Vendas multicanais: 11 estratégias para ter sucesso no processo comercial
Você sabia que investir em vendas multicanais é fundamental para a sua empresa alavancar os resultados nos dias atuais? 🤔
Não sabia?
Não se preocupe, neste artigo iremos sanar as suas dúvidas sobre a temática e destacar a importância de o seu negócio investir em vendas multicanais, sobretudo diante das necessidades atuais, em face dos avanços tecnológicos cada vez mais expressivos.
Hoje, com várias opções de canais que são utilizados pelos seus clientes e devido ao fato dos mesmos estarem ainda mais exigentes, não dá para pensar no sucesso do seu negócio se limitando a um único ou poucos canais de vendas, não é mesmo?
Na verdade, as transformações digitais vieram para dizer que é preciso estar presente nos canais em que os seus clientes estão, diversificando, assim, os meios de vendas e ampliando a experiência do cliente para níveis mais satisfatórios.
Preparado para saber mais sobre vendas multicanais e melhorar as estratégias do seu negócio? Acompanhe a leitura e aproveite o nosso conteúdo!
Para começo de conversa, você sabe o que são vendas multicanais? 🤔
Primeiramente, é preciso trabalhar o conceito-chave que estamos trazendo neste post: vendas multicanais.
Mas, você sabe o que quer dizer “vendas multicanais”?
Claramente, trouxemos um termo que abarca duas palavras: vendas e multicanais.
Vendas, vem do verbo “vender”, ou seja, significa transferir a propriedade de (bem ou mercadoria) em troca de pagamento convencionado. Estamos falando de fazer negócios, conforme a definição do Dicio, Dicionário Online de Português.
Já “multicanais”, traz o “multi”, de muitos, e o “canal”, se referindo ao meio de comunicação. Ou seja, estamos falando de dois ou mais canais para a comunicação.
Assim, vendas multicanais pode ser entendida como um processo comercial no qual se utiliza múltiplos canais de venda para alcançar os clientes e efetuar as negociações.
Em outras palavras, nada mais é do que ofertar aos clientes da sua empresa diferentes opções de meios para que ele adquira algum serviço/produto.
Isto é, é onde o seu cliente vai comprar, seja uma loja física, uma plataforma de e-commerce, marketplaces, nas redes sociais, aplicativos móveis, entre outros.
Dessa forma, a sua empresa não se limita a um único canal de vendas, mas diversifica suas estratégias para alcançar os clientes onde quer que eles estejam presentes.
Por exemplo, vamos imaginar que o seu negócio possui uma loja física, na qual os clientes podem realizar compras pessoalmente. Com vendas multicanais, além dessa opção de ir presencialmente em sua loja, os clientes podem desfrutar de outros meios, como um site de e-commerce, onde as vendas são realizadas online, WhatsApp, Instagram ou marketplaces populares, como Amazon e Mercado Livre.
Com a estratégia multicanal, a sua empresa oferece uma maior conveniência e flexibilidade aos consumidores, de modo que eles possam escolher o canal que mais os convém para realizar suas compras.
💡 8 Vantagens das vendas multicanais
Agora que você já sabe a definição de vendas multicanais, que tal conhecer as principais vantagens da estratégia?
Isso porque as vendas multicanais oferecem uma gama de benefícios para as empresas, permitindo alcançar mais clientes e alavancar as vendas.
Além disso, essas vantagens não ficam restritas unicamente para a sua empresa, visto que os clientes também passam a ser beneficiados com as vendas multicanais.
Entretanto, elencamos 8 vantagens que o seu negócio pode aproveitar ao investir na estratégia multicanal no processo de vendas.
Ficou interessado em conhecê-las? Continue lendo e aproveite nossas dicas.
1️⃣ Maior alcance
Com as vendas multicanais, a sua empresa passa a ofertar seus produtos/serviços em diferentes (e diversos) canais. Assim, consequentemente, a sua empresa alcança um público mais amplo, atingindo os clientes que estão presentes em cada meio, seja ele lojas físicas, e-commerce, marketplaces, redes sociais ou outros meios.
2️⃣ Maior conveniência para o seu cliente
Com as vendas acontecendo em múltiplos canais, a sua empresa oferece maior comodidade ao cliente.
Assim, o cliente ganha preferência de escolher o melhor canal para realizar contato com o seu negócio e adquirir um produto/serviço.
Logo, une-se, aqui, mais comodidade e satisfação, tendo em vista que o consumidor pode escolher o canal mais conveniente para suas necessidades.
3️⃣ Melhoria da experiência do cliente
Se o cliente tem mais comodidade, fica mais fácil se satisfazer com a interação com sua marca, o que traz bons impactos para a experiência do cliente.
Assim, uma melhoria na experiência do consumidor é uma das vantagens das vendas multicanais, visto que a sua empresa oferece uma experiência integrada e mais consistente para o cliente, independentemente do canal utilizado.
Com isso, ainda é possível fortalecer a imagem da marca e aumentar a confiança e a fidelidade dos clientes. 😀
4️⃣ Mais oportunidades de vendas
Se a sua empresa passa a ter mais canais de vendas, têm, agora, mais portas de entradas para novos clientes.
Logo, diferentes canais ajudam a sua empresa a explorar novos mercados e aumentar o quantitativo de oportunidades de vendas, atraindo diferentes segmentos de clientes.
5️⃣ Diversificação de receitas
Ao passo em que a sua empresa implementa uma variação no uso dos canais de vendas, ela se desprende da dependência de um único meio para gerar receita.
Isso acontece bastante quando a empresa se limita apenas ao meio físico ou à um aplicativo, como o WhatsApp.
Com vendas multicanais, você reduz riscos financeiros (quando está preso a um só canal) e deixa a sua empresa mais consistente e firme para encarar o mercado e suas oscilações.
6️⃣ Acompanhamento e análise de dados
Com as vendas multicanal, a sua empresa pode coletar e analisar dados de diferentes canais, coletando insights valiosos sobre o comportamento do cliente e o desempenho das vendas em cada canal utilizado.
Assim, fica muito mais rápido e prático tomar decisões embasadas para melhorar as estratégias de vendas da sua empresa.
7️⃣ Competitividade no mercado
Em um mercado cada vez mais acirrado, não importa o nicho de atuação da sua empresa, é preciso contar com diferenciais competitivos que ajudem a atrair e reter clientes.
Nesse contexto, contar com a estratégia de vendas multicanais pode ser uma excelente opção para o seu negócio se destacar e oferecer uma melhor experiência ao cliente.
Assim, a sua empresa apresenta um diferencial competitivo e ainda sai à frente dos concorrentes.
8️⃣ Mais flexibilidade para o cliente
Para não destacar apenas vantagens para a sua empresa, vamos ressaltar uma vantagem para seu cliente (que acaba sendo, também, um benefício para a empresa).
As vendas multicanais permitem que os clientes realizem a compra de um produto/serviço no canal que desejar, de acordo com suas preferências e/ou necessidades.
Além disso, a estratégia possibilita, também, que o seu consumidor inicie o processo de compra em um canal e complete em outro.
Dessa forma, sua marca proporciona flexibilidade e comodidade para os clientes, potencializando as chances de conversão.
💡 11 estratégias para o seu negócio crescer mais utilizando múltiplos canais de vendas
Como você pôde notar, as vendas multicanais permitem que a sua empresa se faça presente onde o seu cliente está, ocupando todos os espaços e garantindo maior comodidade e flexibilidade para ele, certo?
Nesse processo, a estratégia multicanal garante uma gama de vantagens, entre as quais destacamos 8 no tópico anterior.
Agora que você já conhece essas vantagens, trouxemos ONZE estratégias para você implementar o modelo de vendas multicanais com sucesso em sua empresa. Ficou interessado em saber mais? Continue a leitura!
1️⃣ Conheça o seu cliente
A primeira dica é o passo inicial do processo: conhecer o seu cliente.
De nada adianta ter uma variedade de ideais, pensar em mil estratégias, se você não conhece o seu público.
Se você não sabe quem são seus clientes e potenciais clientes, suas estratégias irão sair como verdadeiros tiros no escuro.
Se acertar, acertou, contudo, muitos tiros vão passar longe e representar dinheiro jogado no lixo.
Assim sendo, para a sua estratégia multicanal funcionar, é preciso saber quem são seus clientes e onde eles estão.
Uma dica para chegar a esse conhecimento é traçar o Ideal Customer Profile (ICP) da sua marca, que nada mais é do que o Perfil de Cliente Ideal.
Com essa delimitação, a qual pode sustentar a definição da persona da sua empresa, você pode identificar as preferências do seu consumidor, inclusive os canais mais utilizados.
Este é o primeiro passo para vender em múltiplos canais.
2️⃣ Definição de canais
Fazendo um elo com a estratégia de número 1️⃣, ao passo em que você delimitou o ICP da sua empresa, elaborou a persona e conhece o seu cliente, sabendo onde eles está, isto é, quais canais são utilizados pelo seu público, chegou a hora de definir os meios que serão utilizados.
Ou seja, se no conhecimento sobre seus clientes, você identificou que eles estão presentes na internet, como em redes sociais, a exemplos de Instagram, Facebook, em plataformas como Mercado Livre, Shoppe, ou qualquer outro meio, a exemplo do WhatsApp e e-commerce, chegou a hora de definir quais canais devem ser priorizados e se encaixam na realidade do seu negócio.
De nada adianta, por exemplo, seu público estar presente no Facebook e não no Twitter e você escolher a segunda rede social.
Portanto, primeiramente, conheça o seu público e, assim, defina os canais que serão utilizados.
3️⃣ Integre os seus canais
Ao definir os canais a serem utilizados na estratégia de vendas multicanais, permita que todos eles estejam integrados para fornecer uma experiência consistente e fluida ao cliente.
Essa integração engloba uma série de elementos, como sincronização de informações, de produtos/serviços, de estoque, preços e etc.
4️⃣ Padronize seus processos
Garantir a padronização de processos em cada canal é fundamental para assegurar a escalabilidade do processo comercial e alcançar resultados satisfatórios nos canais definidos.
Mas, para alcançar esse objetivo, é essencial estabelecer fluxos de trabalho claros e objetivos, a fim de evitar erros, retrabalhos e desperdício de tempo. Assim, ao priorizar a padronização, a sua empresa pode fornecer uma experiência de compra consistente em todos os canais de vendas utilizados.
Vale destacar que essa conformidade torna-se ainda mais relevante para o sucesso das vendas multicanais, tendo em vista que reforça a confiança do cliente e fortalece a imagem da marca.
Dessa forma, a sua empresa pode melhorar a eficiência das operações, aumentar a qualidade dos serviços prestados e, consequentemente, elevar a satisfação do cliente.
Além disso, essa abordagem também facilita o acompanhamento dos resultados e melhora contínua das estratégias de vendas multicanais.
Portanto, investir na padronização de processos é uma estratégia inteligente para alavancar o sucesso das vendas em vários canais e consolidar a presença da empresa no mercado.
5️⃣ Personalização da experiência
Lá no começo você precisou conhecer o seu cliente, certo?
E isso é a base.
Sabe por que?
Quando você conhece o seu consumidor, você coleta uma série de informações sobre ele que irão ajudar você e sua equipe a traçarem as melhores estratégias para promover uma experiência satisfatória.
Assim, para ter sucesso na sua estratégia multicanal, é essencial utilizar dados e informações coletadas dos clientes para personalizar a experiência de compra em cada canal.
Portanto, ofereça recomendações de produtos relevantes e comunicações direcionadas a cada cliente com base nas preferências e histórico de compras dele.
Com uma experiência personalizada, o seu cliente tende a ficar mais satisfeito e a realizar uma compra na sua empresa.
6️⃣ Promoções e ofertas exclusivas
Relacionando-se com o item anterior, ao passo que você personaliza a experiência do seu cliente, é possível criar promoções e ofertas exclusivas para cada canal, incentivando os clientes a experimentarem diferentes opções.
Isso pode incluir descontos especiais para compras online, brindes para quem visitar a loja física, entre outros.
Com tudo isso, a sua empresa tem maiores possibilidades de tornar o processo comercial mais satisfatório e potencializar as vendas.
7️⃣ Foco na experiência do cliente
Nada do que foi tratado até aqui vai adiantar se a sua empresa não colocar o cliente no centro.
Na verdade, o mercado atual é regido em grande parte pelo customer centric, ou seja, o cliente no centro dos processos.
Assim, a sua estratégia multicanal não pode ser diferente.
Foque na experiência do seu cliente e o coloque no centro de suas estratégias de vendas multicanais, garantindo que cada canal utilizado ofereça uma experiência positiva e que atenda às necessidades e expectativas do seu cliente.
8️⃣ Aproveite as vantagens de cada canal
Saiba mais sobre as especificidades de cada canal delimitado para uso e aproveite suas vantagens. Faça valer, portanto, cada centavo do seu investimento!
Por exemplo, se você utiliza as redes sociais, faça uso das mesmas para interagir com os clientes e estabelecer conexões emocionais, ou seja, explore todo o potencial.
Ao identificar e explorar as características particulares de cada canal, sua empresa poderá otimizar a abordagem multicanal e maximizar o alcance e o impacto de suas estratégias de vendas.
9️⃣ Monitore os canais de vendas
De nada adianta lançar estratégias e não acompanhar os resultados, não é mesmo?
Portanto, realize o monitoramento e a análise dos resultados de cada canal de vendas para avaliar o desempenho de cada um deles.
Para isso, utilize métricas, como taxas de conversão, taxas de cliques e vendas, para ajustar suas estratégias e otimizar os resultados.
Ao acompanhar de perto os indicadores-chave de desempenho, sua empresa estará apta a tomar decisões mais assertivas e realizar os ajustes necessários para uma estratégia multicanal muito mais eficiente.
🔟 Criação de uma estratégia omnichannel
Ao contar com múltiplos canais, é importante integrá-los.
Para isso, invista na estratégia omnichannel, permitindo que todos os canais utilizados pela sua empresa trabalhem juntos na promoção de uma experiência diferenciada e unificada.
Com a estratégia omnichannel, o seu cliente pode alternar os canais, sem riscos de perdas de informações. Com isso, mais uma vez tem o fator de flexibilidade e comodidade como vantagem para seu consumidor.
1️⃣1️⃣ Investimento em tecnologia
Para uma estratégia de vendas multicanais de sucesso, é importante investir em ferramentas e um sistema de gestão de qualidade, como o CRM, para otimizar o gerenciamento e as ações.
Como implantar um sistema de CRM?
Gestão do tempo e organização: como o CRM pode ajudar o seu negócio?
Com um CRM eficiente, como o da Meets, você tem a tecnologia ideal para realizar a gestão de leads, clientes e de negócios, armazenando, organizando e manuseando os dados de maneira centralizada.
Com o CRM, você ainda explora as potencialidades das múltiplas integrações com canais de atendimento, as quais ampliam as possibilidades para a sua empresa e para o seu consumidor.
Assim, trazendo o CRM da Meets para o seu processo comercial, a sua empresa terá em mãos recursos e ferramentas essenciais para promover experiência personalizadas aos clientes e obter maior sucesso nos múltiplos canais utilizados.
Multicanal 🆚 Omnicanal
Você sabe diferenciar multicanal (multichannel) e omnicanal (omnichannel)?
Os termos, apesar de serem utilizados muitas vezes como sinônimos, possuem significados e aplicações distintas.
A diferença entre ambos está na maneira na qual os canais de atendimento e vendas são gerenciados e integrados.
Na abordagem multicanal, a empresa conta com diversos canais de atendimento e vendas para que os clientes desfrutem, como lojas físicas, e-commerce, redes sociais, aplicativos, entre outros.
Dessa forma, cada canal funciona de modo independente, sem que haja uma comunicação efetiva entre eles.
Ademais, o seu cliente pode escolher o canal de preferência para interagir com a empresa, no entanto a experiência pode variar a depender do canal utilizado.
Por outro lado, na abordagem omnicanal, a sua empresa passa a oferecer uma experiência integrada e unificada em todos os canais de atendimento e vendas, sejam eles digitais ou físicos.
Assim, os canais são unificados e passam a compartilhar informações, permitindo, assim, que o cliente alterne entre eles sem perder o contexto da interação anterior.
Por exemplo, o cliente pode iniciar uma conversa em um canal, como um chat online, e continuar em outro, como através do WhatsApp. Assim, diante dessa alternância, a sua empresa ainda assim terá acesso ao histórico completo de interações.
Logo, a abordagem omnicanal proporciona uma experiência contínua e consistente, independentemente do canal utilizado.
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O Meets CRM pode desempenhar um papel fundamental no suporte e na otimização das vendas multicanais da sua empresa.
Como um sistema de gerenciamento do relacionamento com o cliente, o Meets CRM oferece diversas funcionalidades que auxiliam na gestão eficiente de todas as etapas do processo comercial, independentemente dos canais utilizados.
O CRM da Meets pode contribuir para o sucesso das vendas multicanais da sua empresa de inúmeras formas, por exemplo:
Centralizando informações sobre clientes e leads em um único lugar, facilitando o acesso e a atualização dos dados, independentemente do canal de origem, o que proporciona uma visão abrangente do cliente e seus históricos de interação.
Garantindo a automação de processos relacionados às vendas, como respostas automáticas, acompanhamento de leads, envio de e-mails personalizados, entre outros.
Permitindo a criação de funis de vendas personalizados, a partir dos quais é possível acompanhar o progresso de cada oportunidade de negócio nos diferentes canais. Isso ajuda a identificar gargalos, priorizar leads e tomar decisões estratégicas para aumentar as conversões.
Com o Meets CRM, é possível gerenciar leads provenientes de diferentes canais de forma integrada.
O CRM da Meets oferece ferramentas de análise de dados e geração de relatórios detalhados sobre o desempenho das vendas em cada canal.
Com todas as informações centralizadas no CRM, o Meets permite que a sua empresa alinhe e oferte um atendimento personalizado aos clientes em todos os canais.
O Meets CRM oferece integração com outras ferramentas e plataformas, como chatbots e sistemas de e-commerce, possibilitando uma experiência de vendas mais completa e integrada para os clientes.
Portanto, o Meets CRM é a solução ideal para a sua empresa ter sucesso nas vendas multicanais!
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