White Label 🆚 Franquia: saiba as diferenças e as vantagens de um CRM White Label
Sabe aquela loja que sempre vai estar lá, seja onde você estiver?
Isso ocorre bastante com redes de fast-food, que não importa o shopping, o estado ou a cidade que você esteja, você irá encontrá-la.
Estamos nos referindo às franquias.
Sabe aquela sorveteria que você frequenta com sua família na cidade A e, depois, quando foi a cidade B também a encontrou?
Pois bem, pode ser uma franquia.
O mesmo se aplica à loja de sapatos que você visitou em diferentes cantos. Pode ser uma franquia.
A franquia é um modelo de negócio antigo e que já está consolidado, abrangendo uma variedade de marcas dos mais diversos segmentos.
Com a franquia, é estabelecida uma relação na qual se garante mais segurança e o chamado “know-how”, que nada mais é do que o saber fazer, para quem deseja empreender e cobra por isso.
Apesar da existência e consolidação das franquias, existe um outro modelo de negócio, que muitas o confundem com uma franquia, o qual vem ganhando cada vez mais espaço no mercado.
Estamos falando do White Label, que, na verdade, não é o mesmo modelo de franquia. São modelos diferentes, com objetivos diferentes e que operam de maneira distinta.
O White Label é uma grande opção para empresas que detêm excelentes ideias, mas não possuem a expertise para aplicá-las. No setor da tecnologia, vale ressaltar, o White Label vem roubando a cena, com o fornecimento de soluções desenvolvidas por uma empresa para outras, por exemplo.
É o que acontece com o Meets, para citar um exemplo mais palpável.
O Meets oferece a opção de CRM White Label para as empresas que sejam contar com um CRM e chamá-lo de seu.
Neste artigo, iremos tratar sobre as diferenças entre franquia e modelo White Label, bem como destacar os benefícios que a sua empresa pode contar ao utilizar o White Label, especialmente se for uma solução White Label, como o CRM da Meets.
Ficou interessado no tema? Acompanhe a leitura e aproveite o nosso conteúdo!
🏬 O que é uma franquia?
É bem provável que todos nós tenhamos alguma referência de franquia para falar, certo?
Somente de redes de fast-food podemos mencionar a McDonald ‘s, a KFC e a Burger King.
Porém, existem várias outras a nível internacional e nacional.
Mas, saindo dos exemplos e se aproximando do conceito, você sabe o que é uma franquia? Saberia defini-la?
É simples.
Uma franquia é um modelo de negócio em que uma empresa concede a outra pessoa ou empresa o direito de utilizar sua marca, know-how, processos e sistemas operacionais para comercializar produtos ou serviços.
A empresa que concede o direito de uso da marca é conhecida como franqueadora, enquanto a empresa que adquire esse direito é conhecida como franqueada.
Em outras palavras, podemos entender que a franquia é uma forma de expansão de uma empresa, em que o franqueador “repassa” seu conhecimento e experiência para o franqueado, permitindo que este último replique um modelo de negócio já estabelecido.
Geralmente, a relação entre franqueador e franqueado é formalizada por meio de um contrato de franquia (franchising), no qual são estabelecidos os direitos e obrigações das partes envolvidas.
O contrato, de modo geral, define questões como território exclusivo, taxa inicial (taxa de franquia), royalties periódicos sobre as vendas do franqueado, suporte oferecido pelo franqueador, duração do contrato, questões de marketing, etc
🏷Você sabe o que é “White Label”?
A origem do termo
No nosso blog, já publicamos o artigo intitulado “10 fatores que você não sabia sobre White Label”, no qual tratamos, brevemente, sobre a origem do termo White Label.
Mas, vale a pena, mais uma vez, trazê-la, tendo em vista o seu lado curioso e popular.
Primeiramente, vale ressaltar que a expressão “White Label” faz referência a diferentes situações e, por isso, sendo um termo na língua inglesa, pode ser traduzida ao nosso português como “carta branca” ou “etiqueta branca”.
Mas, levando em consideração esses dois significados, carta e etiqueta branca, você sabia que existem duas histórias que explicam o surgimento deste termo, cada uma considerando uma das traduções?
Sobre a “carta branca”, tudo teve origem no Hip Hop.
Isso mesmo, não digitamos errado e muito menos você entendeu errado.
No mundo da arte, o Hip Hop se mostrava como uma grande tendência no final da década de 1980.
Para que as gravadoras monetizassem com isso, elas ofereciam álbuns de músicas populares para que os DJs pudessem montar seus trabalhos, remixando da sua forma, já que os DJs tinham grande alcance.
Assim, as gravadoras davam “carta branca” para os artistas desenvolverem a partir de suas versões.
Está aí o White Label como carta branca.
Por outro lado, ao nos referirmos sobre a expressão White Label com tradução literal para “etiqueta branca”, pegamos um gancho nas fábricas.
Você pode estar achando tudo uma loucura, não é mesmo?
Mas, calma, iremos explicar.
Outra versão muito popular dessa expressão vem das fábricas de roupas que forneciam as peças prontas com a etiqueta branca para que as marcas incluíssem suas logos e nomes.
Ou seja, a fabricação não levava nome de nenhuma marca, mas sim uma etiqueta branca, vazia, que seria preenchida por outras marcas que adquirissem os produtos para vendê-los como se fosse produção própria.
Gostou das histórias de origem do White Label?
O termo foi ganhando novos ares, saindo do campo musical e das fábricas e alcançando novos patamares e segmentos de mercado, tornando-se um modelo que vem conquistando cada vez mais espaço.
🤔 O que é White Label?
Conceitualmente, White label, que como fora visto também é conhecido como marca ou etiqueta branca, é um modelo de negócio em que uma empresa desenvolve produtos/serviços e os disponibiliza para serem comercializados por outras empresas sob sua própria marca.
Nesse modelo, a empresa que adquire os produtos ou serviços pode personalizá-los e comercializá-los como se fossem de sua autoria.
No contexto do comércio eletrônico, por exemplo, o White Label é bastante utilizado.
Uma plataforma de e-commerce, para ilustrar o exemplo, pode oferecer a seus clientes a opção de criar suas próprias lojas virtuais utilizando a infraestrutura da plataforma.
Assim, os clientes podem personalizar o design da loja, escolher quais produtos vender e definir preços.
No entanto, toda a tecnologia e processos operacionais são fornecidos pela plataforma White Label.
Quais os pontos fortes do White Label?
O modelo de negócio White Label traz diversas vantagens de negócios, tanto para as empresas fornecedoras, quanto para as empresas que utilizam as soluções desenvolvidas pelas primeiras.
Entre os principais benefícios, podemos pontuar o seguintes:
✔️ Agilidade e rapidez: ao utilizar uma solução White Label, as empresas podem entrar rapidamente no mercado sem ser preciso desenvolver tudo do zero. Isso permite economia de tempo e recursos, tendo em vista que não é necessário investir em pesquisa e desenvolvimento extensivos, visto que esses processos/essas etapas ficam à cargo das organizações desenvolvedoras.
✔️ Redução de custos: o uso de uma solução white label elimina a necessidade de investimentos em desenvolvimento tecnológico ou na criação completa dos produtos/serviços oferecidos. Assim, as empresas podem aproveitar a infraestrutura existente e se beneficiar dos recursos já disponíveis, o que representa uma economia significativa.
✔️ Foco no core business: ao terceirizar certas áreas do negócio por meio do modelo White Label, as empresas podem se concentrar em suas competências principais e estratégicas. Desse modo, isso permite um direcionamento maior aos pontos-chave do negócio, como o atendimento ao cliente e o ciclo de vendas.
✔️ Flexibilidade: a solução White Label representa a flexibilidade. Sendo assim, o modelo permite que as empresas adaptem os produtos/serviços às suas necessidades e às demandas específicas dos seus clientes, bem como ao seu próprio posicionamento no mercado. Logo, é possível personalizar a marca, o design, os recursos oferecidos e até mesmo integrar outros serviços complementares.
✔️ Expansão da marca: para as empresas fornecedoras, o modelo White Label possibilita a expansão da sua marca através do alcance de novos mercados por meio das parcerias estabelecidas com outras empresas que utilizam seus produtos/serviços com sua própria identidade visual. É o caso do Meets, por exemplo, que fornece a solução de CRM White Label para ajudar empresas com sua tecnologia, mas ao mesmo tempo se posiciona em novos mercados. Sem dúvida, o White Label é um dos pontos mais diferenciais que nós do Meets oferecemos ao mercado.
✔️ Aumento da receita: para as empresas que utilizam soluções White Label existe a possibilidade de gerar novas fontes de receita, ao oferecer produtos/serviços mais incrementados. O mesmo se aplica às empresas fornecedoras da solução, visto que uma solução bem desenvolvida alcança cada vez mais empresas que necessitam dela, o que leva ao aumento exponencial da receita.
Modelo de franquia 🆚 modelo White Label
Como já deu para perceber, bem como afirmamos no começo deste post, franquia e White Label são modelos de negócios distintos, com características e propósitos diferentes.
Por mais que muitas vezes sejam vistos como sinônimos, você não pode confundi-los ou tratá-los com os mesmos significados.
Mas, onde estão as diferenças de um modelo para o outro?
A franquia, como já definimos:
Uma franquia é um modelo de negócio em que uma empresa concede a outra pessoa ou empresa o direito de utilizar sua marca, know-how, processos e sistemas operacionais para comercializar produtos ou serviços.
Entre as principais características de uma franquia temos o uso da marca registrada da franqueadora, a replicação do modelo de negócio já estabelecido, o pagamento de taxas iniciais e royalties contínuos, o suporte dado pela empresa franqueadora, bem como restrições contratuais definidas pela franqueadora.
Por outro lado, o White Label, conforme já definido:
White Label é um termo utilizado para descrever um produto ou serviço fabricado por uma empresa e vendido por outra sob sua própria marca. Nesse modelo, a empresa que produz o produto ou serviço (fabricante) não coloca sua própria marca nele, permitindo que a empresa compradora (revendedora) adicione sua própria identidade visual e comercialize-o como se fosse seu.
Assim, entre as principais características do White Label, destacamos a produção do serviço/produto por terceiros, a revenda de produtos/serviços produzidos por terceiros, porém com a marca própria da empresa que comprou, a autonomia no marketing, nas vendas e no suporte ao cliente por parte das empresas que adquirem a solução, flexibilidade para personalizar os produtos/serviços com base nas especificidades de cada negócio, etc.
De modo geral, a principal diferença entre franquia e White Label é a forma como o produto ou serviço é comercializado.
Como assim?
Na franquia, uma empresa (franqueadora) concede a outra pessoa ou empresa (franqueada) o direito de utilizar sua marca, produtos, serviços e know-how em troca do pagamento de taxas e royalties. A franqueadora fornece suporte contínuo para a operação do negócio, certo?
Já no White Label, um produto ou serviço é fabricado por uma empresa e vendido por outra sob sua própria marca. Logo, o fabricante não coloca sua própria marca no produto/serviço, permitindo, assim, que o revendedor adicione sua identidade visual e comercialize o produto/serviço como se fosse seu.
Resumidamente, na franquia, você está comprando um pacote completo de negócio com suporte da franqueadora. Já no White Label, você está comprando um produto/serviço pronto para ser revendido sob a sua própria marca.
Conheça as 7 principais diferenças entre franquia e White Label
Listamos para você SETE principais diferenças entre franquia e White Label, confira:
1️⃣ Investimento: o investimento inicial no modelo White Label tende a ser muito menor do que no modelo de franquia.
2️⃣ Royalties: o sistema de franquia normalmente inclui o pagamento de royalties pelo uso da marca, o que não ocorre no White Label.
3️⃣ Marca: na franquia, a marca e todas as suas diretrizes são estabelecidas pelo franqueador. No White Label a marca é do revendedor, que possui total autonomia sobre ela.
4️⃣ Marketing: no modelo de franquia você aproveita todo o investimento de marketing prévio do franqueador e o fato da marca normalmente já ser estabelecida e conhecida no mercado. Por outro lado, no modelo White Label você usa o nome da sua marca, estando ela estabelecida ou não no mercado.
5️⃣ Liberdade de atuação: no White Label as empresas revendedoras têm muito mais liberdade para definir suas estratégias de mercado, preço e investimento em marketing. Já na franquia, nenhum franqueado pode alterar qualquer material publicitário ou comunicação e quando criar o seu próprio, geralmente deve seguir um manual rigoroso e mais fechado.
6️⃣ Facilidade de aquisição: o processo de aquisição de uma franquia é muito mais burocrático e demorado do que o processo de adquirir o modelo White Label, uma vez que envolve todo aspecto de marca e padronização. O White Label, por sua vez, tende a ser muito mais simples e rápido, fazendo com que o início da operação seja muito antes.
7️⃣ Risco do negócio: por último, destacamos os riscos. Na franquia, é possível contar com maior suporte em marketing e o nome da marca, muitas vezes já consolidada no mercado. Em contrapartida, o risco financeiro de revender uma plataforma ou serviço no modelo White Label é muito menor, pois exige um investimento pequeno, se comparado à franquia.
E aí, compreendeu as principais diferenças de uma franquia para o modelo White Label?
Você notou que o último garante muito mais mais autonomia e até mesmo autoridade para a sua empresa?
O White Label, conforme já destacamos, vem alcançando novos patamares, sobretudo no campo da tecnologia.
Dito isto, soluções, como CRM, vem sendo ofertadas como White Label, para que as empresas consigam contar com uma alta tecnologia para gerenciar o relacionamento com os clientes. É sobre isso que iremos tratar a partir do próximo tópico!
👨💻 CRM White Label: o que é?
O CRM (Customer Relationship Management) está centrado na Gestão de Relacionamento com o Cliente, conforme a sua tradução. Para isso, reúne uma gama de tecnologias focadas no cliente para garantir que as empresas possam otimizar seus processos, tornando-os mais práticos, rápidos e assertivos, ao mesmo tempo que garantem melhores experiências aos consumidores.
Com a expansão do modelo White Label, a Meets, empresa especializada na oferta de CRM, conta com sua solução de CRM White Label.
Mas, você sabe o que é um CRM White Label?
De modo objetivo, entendemos que o CRM White Label é um software de gestão de relacionamento com o cliente que pode ser personalizado e comercializado sob a marca de uma empresa.
Ao adquirir um CRM White Label, como o da Meets, uma empresa pode colocar sua própria identidade visual, logotipo e marca na solução, tornando-a exclusiva para seus clientes.
Isso permite que a empresa ofereça aos seus clientes uma solução completa de CRM sem precisar desenvolver seu próprio sistema do zero, o que se aplica a muitas situações quando a empresa não possui expertise e/ou recursos suficientes para desenvolver um sistema próprio. Logo, diante da necessidade do mercado, de contar com ótimas tecnologias para encarar a concorrência, as empresas se veem na iminência de adquirir soluções de qualidade e o CRM White Label emerge como uma ótima opção.
O CRM White Label geralmente inclui recursos como gerenciamento de contatos, histórico de interações com clientes, automação de vendas e marketing, análise de dados e relatórios.
Entretanto, vale destacar que a empresa que adquire a solução pode personalizar esses recursos conforme suas necessidades específicas ou as necessidades dos seus clientes.
Uma das principais vantagens do CRM White Label é a possibilidade de criar uma fonte adicional de receita ao oferecer o software para outras empresas ou profissionais como um serviço personalizado. Além disso, o revendedor tem controle total sobre a marca e imagem associada ao produto.
Vantagens de contar com o CRM White Label
As vantagens do CRM White Label podem variar dependendo das necessidades e objetivos da empresa revendedora. No entanto, aqui estão as principais vantagens do CRM White Label:
✔️ Personalização: o CRM White Label permite que a empresa revendedora personalize o software de acordo com sua própria identidade visual, logotipo e marca. Isso ajuda a fortalecer a imagem da marca e criar uma experiência consistente para os clientes.
✔️ Fonte adicional de receita: ao oferecer o CRM como um serviço personalizado para outras empresas, a empresa revendedora pode criar uma nova fonte de receita. Isso pode ser especialmente benéfico para empresas que já possuem expertise em CRM ou desejam expandir seus negócios, a exemplo da Meets.
✔️ Controle total sobre a marca: com o CRM White Label, a empresa revendedora tem controle total sobre como o produto é comercializado e apresentado aos clientes. Isso permite que ela construa sua própria reputação no mercado e mantenha um relacionamento direto com os clientes.
✔️ Agilidade no lançamento do produto: ao optar pelo CRM White Label da Meets, a sua empresa não precisa desenvolver seu próprio sistema do zero, economizando tempo e recursos significativos no processo de desenvolvimento. Além disso, ela pode aproveitar uma solução pronta para uso imediato, podendo, ainda, personalizá-la rapidamente antes de lançá-la no mercado, caso ache necessário.
✔️ Suporte técnico fornecido pelo fabricante: ao adquirir CRM White Label ofertado pela Meets, há todo o suporte técnico fornecido pela nossa empresa, fabricante original do CRM. Isso garante que haja assistência disponível caso ocorram problemas técnicos ou dúvidas durante o uso do sistema, as quais são rapidamente sanadas pelo nosso time de suporte ao cliente.
CRM White Label da Meets
O Meets CRM é uma solução White Label que pode ajudar no crescimento da sua empresa.
Com o CRM White Label da Meets, você pode oferecer facilidades para os seus clientes, os quais podem repassar essas facilidades para os clientes deles ao utilizar a nossa solução como se fosse desenvolvimento próprio.
O CRM White Label da Meets nada mais é do que a terceirização dos nossos serviços, a partir do qual disponibilizamos a nossa estrutura através de modelos prontos para que você e outras empresas possam utilizar.
Ao utilizar o White Label da Meets na sua empresa, será possível oferecer um produto de desenvolvimento, liderando o planejamento de conteúdo da sua marca.
Dessa forma, a sua empresa conseguirá uma personalização completa da nossa solução, com um funil de conversão eficiente, a aplicação de um serviço prestado por uma equipe profissional, a automação de leads e uma maior precisão de informações.
Com o Meets CRM, a sua empresa pode oferecer produtos/serviços personalizados com toda a modernidade que o seu negócio necessita e que o mercado exige e sem precisar se preocupar com a expertise, visto que todo o desenvolvimento é feito pelo nosso time.
Comercializamos o nosso CRM como uma etiqueta/marca branca, permitindo que você coloque a sua própria marca dentro do sistema.
Isso significa que você receberá um subdomínio exclusivo, por exemplo, nomedaempresa.meets.br.
Portanto, ao contratar o nosso serviço, a sua organização receberá esse subdomínio a partir do qual será possível encontrar todas as funcionalidades disponíveis no Meets CRM.
Excelente, não é mesmo?
🚀 Pronto para deixar o Meets com a cara do seu negócio?
Agora que você já sabe o que é White Label, as suas diferenças para as franquias e conhece o CRM White Label da Meets, que tal utilizar a nossa solução em CRM com a personalização da sua empresa, como se fosse uma criação da sua marca?
Com o CRM White Label, você pode alcançar o sucesso em um mercado cada vez mais acirrado.
Não perca mais tempo, invista no Meets, o sistema de CRM integrado a Central de Atendimento omnichannel e chatbot.
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