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CPaaS no varejo

CPaaS no varejo

O consumidor de hoje já não é o mesmo. Isso você já deve saber e/ou ter percebido.

Não se tem como obter sucesso no relacionamento com o cliente sem pensar em seu perfil atual.

O cliente está, de fato, muito mudado

Sem dúvida alguma o pós-pandemia da Covid-19 acelerou ainda mais a transição do perfil de consumidor para o que conhecemos nos dias atuais, sobretudo com os novos hábitos adquiridos, ainda mais quando tratamos do mercado de varejo.

No momento pandêmico, por exemplo, com todas as regras de isolamento e distanciamento estabelecidas, o mercado digital se difundiu ainda mais e uma nova maneira de consumir veio para ficar. Assim, unindo comodidade e diversidade, os consumidores passaram a alcançar o mercado nas palmas de suas mãos, com poucos cliques, na hora que querem e de onde estiverem.

Obviamente, tudo isso chegou aliando-se à tecnologia, evidenciando ainda mais a importância de as empresas deixarem de lado práticas obsoletas e investirem no suporte tecnológico e na automatização dos processos.

Diante desse cenário, o cliente, que já era centro do mercado, se tornou ainda mais exigente. Com um grande volume de informações acessado por ele, vide a era digital, o consumidor assumiu um papel muito mais ativo no ciclo comercial, sabendo quando e como decidir uma compra. Dessa forma, no mercado de varejo, muito mais do que a oferta de bons produtos, tornou-se muito mais relevante as empresas oferecerem um conjunto completo, isto é, uma experiência satisfatória ao cliente.

Nisso, um dos pontos-chave deste conjunto é a comunicação com os clientes, visto que a interação entre marca e consumidor é um elemento essencial para o sucesso de qualquer negócio, independente do que se vende.

CPaaS no varejo Meets

A CPaaS

Pensando-se nas possibilidades de melhorar a experiência do consumidor e otimizar a comunicação com o cliente, a CPaaS, que vem ganhando a cada dia mais espaço nos diferentes nichos de mercado, emerge como uma ótima solução para os varejistas que pretendem alinhar os processos comunicativos e alia-se à tecnologia.

Um dos exemplos é a possibilidade de comunicação móvel consistente com os consumidores, parceiros e entre times, tudo por meio de diversos canais. Além disso, a solução auxilia na automatização dos processos comunicativos de negócios, trazendo vantagens, como a redução nos gastos operacionais, maior produtividade e a garantia de maior segurança com as informações. 

Varejista, você quer saber como a CPaaS pode ser uma grande aliada do seu negócio? 

Este conteúdo foi feito para você!

Continue a leitura e aproveite o nosso conteúdo!

Quais são os desafios encontrados pelos varejistas na comunicação com o cliente?

A experiência do cliente é, hoje, um fator crucial para o sucesso de uma empresa do ramo do varejo. Logo, como um dos elementos principais do customer experience, as organizações passaram a se preocupar mais com a comunicação com o cliente. Nisso, uma série de obstáculos aparecem cotidianamente no meio do percurso, trazendo dores de cabeça para os varejistas.

15 Dicas para melhorar a comunicação com o cliente

Sendo assim, um primeiro obstáculo que pode ser mencionado é a dificuldade de obter informações confiáveis. Como assim? Hoje, levar as informações corretas para as pessoas certas é fundamental. Logo, entra em questão o fator “personalização das ofertas”, que é possível quando se tem acesso a uma gama de informações.

Portanto, muitas empresas acabam pecando ao não contar e/ou buscar com dados de leads e clientes, promovendo experiências não personalizadas que pouco cativam.

Contudo, a partir do momento em que uma empresa entende o valor dos dados dos consumidores e investe nessa busca, utilizando, por exemplo, um CRM como o Meets, a tendência é a promoção de melhores experiências, pautando-se em uma comunicação personalizada e assertiva.

CPaaS no varejo Meets

Por que o CRM da Meets?

Com o CRM da Meets, você tem acesso a um sistema de CRM integrado a central de atendimento omnichannel e chatbot, possuindo a estrutura ideal para registrar, armazenar e tratar dados sobre lads, consumidores e negociações, tudo de maneira segura e centralizada. Assim, com o uso de informações, sua empresa do varejo toma as decisões certas na hora certa, garantindo o sucesso na captação e gestão de leads, no atendimento ao cliente, na fidelização dos consumidores, em vendas e muito mais.

Além do acesso às informações, outro obstáculo frequente é a comunicação superficial e a insistência em práticas obsoletas.

Como um ponto da comunicação superficial, além da ausência de personalização, muitas marcas do mercado de varejo ficam presas a um ou poucos canais de comunicação, não explorando as potencialidades dos mais diversos canais digitais. Além disso, a dependência do trabalho humano ainda é muito grande, como no atendimento ao cliente, com registros de informações defasados, demora no atendimento, a não solução de demandas, etc.

Uma maneira de ultrapassar essa barreira coloca em cena, mais uma vez, o CRM da Meets, o qual traz a solução da central de atendimento omnichannel e chatbot.

Assim, uma empresa ao investir na omnicanalidade, além de explorar diferentes possibilidades e meios de se comunicar com os seus consumidores, permite uma integração dos canais, isto é, mantendo o contexto em todos.

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Quando isso é aliado ao CRM, fica ainda mais prático e rápido dar as informações necessárias e coletar dados fundamentais para uma comunicação e oferta personalizada.

Além disso, com uso da automatização, como por exemplo a do chatbot, a sua empresa não deixa o cliente na mão, estando presente em todos os momentos para ajudá-lo e garantir uma ótima experiência.

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Portanto, os varejistas precisam olhar além e utilizar um espectro de canais de comunicação, deixando de focar em um único canal, como e-mail, e passar a utilizar diferentes meios para se comunicar com o cliente, colaboradores e até internamente, com a comunicação entre equipes.

CPaaS no varejo: saiba como melhorar a interação com o cliente utilizando a solução

CPaaS é a sigla para “Communication Platform as a Service”, termo em inglês que traduzido ao português significa Plataforma de Comunicação como Serviço

Assim, a CPaaS no varejo possibilita as empresas integrarem diversos canais de comunicação aos seus aplicativos web e móveis,  tudo em tempo real. Logo,  na medida em que uma ação é iniciada, a plataforma de comunicação como serviço aciona o contato desejado por meio do canal de comunicação prioritário selecionado, isto é, aquele canal que mais é usado pelo consumidor em questão.

De maneira conceitual, CPaaS trata-se de um sistema pautado no armazenamento em nuvem que permite às empresas otimizarem a comunicação com o público. Assim, as empresas usam diversos canais de comunicação em suas atividades, desde canais por voz, vídeo ou até mesmo mensagens, utilizando APIs que permitem personalização. 

Portanto, uma empresa do ramo do varejo, ao aderir à CPaaS, assegura ao seu cliente multicanal que podem ser rápida e facilmente integrados. Dessa forma, as empresas, por sua vez, conseguem potencializar suas estratégias com foco no cliente.

Se a sua empresa decide apostar em sistemas de TI, como ERP ou um CRM, como o da Meets, é possível integrá-los à CPaaS, unindo as potencialidades de cada sistema, de modo que seja possível fornecer recursos de comunicação móvel através de APIs.

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Dessa maneira, a CPaaS no varejo auxilia os varejistas a explorarem a comunicação móvel ao longo de toda jornada do cliente, de forma que as interações com o público sejam muito mais expressivas e proveitosas. Nisso, engloba-se, por exemplo, a entrega de ofertas personalizadas partindo do canal preferido do seu cliente, comunicação ao longo da jornada, feedbacks sobre as experiências, etc.

Sabe qual é o melhor ponto?

É que tudo isso fica mantido em um só lugar, mesmo que a interação do seu consumidor com sua marca aconteça por diferentes canais.

CPaaS no varejo Meets

Como os varejistas utilizam a CPaaS em seus negócios?

A Plataforma de Comunicação como Serviço pode ser um conceito novo para você, ainda mais no mercado de varejo. Contudo, sua importância e solução para a comunicação já é evidente.

No mercado de varejo, o uso de uma CPaaS pode ser direcionado para diversos fins, tanto para a comunicação da marca com os clientes, quanto com parceiros e colaboradores.

Um exemplo de uso, voltado à comunicação com o cliente, pode ser uma estratégia de promoção omnicanal

Por exemplo, o uso de SMS ou mensagens via WhatsApp partindo da personalização do conteúdo pode ter um alcance significativo.

Assim, no conteúdo da mensagem pode ser inserido um link de direcionamento para a loja virtual. 

A CPaaS no varejo pode aparecer, também, no processo de acompanhamento de entregas. Isto é, um consumidor realizou uma compra online na sua empresa e não vê a hora do pedido chegar. Assim, a integração de diferentes canais possibilita que você comunique ao seu cliente informações sobre o trajeto da entrega, como status de pedido, confirmação de data de entrega, local, etc.

CPaaS no varejo chegou para ficar?

Hoje, em pleno mercado digital, as estratégias via dispositivos móveis devem ser potencializadas.

Logo, os varejistas não devem ficar de fora e encontram nas soluções de CPaaS grandes possibilidades para promover uma melhor comunicação.

Ao investir na CPaaS no varejo, as empresas têm em mãos grandes chances de melhorar o relacionamento com o cliente, ofertando melhores experiências, aumentando sua visibilidade e ganhando mais clientes fiéis.

Integração com o CRM

CPaaS no varejo Meets

Um CRM, como o da Meets, é essencial para o seu negócio, sobretudo se você deseja melhorar a experiência do seu consumidor e vender mais.

Com o CRM da Meets, integrado a Central de Atendimento omnichannel e chatbot, o seu negócio pode se destacar no mercado de varejo, conquistando mais clientes e gerando melhores resultados.

Você pode integrar suas interfaces de CRM com a CPaaS. Desse modo, você está agregando mais vantagens ao relacionamento com o consumidor, agindo de maneira assertiva de acordo com a necessidade de cada cliente. 

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A Meets oferece o melhor e mais completo CRM do mercado para você varejista obter sucesso com seu negócio.

Com a nossa solução, você tem um sistema CRM integrado a central de atendimento Omnichannel e Chatbot. Desse modo, é possível centralizar sua gestão de leads em um único software.

Com o Meets CRM, uam grande diversidade de atividades são automatizadas, aumentando a produtividade de sua equipe e empresas e otimizando tempo e energia, que podem ser direcionados para ações de maior relevância.

O Meets traz as melhores soluções em vendas, gestão de leads e atendimento digital, para empresas de todos os segmentos e dos mais diversos portes.

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