Marketing médico: o que é e como fazer?

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Marketing médico: o que é e como fazer?  

Ao pensar em estratégias para captar e fidelizar clientes nos dias atuais, frente a um mercado bastante concorrido, logo se destaca o fato de que o perfil de consumidor atual é muito mais ativo e exigente do que o de antigamente.

Em vista disso, são impostas uma variedade de obstáculos para os mais distintos negócios driblar e conquistar o seu espaço no mercado.

No ramo da medicina, independentemente da área de atuação, além da chegada de consumidores exigentes, ou melhor, pacientes mais exigentes, hoje, as pessoas, de modo geral, estão mais preocupadas com a saúde. Isto fica mais evidente, sobretudo, nos últimos tempos, diante da pandemia da Covid-19, ainda enfrentada, a qual acendeu uma anteninha em muitas pessoas sobre a necessidade de cuidar de si mesmo.

Nesse contexto, as diversas clínicas e os vários consultórios se encontram na necessidade de colocar em prática estratégias que potencializem a captação de pacientes e a posterior fidelização. Para isso, entra em questão a importância de traçar excelentes práticas de marketing.

Mas, marketing no ramo médico? Existe realmente? Pode e/ou deve ser feito? 

É comum surgirem algumas dúvidas, na medida em que, aqui, tomamos as pessoas que procuram uma clínica como paciente, não como um cliente. Ao menos deveria ser assim. 

Vamos refletir…

Mas, você já realizou alguma ação de assessoria de imprensa, de divulgação na mídia do seu negócio médico?

Já buscou melhorias no atendimento aos pacientes?

Já colocou em prática ou participou de campanhas de saúde ou de alguma forma de prevenção?  

Busca inserir o seu estabelecimento em posição de destaque no mercado para atrair mais pacientes e, consequentemente, obter melhores resultados? 

Pois bem, tudo isso acima faz parte do que chamamos de marketing médico, o qual existe e possui grande importância. Mas, ao mesmo tempo, exige bastante cuidado.

Ficou interessado? Quer saber como o seu consultório ou clínica médica, independente da área de especialidade, pode se destacar? Continue a leitura para saber mais! 

Afinal, o que é Marketing Médico?

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O Marketing Médico é o conjunto de ações e estratégias que visam promover um profissional ou estabelecimento médico no mercado

De modo bem direto, o Marketing Médico é o conjunto de ações e estratégias que visam promover um profissional ou estabelecimento médico no mercado. Como finalidade a mais, busca-se atrair cada vez mais pacientes e, consequentemente, aumentar o faturamento

Dessa forma, ao traçar caminhos para o Marketing Médico do seu estabelecimento, você busca evidenciar o valor do serviço prestado de modo que consiga se posicionar à frente da concorrência.

Qual a importância do Marketing Médico?

Como foi mencionado, há, hoje, uma forte concorrência, independentemente do segmento que estamos tratando. Não obstante, no ramo médico a situação é semelhante. Nas diversas áreas da medicina, surgem diversas opções para os pacientes procurarem para cuidar da sua saúde.

As clínicas médicas populares, por exemplo, talvez seja o melhor exemplo para destacar a forte concorrência no mercado médico. Nos últimos anos, esses estabelecimentos vem crescendo significativamente, visto que os planos de saúde são inacessíveis para grande parcela da população e muitas pessoas não querem, em alguns casos, enfrentar o sistema público de saúde. 

Mas, essa forte concorrência não se restringe às clínicas e consultórios populares, obviamente.

Dessa maneira, diante desse cenário, como manter a operação de um estabelecimento?

É fato que você precisa contar com um corpo médico de qualidade, possuir uma estrutura confortável e completa e oferecer um atendimento humanizado.

Todavia, será que é suficiente?

Não podemos negar que contar com tudo isso já é um bom caminho andado. Contudo, imagina ter tudo o que foi mencionado, mas continuar com uma base reduzida de clientes e não aumentar a marcação de consultas… 

É aqui que entra a importância do Marketing Médico, a partir do qual você coloca em prática estratégias para evidenciar o valor do seu estabelecimento. Assim, você comunica ao público que o seu negócio é o local ideal para cuidar da saúde dele

Consequentemente, você atrai mais pacientes e melhora os resultados. 

Portanto, vale muito a pena investir no Marketing Médico! 

Marketing Médico Meets
E aí, vale a pena investir no Marketing Médico?

Tem muitos gestores que acham que apenas construir um espaço físico atraente e colocar em prática o famoso marketing boca a boca é suficiente. Além disso, ainda acreditam que os catálogos de convênio com os contatos também já bastam.

Porém, deixamos claro que esta é uma visão bastante reducionista. Limita bastante. Bloqueia o crescimento do seu negócio. 

Enfatizamos a importância do Marketing Médico como forma de conquistar mais pacientes. Realmente, isso é um objetivo e uma consequência de estratégias bem executadas.

Entretanto, coloque como objetivo principal AJUDAR MAIS PESSOAS, ao invés de conseguir mais pacientes. 

Lembre que estamos falando de saúde e, assim, o cuidado com o outro deve estar no foco. 

É a partir desse ponto que a sua marca consegue propagar o seu valor no mercado, ajudando pessoas. Ou seja, divulgando conteúdos e campanhas de relevância, assim como promovendo um serviço de excelência que realmente condiz com o objetivo.

Com esse cuidado, você cria uma relação mais estreita com o público, o que, consequentemente, se converte em mais confiança. E ter confiança para uma consulta ou procedimento é um ponto-chave! 

Com essa postura no mercado, você conquistará mais pacientes e se destacará como autoridade na área de atuação. 

Como obter sucesso com o Marketing Médico?

Ao colocar em prática alguma estratégia, obviamente você busca obter sucesso, não é mesmo?

O que não pode é continuar lançando estratégias sem ter um propósito e acompanhamento, pois, assim, como será possível mensurar se as manobras realizadas por você e seu time vem surtindo efeito? 

Para executar um Marketing Médico de sucesso, destacamos QUATRO passos gerais e fundamentais. Veja a seguir! 

Passo 1: Defina os objetivos

Um dos maiores erros cometidos por gestores de estabelecimentos médicos é colocar em práticas estratégias que nem eles mesmos sabem onde querem chegar.

É o famoso “tiro no escuro”.

Não faça isso!

Você está perdendo tempo, oportunidades e dinheiro. Está jogando dinheiro realmente no lixo. 

Portanto, qualquer estratégia de Marketing deve ter um objetivo ou objetivos a se alcançar

Há diversos objetivos que você pode desejar alcançar com suas estratégias de Marketing Médico, como captar mais leads, converter mais, fidelizar pacientes, ganhar uma posição de destaque no mercado, ajudar as pessoas com conteúdo de valor, ganhar autoridade, entre outros. 

Os objetivos, dessa forma, vão orientar as ações que você e sua equipe devem colocar em prática. 

Passo 2: Quais são as suas estratégias? 

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Defina as estratégias que serão utilizadas.

Agora que você já delimitou os objetivos que deseja alcançar com o Marketing, precisa, também, escolher quais estratégias utilizar, certo?

São múltiplas possibilidades estratégias, porém, é preciso ter cuidado para não querer fazer tudo de uma vez só e acabar causando confusão

Temos mais um erro frequente: ir com muita sede ao pote.

É óbvio que você pode utilizar mais de uma estratégia. No entanto, é preciso compreender o que envolve cada estratégia e quais fazem sentido com os seus objetivos. Ou seja, você precisa encontrar o encaixe perfeito

Passo 3: Quem ficará responsável? 

Para colocar em prática um excelente planejamento de Marketing, é preciso saber bem sobre Marketing, considerando seus conceitos e diferentes estratégias.

Sendo assim, busque sempre se capacitar e contar com uma equipe preparada para tocar o marketing do seu negócio e elaborar um plano que apresente consonância com suas estratégias e objetivos

Vale destacar a importância de você não cometer o erro de querer ser o “faz tudo” do seu estabelecimento. Dedique seu tempo às demandas às quais você tem especialidade e conte com uma equipe qualificada para outras demandas, obviamente respeitando as condições do seu negócio, sobretudo financeiras.

Passo 4: Realize o acompanhamento dos resultados

Do mesmo modo que você não deve colocar em prática estratégias sem contar com objetivos, você não pode “lançá-las e ponto final”. Ou seja, nada de “deixar rolando” ou abandonar suas estratégias sem saber dos seus resultados. 

Portanto, sempre realize o acompanhamento dos resultados das estratégias. Por isso é sempre importante quantificar suas ações, para que seja possível avaliá-las através dos indicadores. 

O acompanhamento é um ponto crucial, na medida em que você consegue avaliar se o que está sendo colocado em prática está surtindo efeito positivo ou se precisa de mudanças ou melhorias. 

Por onde começar?

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Agora que você já sabe o que é Marketing Médico, a sua importância e passos importantes, quer saber como colocá-lo em prática? 

Separamos alguns tópicos para você conseguir obter sucesso com o Marketing Médico. Confira! 

É preciso conhecer as determinações do Conselho Federal de Medicina (CFM) 

Um ponto de grande relevância, o qual deve ser a primeira ação executada, é saber todas as determinações do CFM. Isto é, você precisa ter a noção do que pode ser feito e o que não pode em relação à divulgação da atuação médica.

Com vista em garantir a um trabalho ético, com credibilidade e total segurança para todos os envolvidos, o CFM, bem como outros conselhos, estabelecem normas para divulgar os serviços.  Acredite, muitos estabelecimentos descumprem as normas…

Cumprir o que é determinado é o mínimo para você atribuir valor à sua marca e construir um trabalho de destaque. 

Saiba que o Marketing Médico se diferencia do Marketing convencional 

É preciso que você saiba, também, que existe uma distinção entre o Marketing Médico e àquele mais convencional, ou seja, o mais geral realizado pelas empresas na comercialização de produtos/serviços. 

A principal diferença é que, como já falado, no Marketing Médico é preciso entender as pessoas não como clientes, como no convencional. Assim, no ramo da medicina você precisa conceber as pessoas como pacientes. Esses indivíduos estão em busca de soluções para problemas/demandas de saúde e, para isso, a sua marca se posiciona como o local certo para elas procurarem uma assistência de qualidade e uma experiência humanizada.

Defina o seu público

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É importante definir uma persona para saber quem é o seu paciente ideal.

Você precisa saber quem é o seu público. Isto é, para quem você está se comunicando? Quem são as pessoas que precisam da assistência da sua marca? 

Para isso, é ideal contar com a persona definida, ou seja, o seu paciente ideal. 

Conhecer o seu público é fundamental para planejar estratégias eficientes que atraiam mais pacientes, conquistando-os e, posteriormente, fidelizando-os. 

Se você deseja ser assertivo na captação de pacientes e no suporte dado através de conteúdos, é preciso saber bem quem é o seu público.

Conhecer os pacientes e saber como ajudá-los é ideal para aumentar o customer experience, de modo que o seu estabelecimento consiga antecipar-se às necessidades das pessoas.  

Uma maneira eficiente de conhecer mais sobre os seus pacientes, é contar com uma ferramenta de CRM, como o Meets, a qual tem a capacidade de armazenar de maneira centralizada e segura, em conformidade com a LGPD, todos os dados de potenciais pacientes e de pacientes ativos do seu estabelecimento. Com essas informações no CRM médico, você consegue saber mais sobre o seu público e definir estratégias mais assertivas. 

O que é CRM e para que serve?

CRM, uma prática necessária aos empreendedores

Qual a função de um CRM?

Como implantar um sistema de CRM?

CRM personalizável: 10 recursos do Meets para deixar o CRM com o jeito da sua empresa

Olho na concorrência 👀 

Não estamos falando de olhar para concorrência para desejar azar ou invejar. Não é nada disso.

Mas, é preciso observar o que os concorrentes vem fazendo em relação ao marketing, suas promoções, oferta de conteúdos, etc. 

Para se posicionar bem no mercado é preciso superar a concorrência, não é mesmo? É natural. 

Portanto, olho na concorrência!

Conheça bem o seu nicho e mostre os diferenciais da sua marca, criando vantagens competitivas.  

A ideia é que você consiga atribuir valor ao seu serviço, demonstrar os diferenciais do seu estabelecimento e deixar claro aos pacientes que a escolha do seu paciente ou clínica é a melhor decisão

Desenvolva uma excelente identidade visual

Você precisa atrair o público de todas as maneiras possíveis (positivamente e dentro das determinações do CFM!). 

Sabe aquela ideia de que a primeira impressão diz muitas coisas? Ou que uma imagem diz mais do que mil palavras

Pois bem, isso se encaixa muito bem aqui!

A partir do momento que você constrói uma boa identidade visual, você consegue transmitir ao público uma sensação mais satisfatória, evidenciando os diferenciais e a organização da sua marca. 

Ademais, sua marca precisa estar presente em todos os materiais do seu negócio, sempre fazendo referência: um cartão, site, redes sociais, receituário, etc). 

Desenvolva um site otimizado

O seu estabelecimento conta com um site? 

Se você não conta com um site, será que é fácil as pessoas encontrarem a sua marca? 

Caso conte com um site, ele é responsivo e gera conversões

Um site é peça fundamental para o seu negócio!

Já imaginou um paciente indicar a sua clínica para outra pessoa e na hora deste potencial paciente realizar uma busca no Google sobre sua marca não encontrar nada?

Agora, imagina o cenário oposto. Na busca, o potencial paciente encontra o seu site, o qual conta com informações completas sobre o que ele está buscando e, além disso, com recursos de captação de leads, como landing pages, formulário e os botões CTA. 

Percebe a diferença e o potencial do site? 

Portanto, um site bem desenvolvido e com capacidade de gerar conversões deve ser um ponto primordial no planejamento de marketing do seu estabelecimento

Invista em um site com design responsivo e pronto para ser acessado através de diversos dispositivos. Além disso, mantenha sempre a página atualizada e com informações úteis para as pessoas. 

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Invista no Marketing de relacionamento

É sempre necessário bater nesta tecla: o relacionamento com os pacientes é ponto-chave para o seu negócio.

De nada adianta ter uma boa estrutura e um bom site se o seu estabelecimento não se preocupa em construir um bom relacionamento com o público.

Se na dinâmica atual os pacientes estão mais exigentes e o mercado está a cada dia mais competitivo, como conseguir se manter em destaque e captar mais pacientes se o seu negócio não tem boas relações e não promover experiências satisfatórias

Fica difícil, não é mesmo? 

Construir um bom relacionamento com os pacientes, sobretudo na área da saúde, é o principal passo. Através da promoção de boas experiências, você transmite mais confiança às pessoas e torna muito mais fácil a fidelização de pacientes. 

Sabe quando você vai em uma clínica e sai de lá contente e satisfeito com o atendimento e os processos realizados?

Pois bem, muitas vezes já fica com a ideia de retornar sempre ao mesmo estabelecimento caso for preciso. 

Essa sensação pode ser multiplicada caso você invista no marketing de relacionamento.

Ou seja, foque em melhorias em todos os pontos de contato com os pacientes, estabeleça uma comunicação impecável entre marca-paciente e humanize a sua marca.

Além disso, faça uso de um CRM, como o Meets, o qual tem a capacidade de otimizar o relacionamento da sua clínica ou consultório médico com os pacientes e potenciais pacientes. Para isso, umas das principais vias é através da gama de informações sobre as pessoas que você consegue acessar, de maneira que fica muito mais fácil conhecê-las, antecipar-se às dores/necessidades delas e oferecer exames o que elas precisam.

Além disso, o Meets CRM dispõe de uma Central de Atendimento omnichannel, a partir da qual você coloca em prática um atendimento de qualidade que facilita a rotina do seu time e que é capaz de captar e fidelizar cada vez mais pacientes. 

Meios de divulgação do Marketing Médico

O Marketing Médica pode acontecer através de dois meios: marketing offline ou do marketing digital

Marketing offline

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O Marketing Médico offline não depende diretamente dos meios digitais para alcançar as pessoas.

Pode acontecer através de jornais e revistas, por exemplo, ou de outros meios de divulgação, como panfletos (bastante comum), outdoors, anúncios em rádio e carros de som, entre outros.

Além disso, tem o famoso marketing boca a boca, o qual pode ser potencializado a partir da fidelização de pacientes, os quais acabam indicando o seu estabelecimento para outras pessoas. 

Uma ressalva a se fazer, é que o marketing offline, apesar de ainda bastante frequente, sobretudo em estabelecimentos de menor porte, apresenta algumas desvantagens

Além de ter um custo muitas vezes maior de divulgação, muitas vezes atinge pessoas que não são sua persona. 

Ou seja, há muitos investimentos não personalizados

Portanto, é mais complicado segmentar no marketing offline para ter maior assertividade. 

Marketing digital

Antes de tudo, cabe destacar que o marketing digital não anula ou offline e vice-versa. Assim, um complementa o outro. 

O Marketing digital depende dos canais online para alcançar o público. Em relação ao offline, o digital apresenta um custo mais reduzido, uma divulgação mais ampla e uma maior assertividade (alcance). 

As estratégias de marketing digital são, hoje, indispensáveis para qualquer negócio. Na era das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) é crucial manter a sua marca ativa no meio digital. 

No uso da internet, você tem ampla possibilidade de expandir sua marca para um número significativo de pessoas, além de contar com a possibilidade de segmentar o público de acordo com a sua persona. Assim, você estabelece estratégias mais efetivas. 

Outro ponto de importância, é a viabilidade de atrair mais pacientes tanto de maneira orgânica, quanto realizando investimentos para ter uma alcance mais expressivo.

Além disso, o marketing digital permite uma melhor análise de resultados, a fim de mensurar se as estratégias vêm surtindo efeito ou não.

Existem diferentes estratégias que você pode adotar no mundo do marketing digital, como:

  • Google Meu Negócio: a partir do qual você insere a sua marca no Google e busca atrair mais pacientes inserindo informações da sua clínica/consultório, como endereço, contatos, redes sociais, horário de atendimento, website e fotos.

  • Redes sociais: com a expansão cada vez mais significativa das redes sociais e o uso expressivo das mesmas, sua marca não deve ficar de fora. São múltiplos canais, como WhatsApp, Telegram, Facebook, Messenger, Instagram, LinkedIn, Twitter, TikTok, etc. Portanto, com tantas possibilidades, vale a pena avaliar quais redes se encaixam com o perfil do seu negócio, construir um planejamento e uma estrutura e, assim, lançar sua marca nelas. 

  • Produção de conteúdos: mantenha o seu público sempre informado e, além disso, forneça conteúdos sobre a sua marca, segmento e especialidades. Dessa forma, ao focar no marketing de conteúdo, você registra autoridade na sua área, demonstra a preocupação de fazer com o paciente adquira conhecimento e, sobretudo, passa confiança. Sendo assim, invista em conteúdos de valor nas redes sociais, explorando as múltiplas ferramentas, e contando com um blog no seu site. Não esqueça de sempre inserir botões CTA e outros recursos de conversão. 

  • E-mail marketing: você pode fazer uso do e-mail marketing para enviar newsletters, conteúdos, links do blog, promoções, e-mails de aniversário ou datas comemorativas ou até mesmo programar mensagens relembrando uma consulta. Contudo, o envio de e-mail marketing requer bastante cuidado para que você não vire spam. Por isso, é ideal contar com dados sobre leads e pacientes para segmentar bem as mensagens e saber o tratar com cada pessoa. De nada adianta sair enviando e-mails para todos os contatos, sendo que muitos não possuem interesse pelo conteúdo enviado. Para facilitar, vale a pena investir no Meets CRM, que fornece dados de grande valia para o seu time de marketing tomar as melhores decisões

Alguns cuidados que devem ser tomados no Marketing Médico

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É preciso tomar cuidado na hora de planejar e executar as estratégias de marketing para negócios da área médica

Como já mencionado no começo do post, é preciso tomar cuidado na hora de planejar e executar as estratégias de marketing para negócios da área médica.

Assim como também já foi citado, há uma diferença entre Marketing Médico e convencional, estranho a principal nas determinações realizadas pelo CFM as quais vedam algumas práticas.

Primeiramente, se você divulgar ou pensar em divulgar imagens de “antes e depois”, não faça isso! 

Essa prática não deve ser realizada, mesmo que o paciente autorize. Por que não substituir essa prática por um depoimento do paciente? 

Outro ponto é em relação à responsabilidade das publicações: toda campanha ou publicação de divulgação deve ter algum médico responsável. Ou seja, é preciso ter alguém com seus respectivos números de registros e especialidades. 

Além disso, tome cuidado com a divulgação de valores e de formas de pagamento. De acordo com o CFM, essa prática só deve ser realizada caso o paciente solicite

Dando sequência, se você realizou um investimento em equipamentos e acha que isto é um diferencial, não saia  por aí exibindo como forma de superioridade

Por mais que isso pareça algo interessante de mostrar ao público, já que são investimentos voltados para o bem estar dele, o CFM não permite essa prática. 

Obviamente você pode destacar que conta com uma estrutura adequada e capaz de atender com qualidade as pessoas. 

Nada de sensacionalismo e propaganda enganosa!

Cuidado com a utilização de termos sensacionalistas e de promessas que o seu negócio não pode cumprir. Propaganda enganosa é totalmente proibida e fere, inclusive, princípios éticos.  

Por fim, mas não menos importante, cuidado com a participação em anúncios. Isto só pode ser feito caso seja aceito pela comunidade científica. 

Que tal potencializar o Marketing Médico do seu estabelecimento com o Meets CRM? 

O Meets CRM vai ajudar o seu estabelecimento na gestão do relacionamento com os pacientes, oferecendo as melhores ferramentas para você acompanhar de perto toda a jornada do paciente na sua clínica.

Com o nosso CRM, você registra todos os dados de leads e pacientes, bem como históricos de integrações, tudo em um só lugar. Além disso, com a nossa Central de Atendimento e vendas omnichannel, você consegue centralizar todos os contatos de vários canais em um só lugar.

Assim, somando-se aos dados registrados e aos recursos disponíveis, como múltiplos funis personalizados, agendas, tags, lembretes, entre outros, você consegue tomar as melhores decisões.

Com o Meets CRM, o seu time de marketing contará com melhores condições para planejar e executar estratégias assertivas, gerando, assim, mais conversões, fidelização e, consequentemente, aumentando o faturamento.

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Thomáz Pinho

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