Black Friday: 12 dicas para melhorar a satisfação do cliente
Todos os anos, a chegada do mês de novembro cria uma expectativa acerca do comportamento do mercado na oferta de uma série de promoções e descontos para os consumidores, nos mais diversos segmentos.
Não é por menos, novembro é o mês da Black Friday, dia tradicional de liquidação que acontece, em teoria, na última sexta-feira do referido dia.
A Black Friday é o momento em que os consumidores estão desejando descontos e ofertas irresistíveis. É o momento em que muitos clientes deixam par adquirir um produto/serviço que tanto quer, por um preço mais agradável.
Mas, além disso, é o período, também, em que as empresas têm a oportunidade de ampliar suas estratégias de vendas e marketing e obter melhores resultados.
No entanto, para que esses resultados positivos cheguem, é preciso garantir não somente a atração do consumidor, mas a satisfação dele durante esse período.
Isso é fundamental para que suas estratégias deem certo.
Neste artigo, exploraremos estratégias eficazes para que a sua marca possa melhorar a satisfação do cliente durante a Black Friday, criando uma experiência de compra memorável.
Além disso, iremos abordar a importância de sua empresa contar com um CRM a curto e longo prazo para que, em períodos como estes, não cometa erros que possam comprometer suas estratégias de vendas.
Ficou interessado no tema? Acompanhe a leitura e aproveite o nosso conteúdo!
O que é black friday? 🤔
Antes de qualquer outra abordagem, vamos entender mais profundamente sobre o conceito de Black Friday?
O termo “Black Friday” tem origem nos Estados Unidos, em meados da década de 1960, e foi originalmente associado ao congestionamento nas ruas da Filadélfia no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças.
Por mais curioso que sua origem seja, o dia se destaca como início oficial da temporada de compras natalinas, sobretudo no país onde o termo nasceu.
O uso do termo “black” (preto) refere-se ao ponto em que um negócio passa de uma perda (vermelho) para um lucro (preto).
Diante do sucesso, a Black Friday rapidamente se espalhou pelo mundo e se tornou uma tradição em muitos países.
Por exemplo, no Brasil, a Black Friday se tornou popular, atraindo consumidores e varejistas com ofertas divulgadas como irresistíveis em uma variedade de produtos e serviços.
Tradicionalmente, a Black Friday acontece todos os anos na última sexta-feira (friday) do mês de novembro, e muitos varejistas oferecem promoções após essa data.
Como esperado nas últimas semanas, as empresas aumentaram as expectativas dos consumidores ao anunciar descontos e lançar campanhas publicitárias aguçando a expectativa dos clientes para o que está por vir.
Assim, nesse período, os consumidores podem esperar uma variedade de descontos interessantes numa ampla gama de produtos/serviços, desde eletrônicos e eletrodomésticos até moda, estética e muito mais.
Partindo de sua tradição, a Black Friday traz ofertas que geralmente incluem descontos significativos, pacotes promocionais, brindes especiais e muito mais.
❓ Qual a importância da Black Friday para os setores de marketing e vendas da sua empresa?
Como você já pôde ter percebido, o evento da Black Friday movimenta bastante o mercado e é, sem dúvidas, um dos momentos dos anos mais esperados pelos consumidores e negócios, não importa o ramo.
A era de promoções e descontos tem um impacto significativo nas áreas de marketing e vendas, oferecendo diversas vantagens e oportunidades.
Para deixar isso mais claro, separamos alguns dos principais fatores que justificam a importância da Black Friday para os dois setores em especial.
Vamos conhecê-los?
➡️ Aumento nas vendas
A Black Friday é famosa por atrair muitos consumidores em busca de descontos vantajosos. Nisso, movidos por essa ideia e pelo encontro de promoções das mais diversas, a Black Friday representa um momento no qual as vendas passam por um aumento.
Logo, em virtude desse cenário, o período é muito aguardado pelos gestores e equipe, sobretudo com foco nos resultados.
Um dos impulsos que levam os consumidores ao mercado é a criação do senso de urgência.
A Black Friday tem ofertas e descontos limitados que geram essa sensação no público.
Essa rapidez para o consumo frequentemente resulta em decisões de compra mais ágeis, o que é vantajoso para as empresas.
➡️ Geração de tráfego e atração
O marketing da Black Friday é intenso, captando o interesse dos consumidores nos mais diversos nichos.
Diante disso, com as ações que são realizadas, há um aumento significativo no tráfego online e nas lojas físicas, criando uma oportunidade excepcional para as equipes de marketing destacarem seus produtos e marcas.
➡️ A chance para liquidar o estoque
Com a Black Friday, as empresas têm a oportunidade de otimizar seus estoques.
Assim, durante a fase de promoções, os varejistas, especialmente, têm a chance de diminuir seus estoques excedentes e liquidar produtos que estão armazenados há um bom tempo.
Assim, não só abre espaço para novos produtos, mas também contribui para melhorar a saúde financeira da empresa.
➡️ Reforço da marca
Outra vantagem da Black Friday para as empresas é o fortalecimento da marca.
Diante dos benefícios que as organizações oferecem aos consumidores, as marcas têm uma grande oportunidade para fortalecer sua presença no mercado.
➡️ O envolvimento nas plataformas de mídia social
Além disso, a Black Friday cria um grande impacto nas redes sociais das marcas.
Assim, existe a possibilidade que as equipes de marketing aumentem o envolvimento de clientes e potenciais clientes, caso façam um trabalho forte de atração.
Esse trabalho, vale salientar, ocorre por meio de estratégias de campanhas criativas e promoção de ofertas exclusivas, permitindo, desse modo, que as marcas possam aumentar sua visibilidade nas redes sociais.
Consequentemente, a maior visibilidade pode levar ao aumento das vendas.
➡️ Análise de dados e comportamento do consumidor
Na Black Friday, as empresas obtêm uma grande quantidade de informações sobre o comportamento dos consumidores.
E como já tratamos por diversas vezes em nossos textos, contar com informações sobre seu consumidor é essencial para estratégias de sucesso.
➡️ Fidelização do cliente
Durante esse período, a satisfação do cliente pode resultar em futuras transações repetidas.
Logo, se a sua empresa não engana o consumidor e realmente promove um dia de promoções e descontos reais, há grandes chances de ter impactos positivos na satisfação do cliente.
Com isso, o que seria uma compra única de Black Friday, pode se tornar a fidelização de um cliente, que pode vir a repetir compras futuras.
➡️ Impulsionamento da Economia
A Black Friday não só traz benefícios para as empresas, mas também ajuda a impulsionar a economia, principalmente no segmento de varejo.
O crescimento das vendas durante este período pode ter um impacto positivo em toda a cadeia de abastecimento, bem como proporcionar emprego temporário para mais pessoas.
E como você sabe, o impulsionamento da economia é de extrema importância para o desenvolvimento de um país, certo?
Logo, são resultados esperados do impulsionamento da economia, a geração de empregos, o aumento da renda e a melhoria da qualidade de vida da população.
💡Black Friday: 12 dicas para aumentar a satisfação do cliente
Como visto, sua empresa pode obter ótimos resultados nos setores de marketing e vendas durante a Black Friday, certo?
No entanto, para que isso aconteça efetivamente, é preciso contar com estratégias alinhadas que permitam que o seu negócio se destaque diante da concorrência e consiga captar e cativar os clientes.
Diante disso, muitas empresas acabam emperrando no que diz respeito ao planejamento de estratégias e ações para a Black Friday, obtendo resultados indesejados no período.
Pensando nisso, trouxemos 12 dicas para que a sua empresa consiga melhorar a satisfação do consumidor ao longo do período.
Ficou interessado? Continue lendo e aproveite nossas sugestões.
1️⃣Transparência das propostas
Para começo de conversa, a primeira dica é a transparência.
Contar com a transparência é essencial para construir uma base sólida em qualquer relação de confiança com o público, concorda?
Portanto, seja aberto sobre seus produtos/serviços ofertados e destaque os benefícios tangíveis que seus clientes obterão.
Além disso, nada de mentiras!
O produto realmente está com desconto?
A promoção é válida?
Não engane seus clientes!
No senso comum, muitos brasileiros chamam a Black Friday de “Black Fraude”, em virtude de algumas alegações de falsas promoções.
Obviamente, não são situações falsas que devem deslegitimar a Black Friday e questionar sua credibilidade.
Contudo, evite problemas com o público e seja verdadeiro em suas ofertas.
Ademais, certifique-se de que seus produtos mais populares estejam em estoque.
Os clientes podem ficar desapontados se encontrarem um ótimo produto, mas ele estiver esgotado.
2️⃣Melhore sua experiência de compra on-line
Como segunda dica, é importante que você foque na melhoria da experiência online.
Hoje, no contexto de um mundo cada vez mais digital, certifique-se de que seu site seja fácil de usar, rápido e seguro.
Não coloque obstáculos no caminho do consumidor, trabalhe com uma interface fácil.
Além disso, atente-se às formas de pagamentos.
Para evitar decepções, confira todas as condições para que as transações online ocorram sem problemas.
3️⃣Atendimento ao cliente eficaz
Não se esqueça do atendimento ao cliente!
Logo, como uma das dicas não poderíamos deixar de fora a otimização do atendimento ao cliente.
Assim, se você pretender melhorar a satisfação do seu consumidor na Black Friday, melhore o suporte e atendimento ao cliente.
Para isso, esteja assegurado de que sua equipe esteja preparada para lidar com o aumento de solicitações e problemas que possam ocorrer durante a Black Friday.
4️⃣Recompensas
É importante que a sua empresa também busque oferecer alguns agrados aos seus clientes, obviamente, dentro dos limites dos seus negócios.
Todo mundo gosta de ser agradado, não é mesmo?
Com o seu cliente não é diferente.
Por isso, ofereça incentivos especiais, como programas de fidelidade ou recompensas, aos seus clientes durante a Black Friday. Isso incentivará seus clientes a voltarem e realizar novas compras.
5️⃣Primeiro contato
Antecipe-se à demandas: envie e-mails ou mensagens para seus clientes antes mesmo da Black Friday acontecer.
Com esse contato, você pode destacar ofertas exclusivas disponíveis e aguçar o senso de urgência do seu cliente.
Isso dá antecipação e preparação para você e seu time colocarem em prática as melhores ações.
6️⃣Avaliações e comentários
Outra dica está voltada às avaliações e comentários positivos sobre sua marca.
Com essas mensagens, crie confiança para o público e destaque comentários positivos e depoimentos de clientes anteriores.
Com essas avaliações, os novos clientes podem se sentir mais confiantes ao fazer compras durante a Black Friday.
7️⃣Sugestões personalizadas
Sabe os dados dos consumidores?
Pois é, eles são relevantes!
Com dados sobre seu cliente, é possível conhecê-lo mais profundamene, identificando seus gostos, necessidades, desejos, buscas, comportamentos e etc.
Com tudo isso em mãos, é possível oferecer ofertas e descontos personalizados a cada cliente com base em suas preferências individuais, de modo que sua equipe de vendas seja muito mais assertiva.
8️⃣Garantia de devolução e troca fácil
Além de ofertar produtos personalizados, é importante que sua empresa facilite o processo de devolução e troca de produtos.
Muitos clientes acabam optando pro devolver ou trocar os produtos após a compra.
De fato, sobre a devolução, cada empresa pode ter sua política. O mesmo se aplica às trocas.
Contudo, é importante que todo esse processo seja facilitado pelo seu negócio, mesmo com uma demanda de suporte provavelmente mais alta.
Uma política de devolução e troca simplificada durante a Black Friday ajuda a reduzir o medo dos clientes de comprar por impulso.
9️⃣Feedback após a compra
É importante que sua empresa busque captar as percepções dos consumidores no pós-venda.
Portanto, envie pesquisas de satisfação pós-compra para entender a experiência do cliente.
Isto não apenas demonstra suas preocupações, como também fornece informações valiosas para sua empresa implementar melhorias futuras.
🔟Funcionamento das redes sociais
Hoje, é indispensável que sua marca esteja ativa nas redes sociais e funcionando de maneira plena.
Dessa forma, não perca tempo e nem fique para trás, seja ativo nas redes sociais para responder perguntas, fornecer suporte, divulgar produtos/serviços, promover ofertar e se conectar com os clientes.
1️⃣1️⃣Qualidade do produto/serviço
Obviamente, uma das dicas que não pode ficar de fora é a garantia de bons produtos/serviços.
Nada mais satisfatório do que gastar em algo que realmente vale a pena, não é mesmo?
O seu cliente pensa desse modo.
Dessa maneira, certifique-se de que os produtos e serviços que você oferece durante a Black Friday atendam aos altos padrões de qualidade da sua marca.
Isso é uma parte essencial para a sua empresa manter a confiança do cliente.
1️⃣2️⃣Dica bônus: conte com um CRM! 🚀
Como a décima segunda dica, não deixe de fora o uso do CRM.
Utilizar um CRM de qualidade, como o da Meets, solução focada no gerenciamento de relacionamento com o cliente, oferece muitos benefícios às empresas durante a Black Friday.
Aqui estão alguns exemplos em que o CRM pode ajudar:
✔️Ajuda a entender e conhecer seus clientes, o que é fundamental para personalizar ofertas e comunicações para aumentar a probabilidade de conversão.
✔️Os dados armazenados permitem que as empresas segmentem clientes com eficiência usando CRM da Meets. Assim, é possível criar campanhas direcionadas que enviam ofertas específicas a grupos de clientes com interesses semelhantes.
✔️Depois que a sua empresa entende as necessidades de seus clientes, é possível desenvolver promoções personalizadas da Black Friday. Isso não apenas aumenta a satisfação do cliente, mas também aumenta as oportunidades de vendas.
✔️O Meets CRM possui integração com vários canais de comunicação, como e-mail, SMS e mídias sociais. Logo, com um CRM na Black Friday, a sua empresa pode alcançar os seus clientes onde quer que estejam, aumentando a notoriedade das suas promoções.
✔️Os sistemas de CRM, como o Meets, usam informações históricas para ajudar as empresas a antecipar as necessidades dos clientes.
✔️Além disso, o Meets CRM fornece ferramentas analíticas que permitem à sua empresa avaliar o desempenho de suas campanhas da Black Friday.
Cadastre-se agora mesmo no Meets!
Um bom CRM, como o da Meets, torna mais fácil para sua equipe de suporte realizar o atendimento ao cliente, fornecendo acesso rápido a informações importantes sobre seus clientes. Isso fornece respostas mais rápidas e precisas e ajuda a garantir a satisfação do cliente.
Ao integrar um CRM a um sistema de gerenciamento de estoque, as empresas podem monitorar a disponibilidade dos produtos em tempo real. Esse passo é muito importante durante a Black Friday para evitar que os clientes fiquem frustrados com itens fora de estoque.
Usar o Meets pode ser uma ferramenta valiosa para manter a fidelidade do cliente. Ao registrar cuidadosamente as interações anteriores, as empresas têm a oportunidade de desenvolver estratégias de engajamento direcionadas na Black Friday, como ofertas especiais para clientes fiéis.
O que não fazer durante o período? 👎
Como você acompanhou até aqui, a Black Friday é uma excelente oportunidade para as empresas aumentarem as vendas e atraírem novos clientes, certo?
Contudo, há erros comuns que podem prejudicar o sucesso durante este período crucial.
Para ajudar você a não cometer esses erros, separamos as principais falhas que sua empresa precisa evitar. Confira:
❌Não planejar a Black Friday, o que envolve não só criar ofertas atraentes, mas também não assegurar que a infraestrutura, o estoque e o atendimento ao cliente estejam preparados para lidar com o aumento da procura.
❌Divulgar promoções com descontos exagerados, inacreditáveis ou até mesmo falsos pode minar a confiança dos clientes. Logo, certifique-se de que os descontos oferecidos sejam genuínos e ofereçam vantagens reais aos seus clientes.
❌Não ter estoque suficiente para atender à demanda é um erro comum, levando à insatisfação do cliente. Para evitar isso, certifique-se de que seus produtos, sobretudo os mais populares, sejam suficientes e possam ser reabastecidos conforme necessário.
❌Se o seu site estiver lento ou tiver problemas durante a Black Friday, isso poderá afastar seus clientes. Logo, conte com uma estrutura que consiga lidar com o aumento no tráfego e otimizar a experiência do usuário, a fim de evitar possíveis problemas de navegação.
❌Enganar os clientes com práticas desonestas, como aumentar os preços antes da Black Friday para depois oferecer grandes descontos, é uma vantagem duvidosa para a empresa.
❌Ignorar o serviço de atendimento ao cliente, não estando preparado, portanto, para lidar com consultas, reclamações ou problemas de atendimento ao cliente.
❌Não customizar ofertas, não promovendo, assim, ofertas personalizadas.
❌Não investir em marketing com antecedência, deixando de criar expectativas no seu cliente e colocando sua marca em destaque.
❌Não repita os erros do passado. Ao aprender com experiências passadas, as empresas podem melhorar as suas estratégias e evitar a repetição de erros.
❌Obviamente, por último, um dos maiores erros é não contar com um CRM.
Com o CRM da Meets você pode simplificar suas vendas na Black Friday e obter ótimos resultados.
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Com o Meets, é possível automatizar tarefas, realizar o acompanhamento de leads, promover comunicações personalizadas, analisar dados e economizar tempo. Desse modo, a sua empresa se prepara da forma correta para a Black Friday, maximizando suas vendas, com dados organizados, comunicação assertiva e visão estratégica.
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