavam a enviar para os DJs músicas para que eles pudessem remixar e “estourar” as canções com as suas batidas.
Nisso, diante da liberdade que os DJs recebiam para tocar tais músicas como quiserem, inserindo seus ritmos, surgiu a expressão “faixa branca”.
Essa ideia de faixa branca, portanto, foi evoluindo e alcançando novos campos e mercados, chegando à difusão que possui hoje.
White Label pode ser entendido como uma franquia?
Respondendo a pergunta do tópico logo de primeira: NÃO!
White Label e franquia, por mais que apresentem algumas semelhanças, são estratégias diferentes.
Todavia, o white label é muito menos burocrático e permite maior liberdade para quem adquire um produto/serviço como “marca branca”.
Com o isso, se a sua empresa decide comprar um serviço desenvolvido por outra organização, você pode utilizar uma produção consolidada e testada inserindo a sua marca. Assim sendo, não é preciso ter maiores preocupações com burocracias, como taxas e comprovantes de investimento mínimo das franquias.
Por outro lado, uma franquia já exige mais pontos, como pagamento de publicidade, padronizações, cláusulas para evitar concorrência, entre outros elementos. Do mesmo modo, um franqueador possui menos flexibilidade, na medida em que precisa manter o padrão de imagem da marca, bem como da qualidade e de desenvolvimento do produto/serviço.
Portanto, o white label exige apenas o pagamento pelo uso do produto/serviço desenvolvido. Feito isso, você pode utilizá-lo como quiser a partir do uso da sua marca, fazendo a publicidade como desejar, cobrando os valores que quiser, etc.
Quais são as vantagens do White Label?
Agora que você já sabe o que é white label e como surgiu, pode estar se perguntando qual a relevância dessa prática e quais os seus benefícios, certo?
São diversos benefícios que os envolvidos podem encontrar com o white label, tanto para as empresas que comercializam um produto/serviço para uso de outros, quanto para estas últimas marcas que inserem suas identidades nas produções.
Além das vantagens para os clientes, não é mesmo? Elas existem também.
Portanto, as vantagens estão acessíveis para todos os participantes que caminham junto na ideia do white label.
Para a empresa desenvolvedora, por exemplo, com um serviço/produto bem elaborado, é possível vender mais e desenvolver outras tecnologias, pensando no crescimento do negócio.
Para o contratante, por sua vez, há uma economia de tempo e até mesmo de dinheiro que seriam investidos no desenvolvimento de um produto/serviço novo. Na verdade, vale ressaltar que muitas empresas que buscam o white label não possuem a expertise necessária para criar algo, precisando, portanto, investir nas marcas brancas.
Portanto, ao apostar em um bom produto/serviço, a empresa contratante pode conquistar cada vez mais clientes e vender mais, ao mesmo tempo em que promove sua marca a partir da tecnologia/produto adquirido.
Você sabe como é o funcionamento do White Label funciona? Ainda não? Saiba mais!
O funcionamento do white label é simples de entender.
Primeiramente, vale a compreensão de que o seu funcionamento parte de uma interação.
Essa interação, portanto, envolve alguns atores, sendo eles:
- Empresa desenvolvedora do produto/serviço ou tecnologia
- Empresa contratante
- Havendo revenda, o cliente se configura como terceiro ator
Nessa interação, a ideia é que todos os envolvidos tenham vantagens!
Mas e o seu funcionamento?
Vamos lá.
Vamos imaginar que você possui uma loja que vende calçados, roupas e acessórios.
Enfim, no mercado da moda você vem alcançando o seu público.
Contudo, na realidade do mundo atual, marcado pela era digital, é preciso embarcar no meio digital e, para isso, você decide investir na presença da internet, apostando em um e-commerce.
Mas, você não possui estrutura, expertise e condições necessárias para desenvolver essa loja virtual, visto que exige saberes de programação e webdesign, por exemplo.
Assim, chega-se à uma conclusão que desenvolver uma loja virtual do zero requer altos investimentos e condições que sua empresa não possui por totalidade.
E agora, o que fazer?
É nesse cenário que surge o white label.
Logo, uma empresa especializada no desenvolvimento de tecnologias, como sites para e-commerce, coloca à disposição sua estrutura para que você desenvolva a loja virtual.
Ou seja, a empresa ofereceu para você o site já pronto, todo programado, disponibilizando um modelo base.
Assim, esse serviço é terceirizado e você pode adquiri-lo para inserir a imagem da sua marca e vender seus produtos.
Investir em marca própria ou apostar no white label?
Muitos questionamentos podem surgir quando o assunto é white label.
Por exemplo, muitos gestores se questionam do porquê investir em marca própria, se não seria mais fácil contar com uma solução white label.
Por outro lado, outros se perguntam se investir no desenvolvimento interno, da própria marca, não é mais vantajoso.
Depende bastante.
De fato, investir na marca própria é uma excelente iniciativa… se a sua empresa possui as condições necessárias.
Ressaltamos que quando mencionamos “investir na marca própria” estamos falando de situações como produção de alguns produtos/serviços e tecnologias, que podem ser comercializadas como white label.
Se a sua empresa, por exemplo, possui condições financeiras, mão de obra qualificada e expertise para desenvolver um site, por que não fazê-lo?
Agora, se a sua empresa não possui essas condições, será que vale a pena mesmo criar uma loja virtual através de um tutorial da internet ou é melhor investir em um White Label?
O white label traz uma série de vantagens, sobretudo no que tange à redução de gastos para a criação de produtos e/ou serviços.
Além disso, quando você adquire uma solução white label, está confiando a produção em uma empresa que trabalha focada naquilo, isto é, que possui mão de obra qualificada e especializada para desenvolver e servir tal produto/serviço/tecnologia.
Outro ponto: a entrega será muito mais rápida!
Então, se a sua empresa não possui a expertise necessária para desenvolver tais recursos ou quando esse desenvolvimento não for prioridade, aposte no white label.
E-commerce com as marcas brancas
Sem dúvida alguma, o comércio eletrônico vem sendo um dos maiores responsáveis pelo boom do white label nos últimos anos.
Um dos motivos, até pegando um gancho no exemplo da loja virtual que já fizemos, é o fato de o white label possibilitar que marcas explorem as tecnologias de outras empresas comercial e tecnologicamente para oferecer seus produtos/serviços.
Assim, muitas empresas que comercializam seus produtos através de e-commerce observam o potencial do white label para crescer o negócio, vender mais, conquistar um maior quantitativo de clientes e, ao mesmo tempo, não gastar muito dinheiro e tempo no desenvolvimento de uma loja virtual, por exemplo.
Com a tecnologia terceirizada, as empresas contratantes aproveitam a liberdade de personalizar a solução e aprimorar a presença de suas marcas no mercado, apostando, assim, na melhora na satisfação dos clientes, os quais passam a ter experiências mais cômodas, rápidas e práticas.
10 fatores que você não sabia sobre White Label
Agora que você já conhece o white label, que tal ficar por dentro de algumas curiosidades que são, também, vantagens da solução?
Listamos DEZ pontos que você talvez não saiba, mas precisa saber, sobre white label.
Ficou interessado? Continue a leitura e aproveite as nossas dicas!
#1 Redução de custos
Para começar, trazemos um ponto que já mencionamos outras vezes ao longo deste post: o white label permite que as empresas contratantes reduzam custos.
Ou seja, se a sua empresa opta por comprar uma solução white label, visto que desenvolver um software novo, por exemplo, é algo inviável para o atual momento, os custos são bem menores.
Criar algo do zero é custoso, ainda mais se for algum sistema tecnológico.
Logo, se uma empresa não consegue dar conta desse elevado custo, pode apostar em uma plataforma white label, a qual cumpre com o que se quer, pode ser personalizada e, economicamente, é muito mais acessível.
#2 Rápido lançamento
Do mesmo modo que você otimiza dinheiro com o white label, otimiza também o tempo.
A white label são etiquetas brancas. Ou seja, estamos falando de produtos e/ou serviços já prontos, os quais só precisam ser customizados e implementados.
Assim, se a sua empresa contrata um site com uma empresa de white label, basta apenas personalizá-lo, configura-lo e, posteriormente, colocá-lo no ar para vender seus produtos. Tudo isso pode ser feito em poucos dias, o que se torna uma economia expressiva de tempo quando comparado ao que seria levado para desenvolver um do zero.
Portanto, o white label garante agilidade e eficiência na entrega!
#3 Mão de obra especializada
Vale ressaltar que as empresas que terceirizam os seus serviços, desenvolvendo produtos/serviços/tecnologias possuem mão de obra especializada para tal.
É o chamado “know-how”, isto é, as empresas sabem como fazer e possuem os conhecimentos e métodos necessários para desenvolver o que a sua empresa precisa.
#4 Otimização dos processos e dos recursos
Ao contar com o white label, seu negócio ganha na otimização de processos e recursos.
Tudo isso porque estamos falando de uma solução pronta e desenvolvida.
Ou seja, grande parte do percurso já está pavimentado.
Assim, é muito mais fácil e rápido executar os processos.
#5 Você conta com o suporte necessário
Além de desenvolver soluções de qualidade, as empresas que atuam oferecendo serviços white label garantem o suporte necessário para que a sua empresa comercialize os produtos/serviços da sua marca de maneira segura e com qualidade.
Um exemplo disso é nas questões técnicas, uma vez que a sua empresa não precisa se preocupar com esse ponto, já que os fornecedores que se preocupam com adequações, correios e atualizações necessárias para as soluções white label, de modo que o seu negócio não tenha prejuízos.
#6 A sua marca própria se difunde
Não estamos falando de franquias ou de mudanças de marca.
Ao adotar o white label, a sua empresa não precisa mudar a identidade, lembra?
Você compra uma “etiqueta” ou “marca” em branco para colocar a imagem e detalhes da sua.
Ou seja, sua empresa continua utilizando a própria marca, contudo, inserindo-a em embalagens, produtos, serviços e/ou tecnologias produzidas por uma outra empresa.
#7 Liberdade para escolher os preços
Por não ser uma franquia, ao adotar o white label, sua empresa é quem vai definir os valores praticados e as maneiras de pagamento, tudo de acordo com a cultura e o planejamento financeiro da sua marca.
Portanto, as empresas que fornecem white label não influenciam em absolutamente nada na definição de preços de vendas e revendas, cabendo à sua organização essa escolha.
#8 Foco nas vendas
O white label permite que você e seu time foquem no aspecto comercial, visto que não exige preocupações de desenvolvimento de plataforma.
Assim, com uma solução pronta, você e sua equipe focam exclusivamente em vender.
#9 Personalização
Sem dúvidas, uma das maiores vantagens do white label é a possibilidade de personalização.
Estamos falando de algo mutável, que vai se adequar de acordo com sua empresa.
O white label, portanto, pode ter o serviço completamente personalizado.
Layout, recursos, tudo pode ser customizado a partir da sua marca.
Assim, você utiliza a solução produzida por terceiros e pode chamá-la de sua, como se fosse criação da sua própria organização.
#10 Agrega valor
Já começamos pelo fato de você contar com uma solução de alta qualidade podendo chamá-la de sua. Assim, sua marca ganha autoridade no mercado.
Assim, com white label, você oferece o melhor para o seu público, permitindo que ele acesse produtos/serviços com maior facilidade e rapidez.
CRM White Label com Central de Atendimento
O Meets CRM é uma solução White Label e pode auxiliar no crescimento da sua empresa.
Com o CRM White Label da Meets, você oferece facilidades para os seus clientes e para os clientes dos clientes.
Não entendeu?
Vamos explicar.
Estamos falando da terceirização dos nossos serviços, visto que disponibilizamos nossa estrutura através de modelos prontos para que você e outras empresas possam utilizar.
Usando o White Label na sua empresa, será possível ofertar o produto de desenvolvimento, visando o planejamento do conteúdo disponibilizado pela sua marca.
Assim, sua empresa consegue uma personalização completa, um funil de conversão, a aplicação de um serviço prestado por uma equipe profissional, a automação das leads e uma maior precisão de informações.
Com o Meets CRM, sua empresa pode ofertar um produtos/serviços personalizados com toda a aparência da modernidade que o seu negócio necessita.
O melhor é que tudo é desenvolvido por nossa equipe!
Com a comercialização do nosso CRM como uma etiqueta/marca branca, você, cliente, pode colocar a sua marca dentro do sistema.
Isto é, você recebe um subdomínio (ex: nomedaempresa.meets.br).
Por exemplo, supomos que a marca “ABC” decide aderir ao sistema White Label da Meets.
Ao contratar nosso serviço, o subdomínio recebido pela organização é “abc.meets.com.br”.
Logo, ao ter acesso a esse subdomínio, será possível encontrar todas as funções que se tem no Meets CRM.
E qual a principal vantagem do CRM White Label?
É simples: o sistema serve para agregar valor ao serviço atual prestado por ele.
O Meets CRM ainda conta com diferencial que vai potencializar o seu negócio, ainda mais se o pacote for completo: a Central de Atendimento omnichannel e com chatbot integrada.
No exemplo que utilizamos, para uma empresa que trabalha com geração de leads ou busca gerar mais leads como uma de suas metas, como as da área de marketing digital, a central traz múltiplas contribuições porque proporciona mais resultados e mais assertividade.
Conheça mais sobre o CRM White Label da Meets
Para que você possa conhecer mais sobre o CRM White Label, a nossa equipe preparou um vídeo especial explicando sobre a solução. Confira abaixo:
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