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Você sabe o que é e qual o poder do marketing emocional?

Você sabe o que é e qual o poder do marketing emocional?

O que será que passa na cabeça do seu cliente ao fechar uma compra?

Será que não ocorre um misto de emoções?

Você sabe quais emoções incentivam o seu cliente ao fechamento?

Tudo isso faz parte do marketing emocional.

Marketing emocional Meets

A emoção é algo inerente ao ser humano. 

Convivemos com a emoção diariamente.

Muitos de nossos atos são movidos pela emoção.

Com a emoção fazendo parte da natureza humana, será mesmo que não tem efeito algum dentro de um processo comercial? 

É lógico que tem!

Não é à toa que campanhas de marketing eficientes buscam se conectar com as pessoas, tentando alcançar seus desejos, dores e prazeres. 

Hoje, em face de uma disputa acirrada no mercado, o cliente não decide uma compra apenas com base nas informações do produto e na qualidade evidenciada

Por exemplo, uma pessoa pode estar precisando de um determinado produto. Logo, a loja A o oferece, deixando claro a qualidade daquele produto e informando detalhadamente o cliente sobre o mesmo. 

Contudo, uma loja B, apesar de detalhar menos sobre o produto na sua oferta, consegue uma maior conexão com o consumidor, alcançando suas dores e mostrando como aquele produto poderá satisfazê-lo. Com isso, o cliente se convence que a solução da loja B é a que ele está precisando.

Portanto, a empresa consegue mostrar o valor do seu produto e marca e criar uma conexão com o consumidor, sendo este um fator crucial para o desenvolvimento de um bom relacionamento da marca com o cliente

Neste artigo, você irá conhecer o marketing emocional, entender como as decisões partem da emoção e como estimular o emocional do seu público. 

Ficou interessado no conteúdo? Continue lendo!

A emoção como fator de decisão da compra

Quando você e sua equipe se lançam ao mercado, a intenção é que cada vez mais clientes escolham a sua marca para realizar compras, certo?

Ao longo de todo o processo comercial, seja na prospecção, no follow-up ou até mesmo na hora de fechar uma negociação, você espera que o consumidor veja o valor da sua marca e do seu produto/serviço para tomar uma decisão.

Ao longo das etapas do funil de vendas, é natural que você e sua equipe forneçam uma variedade de informações para que o potencial cliente se convença de que a sua empresa e o que está sendo ofertado é o que realmente ele precisa. 

Evidenciar o valor da marca e dos produtos/serviços, bem como a qualidade do que está sendo ofertado e os diferenciais de mercado é um passo muito importante. Através disso, você pode conquistar o seu consumidor.

Mas, será que uma decisão de compra se encerra aí? 

Não é uma regra.

Nem sempre o que foi descrito acima é suficiente para fazer com que um cliente tome uma decisão de compra.

Logicamente, a oferta e os benefícios pesam muito na hora de decidir, porém, isso não é tudo. 

O cliente é preenchido de informações, mas quem toma a decisão é ele, não as informações que foram repassadas.

Por mais que tudo que você e seu time informaram possa ter um peso na hora de decidir, a decisão ainda cabe ao consumidor

Na hora de tomar uma decisão, entram em cena impressões, impulsos, estados emocionais, entre outras sensações que podem afetar uma escolha. 

Por isso, entender sobre o marketing emocional é essencial!

O que é marketing emocional?

Marketing emocional Meets
O marketing emocional estuda as estratégias que buscam apelar para o emocional para atrair consumidores.

De modo objetivo, o marketing emocional estuda as estratégias que buscam apelar para o emocional para atrair consumidores

Logo, o foco maior é atingir a subjetividade dos consumidores, o que quebra com a regra de priorizar apenas argumentos racionais. 

Por mais que pareça uma definição romantizada, o marketing emocional quer, de fato, conquistar o coração do público.

Para isso, busca despertar o interesse dos consumidores e sensações positivas para guiá-los até a decisão de compra. 

O marketing emocional faz parte do cotidiano de diversas empresas, não importa o porte ou nicho de atuação.

Do mesmo modo, não existe período do ano específico do ano para se trabalhar com o marketing emocional.

Contudo, é fato que em algumas datas é possível verificar um maior apelo às emoções, como no dia das mães, dos namorados, dos pais, natal, etc. 

Marketing emocional e o misto de emoções

Diante do que foi mencionado, o marketing emocional busca estimular que o cliente tome uma decisão de compra baseado em suas emoções.

Mas, para que isso ocorra, quais emoções são movimentadas?

É óbvio que existem inúmeras formas de demonstrar emoções, bem como diferentes sentimentos e intensidades. Todavia, existem aqueles que são mais comumente percebidos no marketing emocional.

Confira: 

  • Alegria: nada melhor do que campanhas de marketing que nos façam rir e ficar contentes, ao mesmo tempo que associamos uma dada marca a pontos positivos.  

  • Empatia: tomar decisões e ajudar outros no mesmo momento.

  • Medo: o cliente se vê em uma situação delicada e entende que se não tomar a decisão naquele momento terá prejuízo.

  • Vergonha: muitas pessoas tomam decisões de compras para não ficar para trás/por baixo, percebendo que poderá “passar vergonha” sem aquele serviço/produto. 

  • Saudade e nostalgia: quem nunca voltou no tempo com uma campanha de marketing? Há estratégias que buscam alavancar as vendas de um negócio justamente buscando aguçar o sentimento nostálgico. 

  • Pertencimento/Representatividade: com tantas pautas sociais essenciais para serem discutidas atualmente, há meios que buscam acender o sentimento de pertencimento a determinado grupo, ao mesmo tempo que estimula  o consumo por meio desses sentimentos.

Como o marketing emocional pode ajudar o seu negócio? 

Marketing emocional Meets
Você sabia que o marketing emocional pode trazer uma série de vantagens paara o seu negócio?

A conexão emocional entre marca e cliente é um fato bastante positivo para a construção de um relacionamento forte e duradouro. 

Mas, como isso é possível?

Neste tópico, iremos elencar alguns pontos que explicam como o marketing emocional pode ajudar o seu negócio.

Maior confiança 

Uma das maiores vantagens de se investir no marketing emocional é, sem dúvidas, criar uma relação de confiança com o público.

Essa confiança vem, justamente, da conexão estabelecida com os consumidores.

As empresas que usam o marketing emocional de maneira eficiente consegue se conectar com as pessoas de tal modo que passa uma segurança acerca do seu produto/serviço.

Portanto, a confiança é resultado dessa dinâmica.

Melhora a performance em vendas

Alcançar mais clientes é uma das formas de vender mais, não é mesmo?

Tudo fica ainda melhor quando sua empresa é assertiva no processo comercial e atinge em cheio os clientes.

Logo, ainda mais vendas são geradas. 

Com o marketing emocional, você consegue acertar diretamente o seu cliente, de modo que consiga guiar o público a tomar decisões e, assim, vender mais.

Gera compartilhamentos 

Marketing emocional Meets

Quando mencionamos “compartilhamento” não nos referimos unicamente ao meio virtual.

Mas, podemos até citá-lo logo de primeira.

Mas, antes disso, basta refletir o que você faz ou pode fazer quando tem uma experiência positiva com um serviço/produto.

Bora imaginar que a sua empresa contrata um software de CRM, como o Meets, e percebe como os resultados melhoraram. 

Um movimento natural é você falar sobre o serviço para outras pessoas, inclusive amigos gestores.

No meio virtual, por  exemplo, é muito comum empresas lançarem campanhas de marketing que atingem muitas pessoas, independente de qual sentimento for. Assim, essa campanha gera um grande fluxo de compartilhamentos, seja por mensagens ou em feeds.

Do mesmo modo, uma campanha de marketing emocional de sucesso pode ser uma das pautas de conversas entre amigos, devido o seu caráter cativante.

Aumenta o nível de satisfação

O marketing emocional tem o poder de fazer o público se sentir ainda mais satisfeito.

Quando há uma conexão positiva da marca com os consumidores, há uma potencialização das vantagens que um dado produto/serviço garante.

Logo, quando o cliente se sente cativado, o nível de satisfação tende a ser maior.

Pesquisa de satisfação do cliente: o que é e como fazer

Diante disso, contar com uma boa produção de estratégias de marketing emocional, com foco nas dores e necessidades dos clientes, é essencial para que a sua empresa construa uma boa relação com o cliente e garanta experiências mais satisfatórias

Faz com que a sua marca seja lembrada

Aqui pode ser uma lembrança boa ou até mesmo ruim. Portanto, tome cuidado…

Sem dúvidas, as experiências que mais mexem com nossas emoções tendem a ficar marcadas e, consequentemente, serem facilmente lembradas.

Nisso, as emoções podem ser muitas.

Pode ter sido um momento de alegria, de satisfação em utilizar um produto que valeu cada centavo, mas pode ser também um sentimento negativo, como frustração. 

O marketing emocional tem uma conexão forte com a memória dos consumidores. Assim, as experiências têm grande impacto emocional e as mais significativas tendem a marcar as pessoas. 

Portanto, devido ao poder de lembrança de um momento, o marketing emocional pode contribuir com a fixação da sua marca na mente dos consumidores.

Mas, para isso, é preciso um marketing emocional positivo e eficiente, o qual traga boas referências ao seu negócio, não um apelo emocional que deu errado e manchou a imagem da sua marca. 

Coloca o seu negócio como referência no mercado

Marketing emocional Meets

Ao se conectar com o cliente, a sua empresa “cai no gosto” dele.

Assim, esse é um caminho para que a sua empresa assuma uma posição de referência para ele.

Dessa forma, esse ponto está associado à fidelização, na medida em que o cliente enxerga na sua marca a solução ideal para solucionar seus problemas.

Assim, sempre que preciso, o cliente vai recorrer ao seu negócio para satisfazer suas necessidades e/ou sanar suas dores. 

Mas, para chegar a esse ponto é preciso atingir diretamente as emoções do consumidor, o que é feito através do marketing emocional efetivo. 

Fideliza mais 

A base da fidelização de clientes é a conexão emocional.

Aqui, a confiança e a sensação de segurança são elementos essenciais.

É mais provável você voltar a consumir em uma empresa que despertou esses sentimentos ou em outra?

Por isso, é bastante comum sempre na hora de adquirirmos um produto/serviço procurarmos em uma loja na qual já tenhamos consumido e tido uma experiência satisfatória, não é mesmo? 

O marketing emocional vai ser responsável por mover emoções e incentivar uma pessoa a fechar uma compra.

Nisso, o cliente ao perceber que aquela marca, bem como o que foi adquirido é o que ele precisa, tende a permanecer com você por mais tempo, realizando novas compras. 

Esse cliente fiel, inclusive, é aquele que tende a recomendar sua marca para outras pessoas, através do marketing boca a boca. Essa forma de marketing, inclusive, também carrega uma carga emocional, dessa vez por parte do cliente, visto que ele faz propaganda espontânea da sua marca com base em uma boa experiência de consumo.

Boas práticas para o marketing emocional 

Após conhecer o que é o marketing emocional, como ele funciona e algumas das suas vantagens, podem surgir dúvidas sobre como executá-lo bem, certo?

Pensando nisso, confira algumas dicas e boas práticas para que a sua empresa consiga colocar em prática as estratégias de marketing emocional:

#1 Surpreenda o seu público com novidades ou com ações surpresas, despertando sentimentos positivos;

#2 Deixe o seu público curioso. Um pouco de suspense é bom para dar mais engajamento a sua marca e melhorar a interação com os clientes; 

#3 Conheça o seu público e estabeleça estratégias assertivas para, de fato, alcançar as emoções dele;

#4 Não economize na criatividade. Entrelace memória e emoção e junte à uma série de elementos criativos os quais vão impulsionar sua campanha de marketing. Portanto, preste atenção nas cores, visto que algumas estão associadas à dadas emoções, bem como na música utilizada em uma campanha, etc.

#5 Foque na autenticidade. Para que uma conexão seja estabelecida entre a sua marca e os clientes de maneira positiva é preciso que a autenticidade e espontaneidade transborde.

Conhecer o seu público é fundamental 

Uma das principais dicas, e por isso isolada neste tópico, é conhecer o seu público.

Será que é possível alcançar as emoções de uma pessoa sem ao menos conhecê-la?

Como a sua empresa conseguiria esse feito?

Muitas empresas pecam na hora de colocar em práticas estratégias voltadas ao cliente pelo simples fato de não conhecê-los.

Porém, hoje, isso é um perigo, visto que é justamente o cliente que deve estar no centro do processo comercial.

Logo, se o foco é o cliente, é preciso que a sua empresa no mínimo o conheça

Se voltarmos à definição do marketing emocional, lembramos que o cliente vai ser levado à efetivação de uma compra a partir das suas emoções.

Para isso, a sua empresa precisa aguçar emoções e sentimentos, como a saudade, a felicidade, o desejo de necessidades, entre outros.

As emoções são gatilhos para a confirmação de uma compra.

Sugestão de leitura:

Gatilhos mentais: o que é e como pode ser utilizado?

Porém, para que a sua empresa consiga despertar as emoções dos clientes é preciso alcançá-los e, para isso, é indispensável conhecê-los. 

Saiba quem é o seu cliente

Marketing emocional Meets
Para que a sua empresa consiga despertar as emoções dos clientes é preciso alcançá-los e, para isso, é indispensável conhecê-los. 

Quanto mais você conhecer de um cliente, mas vai entender suas necessidades e/ou dores e saber como despertar sentimentos que o faça consumidor um produto/serviço da sua empresa.

Hoje, trabalhar com informações sobre leads/clientes e suas jornadas é fundamental para saber como fazer uma pessoa consumir a sua marca. 

Contudo, vale a pena destacar que no marketing emocional o volume de informações não é o início e o fim de tudo.

Como assim?

De fato, os dados agregam bastante, sobretudo ao possibilitar que você conheça mais sobre os seus clientes. Logo, conhecendo-os você consegue alcançá-los com maior precisão.

Mas é justamente ao alcance que estamos nos referindo.

Do que adianta contar com os dados e não saber como aguçar as emoções de um cliente?

Portanto, o marketing emocional eficiente está para além do marketing tradicional, visto que você precisa utilizar bem as informações para despertar emoções nos clientes e levá-los a fechar compras a partir delas.

Conte com o Meets CRM e saiba como agir com o seu cliente

Como estamos destacando, conhecer o seu cliente é fundamental para uma boa estratégia de marketing emocional.

Ademais, fora conhecê-lo bem, é preciso entender suas necessidades, desejos e dores para, dessa forma, lançar estratégias e ações que consigam alcançar as emoções dele e levá-los a fechar negócios com sua empresa.

Vale ressaltar que quando falamos de despertar emoções para compras, não estamos falando em ludibriar o cliente. Você ao conhecer o seu consumidor e entender o que ele precisa, vai demonstrar como a sua solução vai ajudá-lo, porém, utilizará as emoções como canal comunicador.

Logo, não seria um engano, como o cliente precisar de uma maçã e você oferecer uma picanha como se fosse uma maçã.

Assim, você vai realmente oferecer o que ele precisa, porém, agregando valor a sua solução e chegando no público por meio das emoções.

Nesse processo, o Meets CRM vai pavimentar o caminho para você e sua equipe.

O Meets é o primeiro CRM com Central de Atendimento integrada, o qual registra, armazena e organiza dados de leads/clientes e negócios de maneira centralizada no sistema. Com essas informações, você pode entender cada vez mais o seu cliente, promovendo ações e estagiários que o atingem profundamente.

Saiba mais sobre Central de Atendimento e CRM

Qual o problema de ter uma central de atendimento e vendas, mas não possuir um CRM estruturado por trás?

Conheça a Central de Atendimento do Meets CRM

CRM White Label com Central de Atendimento: saiba como o Meets pode ajudar o seu negócio a crescer

Com o Meets, você tem as melhores soluções em gestão de leads, vendas e atendimento digital, promovendo experiências satisfatórias para o público, construindo bons relacionamentos entre marca e cliente e aumentando a fidelização.

Ferramentas e recursos de CRM da Meets: descubra qual é a melhor para seu negócio

Com esses pontos, você consegue ser muito mais eficiente para alcançar as emoções dos clientes, o torna a sua campanha de marketing muito mais poderosa. 

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